Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Se o comprador ou vendedor desistir da negociação o corretor terá direito a sua comissão

Bom dia! Fiz. Venda de imóvel as parte no meio do processo desiste da negociação tenho direito a meus honorários?    

Usuário do Fórum

Silvio G Farias perguntou:

há 6 anos

Se o comprador ou vendedor desistir da negociação o corretor terá direito a sua comissão.

Bom dia! Fiz. Venda de imóvel as parte no meio do processo desiste da negociação tenho direito a meus honorários?    

Respostas (10)

há 6 anos

O trabalho de um corretor é prestação de serviço, sendo assim, se ele prestou o serviço, mas ocorreu a desistencia pelas partes, fica claro que ele realizou seu trabalho. Assim, ele tem direito aos honorários previsto na contratação da negociação.  

há 6 anos

DIRETO AO PONTO: EM QUE FASE DA NEGOCIAÇÃO SE DEU A DESISTÊNCIA? DEPENDE DA FASE EM QUE ESTIVER. SE FOR UMA FASE EM QUE JÁ HÁ CONTRATO ASSINADO E PASSADOS OS 7 DIAS POR LEI PARA DESISTÊNCIA É DEVIDO SIM, PORÉM SE SÓ HAVIA UMA NEGOCIAÇÃO DE VALORES SEM CONTRATO ENTÃO NÃO EXISTE OBRIGATORIEDADE.

há 1 ano

O corretor tem direito à comissão desde que ele tenha cumprido seu papel de intermediar a negociação e aproximar as partes para a concretização do negócio, mesmo que, posteriormente, comprador ou vendedor desistam da transação. De acordo com o Código Civil, a comissão é devida quando o corretor atinge o objetivo de aproximar as partes e garantir um acordo, independentemente da assinatura final do contrato. Se as partes desistirem após a concordância inicial sobre os termos, o corretor ainda pode exigir seus honorários, pois o serviço foi prestado. No entanto, em casos de desistência por motivos justificados, como problemas legais com o imóvel ou negativa de financiamento, o direito à comissão pode ser questionado, dependendo do contrato de intermediação. A formalização do contrato de corretagem com cláusulas claras sobre o momento em que a comissão é devida e a documentação das etapas da negociação são essenciais para garantir a segurança jurídica e o pagamento dos honorários em caso de desistência.

Compartilhe esta Pergunta