🠔 Ver todas as perguntas

Pergunta

9

sim

há 8 meses

34
imóvel guide usuário

há 8 meses

É possível eu comprar uma propriedade em nome do meu filho?

Obs. ele tem 14 anos

Respostas (9)

há 8 meses

Sim, chama-se Escritura Pública de Compra e Venda de imóvel a vista com interveniente quitante. No caso você esta doando o dinheiro para aquisição do imóvel em nome do menor. Você é a interveniente quitante no contrato e fica como administradora do bem até que ele atinja a maioridade e se desejar pode instituir o usufruto vitalicio em seu favor impedindo que quando adulto ele venda o imóvel sem que você concorde. São dois impostos a recolher, o de aquisição municipal - ITBI e o estadual de doação do dinheiro para a compra chamado ITD.

há 8 meses

Sim, o pai deve fazer a compra do imóvel e registrá-lo no nome do filho na sequência. No contrato de transmissão, fica a critério dele, enquanto doador, estabelecer regras de utilização do bem de acordo com a modalidade de doação que escolher: Usufruto: o imóvel é registrado no nome do donatário, mas o doador ficará com os proveitos até sua morte. É o caso do valor do aluguel pela locação da propriedade. Inalienabilidade: o beneficiário recebe a doação, mas não poderá vender o imóvel em nenhuma situação.

há 8 meses

Não, é a resposta, e a matéria vem direta e expressamente prevista no artigo 1.691 do Código Civil: “Não podem os pais alienar, ou gravar de ônus real os imóveis dos filhos, nem contrair, em nome deles, obrigações que ultrapassem os limites da simples administração, salvo por necessidade ou evidente interesse

há 8 meses

Sim, pai pode comprar imóvel em nome do filho. Por lei, o ato é conhecido como “doação de bem”.

Faça uma nova pergunta:

Perguntas Relacionadas

imóvel guide usuário

Quais os documentos que comprovem a propriedade do imóvel?

R. D. G. há 1 ano 10
imóvel guide usuário

O que é declaração negativa de propriedade do imóvel?

Elizangela há 1 ano 10
imóvel guide usuário

O que é comprovante de propriedade do imóvel?

Raphael Mendes há 1 ano 10
imóvel guide usuário

Existe a possibilidade de uma propriedade ter 2 proprietários?

Bianca Matos há 1 ano 10
imóvel guide usuário

O que é um título de propriedade?

Rosângela Bueno há 1 ano 9
imóvel guide usuário

Posso transferir a minha propriedade?

Marta Braga há 1 ano 9
imóvel guide usuário

Posso transferir a minha propriedade sem comparecer no cartório?

Janaina Fontes há 9 meses 8
imóvel guide usuário

Por que tem o ITPU incluso no alguel se ele é da propriedade?

Silvânia Chaves há 8 meses 9
imóvel guide usuário

Tem problema comprar uma propriedade que o dono tenha restrição?

Rui Camargo há 5 meses 6
imóvel guide usuário

O condomínio pode proibir colocar placa de venda na minha propriedade?

Cassio há 3 meses 6