Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Quero comprar imóvel sem escritura. O que devo exigir do vendedor, para minha segurança?

Quero comprar imovel sem escritura. O que devo exigir do vendedor, para minha segurança?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 5 anos

Quero comprar imóvel sem escritura. O que devo exigir do vendedor, para minha segurança?

Quero comprar imovel sem escritura. O que devo exigir do vendedor, para minha segurança?

Respostas (10)

há 5 anos

Pelo fato de não haver escritura a segurança contratual já fica prejudicada pois você esta comprando uma posse. É preciso toda uma análise do histórico do imóvel, da posse, do tempo de posse, dos documentos em nome de quem está vendendo como <a href="https://www.imovelguide.com.br/consultas/consultar-numero-de-iptu-pelo-endereco" >IPTU</a> em nome dele para elaborar um contrato que vise diminuir ao máximo estes riscos. Por exemplo: o imóvel tem IPTU? Se sim, é o imóvel de particular, se não pode ser área pública invadida que não se pode regularizar. Se o imóvel é de particular onde esta o dono? É empresa? Se for é risco alto pois pode estar penhorado por dividas trabalhistas. Quem esta vendendo tem a posse a quanto tempo? Os vizinhos podem testemunhar, ele tem contrato particular? Enfim, é uma série de analises a ser feita para garantir que ao comprar a posse e junto o tempo de posse dele, você tenha condições de entrar com usucapião. Os vizinhos lindeiros é um meio seguro de te garantir a quantos anos ele esta na posse do imóvel e a matricula do imóvel as outras informações.

há 5 anos

Um imóvel sem escritura, sempre será um imóvel de risco. . . Você tem a posse, mas não necessariamente será o proprietário do imóvel. De qualquer forma, muitos adquirem seus imóveis desta maneira. Faça um Contrato "Instrumento Particular de Compromisso de Venda e Compra de Bem Imóvel". Reconheça as firmas de todos os envolvidos. Tente buscar todas as informações do imóvel (prefeitura e cartórios). Busque também informações do(s) vendedor(es). Ah. . . e sempre faça a transação com um Corretor <a href="https://www.imovelguide.com.br/dicionario-imobiliario/imobiliario" >Imobiliário</a> de sua confiaça!

há 3 anos

Você estará comprando apenas a posse de forma que a transação não é 100% segura. Os motivos do imóvel ainda não ter escritura é que importam. Fuja de imóveis localizados em áreas públicas ou em áreas de invasão ou com herdeiros que não possam ser localizados. E veja com muita cautela imóveis que tenham herdeiros menores de idade ou incapazes. Ressalto: não existe segurança garantida, 0k?

há 2 anos

Não existe segurança na compra e aquisição de imóveis sem escritura, a escritura é o documento e segurança que qualquer pessoa que vai comprar imóvel precisa ter, como dizem "se vai entrar na chuva, entre para se molhar!" Assim é a compra e aquisição de imóvel sem regularização que a qualquer momento você poderá perder se a prefeitura resolver desmanchar.

Compartilhe esta Pergunta