Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quem paga IPTU de imóvel que foi alugado?

Aluguei uma casa com contrato a partir de 01/05/21, de um ano, ai hoje a imobiliária me mandou mensagem para retirar o boleto do IPTU, fiquei na dúvida se esse ano quem paga sou eu, ou a do ano que vem? Ou vou ter que pagar os 2 anos, pq eu achava que só a do ano que vem pois não tem nem um mês que estou no imóvel.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Quem paga IPTU de imóvel que foi alugado?

Aluguei uma casa com contrato a partir de 01/05/21,de um ano, ai hoje a imobiliária me mandou mensagem para retirar o boleto do IPTU, fiquei na dúvida se esse ano quem paga sou eu, ou a do ano que vem? Ou vou ter que pagar os 2 anos, pq eu achava que só a do ano que vem pois não tem nem um mês que estou no imóvel.

Respostas (9)

há 4 anos

O pagamento do IPTU é de reponsabilidade do proprietário mas se o mesmo incluiu em contrato que quem deve pagar é o inquilino ele transferiu a responsabilidade, e se você assinou o contrato de locação e existe está clausula, você deverá efetuar os pagamentos do IPTU referente ao tempo que está utilizando o imóvel. Como normalmente o IPTU é divido em 10 parcelas você pagará as referente os meses 5,6,7,8,9,10,11 as anteriores provavelmente o proprietário já pagou.

há 4 anos

Depende, normalmente quando aluga um imóvel o valor já está "embutido" o valor do aluguel, condomínio (caso seja) e IPTU, se for isso que está em contrato, desde o momento que vc entra no imóvel ele tem que ser pago pelo locatário, caso não esteja o locador é o responsável.

há 4 anos

Este primeiro ano você vai pagar proporcional, integral de jeito nenhum pois não usaste os primeiros meses. Você paga 8 meses de IPTU então vai depender de em quantas vezes a prefeitura parcela o imposto. Se parcela em 10 vezes vais pagar 8 parcelas mensais as outras são do proprietário. Converse com a imobiliária.

há 3 anos

Você pagará proporcional aos meses que estiver morando no imóvel. Se ocupou o imóvel em maio paga IPTU a partir de maio. De janeiro a abril não é de sua responsabilidade. E isso supondo-se que no contrato esteja claro que a responsabilidade pelo IPTU é do locatário. Se nada consta do contrato quem paga é o locador.

Compartilhe esta Pergunta