Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Posso tirar mesmo sendo no nome de um parente distante???

Moro em uma casa faz 20 anos, mas é no nome da minha mãe, mesmo assim posso pegar uma segunda via do documento da casa? Ela mora em Brasília há anos, acredito que tenho o direito da casa, ainda mais agora que tenho 3 crianças e ela nunca disse nada por eu morar aqui.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Posso tirar mesmo sendo no nome de um parente distante???

Moro em uma casa faz 20 anos, mas é no nome da minha mãe, mesmo assim posso pegar uma segunda via do documento da casa? Ela mora em Brasília há anos, acredito que tenho o direito da casa, ainda mais agora que tenho 3 crianças e ela nunca disse nada por eu morar aqui.

Respostas (9)

há 4 anos

A Escritura de imóvel é um documento público, então, você ou qualquer pessoa pode solicitar um documento atualizado. Com relação ao direito de propriedade, não pode pedir usucapião de mãe, mesmo você morando ha anos sem pagar nada por isso. Você terá direito a herança, ou parte dela, se tiver irmãos ou outros herdeiros.

há 4 anos

Tem que entrar em contato com a sua mãe, você é herdeira quando ela for viva. Você deve consultar o registro do imóvel no cartório em que a casa foi registrada. Se tentar vender não vai conseguir vender sem ela assinar o contrato.

há 4 anos

Escritura e registro de imóveis são documentos públicos portanto qualquer pessoa pode pega-los. O QUE NÃO TE DARÁ A PROPRIEDADE DO IMÓVEL. Sua mãe ter deixado você morar no imóvel dela também não te dá a propriedade, você é só comodatária de forma que ela querendo retoma o imóvel. E na morte da sua mãe esse imóvel será partilhado entre todos os filhos dela. Morar na casa enquanto comodatária não te dá o direito de usucapir esse imóvel.

há 3 anos

A matrícula do imóvel é um documento público de forma que qualquer pessoa pode pegá-la, tenha ou não interesse ou direito nesse imóvel. Ocorre que para usucapir o imóvel é preciso provar a posse com ânimo de dono e você ocupa esse imóvel como comodatária (com autorização da sua mãe). Então a pretensão de usucapião não prospera, se era essa sua intenção ao fazer a pergunta.

Compartilhe esta Pergunta