Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

O que fazer depois que o financiamento do imóvel é quitado?

Vou quitar o financiamento de apartamento com a Caixa Econômica Federal e após isso, já vou vendê-lo. Acredito que tenha que levar o termo de quitação em cartório de registro de imóveis. Qual a maneira de gastar menos com custas de cartório? Fora este registro de quitação, eu não preciso pagar mais nada no cartório, né? Na sequencia, o restante de custas é por conta de quem vai comprá-lo, né?

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

O que fazer depois que o financiamento do imóvel é quitado?

Vou quitar o financiamento de apartamento com a Caixa Econômica Federal e após isso, já vou vendê-lo. Acredito que tenha que levar o termo de quitação em cartório de registro de imóveis. Qual a maneira de gastar menos com custas de cartório? Fora este registro de quitação, eu não preciso pagar mais nada no cartório, né? Na sequencia, o restante de custas é por conta de quem vai comprá-lo, né?

Respostas (10)

há 4 anos

Meu caro, este é o caminho mesmo!

Se há um financiamento, significa que o imóvel está no nome da financiadora (no caso, a Caixa Econômica Federal), ok?

Você irá ao cartório para transferir o imóvel para seu nome, e assim poder vendê-lo a terceiros. Sobre redução de custos cartorários, o art.50. Da lei 6.015 diz que os emolumentos (custas) relacionados com a primeira aquisição imobiliária financiada pelo sistema de financiamento serão reduzidos em 50%. Ou seja, se for sua primeira aquisição imobiliária para fins residenciais, financiada pelo sistema de habitação, você tem direito a redução de 50% das custas com emolumentos.

há 4 anos

Quando se fala de cartório não tem jeito de gastar menos, as custas são tabeladas. Você precisa levar o termo de quitação ao cartório de registro de imóveis para liberar a alienação fiduciária, e esse custo é seu. Na venda ficam por sua conta seus documentos pessoais e a matrícula atualizada do imóvel que é coisa barata.

Compartilhe esta Pergunta