Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O reconhecimento de firma de proposta de compra e venda me dá segurança?

Me foi oferecido um imóvel para compra direto com o proprietário, o qual pretende fazer um contrato particular de compra e venda. A transação será de entrada e parcelas. A pergunta é: O reconhecimento de firma desta proposta de compra e venda me da segurança?? Já que só poderei passar para o meu nome o imóvel com a quitação das parcelas.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

O reconhecimento de firma de proposta de compra e venda me dá segurança?

Me foi oferecido um imóvel para compra direto com o proprietário, o qual pretende fazer um contrato particular de compra e venda. A transação será de entrada e parcelas. A pergunta é: O reconhecimento de firma desta proposta de compra e venda me da segurança?? Já que só poderei passar para o meu nome o imóvel com a quitação das parcelas.

Respostas (9)

há 5 anos

Não, o reconhecimento de firma te dá a segurança de que quem assina não apresentou documentos falsos. A segurança jurídica do negócio depende de como foi feito o contrato, da possibilidade de averbação noticia na matricula, de analise da matricula imobiliária entre outras porque se o vendedor for casado e não te disse apresentando documentos de solteiro, a venda é nula porque o cônjuge não assinou. Um profissional tem que analisar tudo isso e te orientar.

há 5 anos

O correto é você fazer o registro do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis onde terá uma clausula dizendo que só terá a escritura definitiva em seu nome ao terminar de efetuar o pagamento. Dessa forma você não terá nenhum risco. Para esse registro você precisa efetuar o pagamento do ITBI (5% do valor do imóvel) e o Registro em tordo de 3% do valor do imóvel.

há 4 anos

Reconhecer firma é só uma camada, não resolve, e toda segurança no direito é relativa, nunca absoluta. Esteja bem assessorada pelo corretor de imóveis em todo o processo de venda/compra.

há 2 anos

O contrato de compra e venda é tido como um documento preliminar, onde se estabelece as condições do negócio e gera obrigações entre as partes contratantes, o reconhecimento de firma, assegura que as assinaturas são próprias dos contratantes. Agora, o fato de ter parte do pagamento ser por financiamento direto, não impede que seja feita a escritura publica de compra e venda, e se insira uma "clausula resolutiva" que assegura a retomada do imóvel, pelo vendedor, no caso de inadimplência do comprador. O comprador não aceita essa condição. Tudo bem, uma outra forma de aumentar a segurança do negócio e isso independe da aceitação do vendedor é: Assinado o contrato e reconhecidas assinaturas o comprador providencia a averbação desse contrato na Matricula do Imóvel, o que não interfere na propriedade do imóvel, tão somente noticia que existe uma venda em andamento.

Compartilhe esta Pergunta