<< Ver Todas as perguntas do Fórum

Pergunta
Postada na Categoria:
Postado - há 8 meses
Respostas - 8
Acessos - 232

Quem escolhe qual cartório vai ser registrado o imóvel?

Existe como escolher em qual cartório será feito o registro do imóvel? E quem deve escolher, o vendedor ou o comprador?

Respostas (8)

- há 8 meses
23 Pontos

Bom dia Manoel, normalmente é o comprador , o vendedor pode indicar o dele , mas a opção é sempre do comprador, já que o comprador arcará com as custas cartorárias. 

- há 8 meses
1158 Pontos

DIRETO AO PONTO: É COMUM ACORDO, GERALMENTE O MAIS PRÁTICO PARA AMBAS AS PARTES.

- há 8 meses
1158 Pontos

Manoel, boa tarde!

Via de regra, todo Imóvel, possui endereço e através deste, normalmente este fica sujeito há uma Jurisdição, que geralmente define onde deverá ser registrado. 

- há 8 meses
123 Pontos

Tudo é acordado entre ambas as partes.

- há 8 meses
4 Pontos

O registro da compra do imóvel deve ser feito no cartorio de registro que esse imóvel pertence, cada imóvel pertence a jurisdição de um cartório de registro e é lá que se encontra a matricula do imóvel. A escritura sim, pode ser feita em um cartório de notas de comum acordo entre as partes. 

- há 4 meses
432 Pontos

Vocês podem escolher em que cartório de notas será feita a escritura pública que pode ser ualquer um dentro do Brasil. O registro desta escritura somente poderá ser feito no cartório responsável pela zona de endereço deste. Consta na matricula imobiliária.

- há 2 meses
490 Pontos

O CARTÓRIO DE NOTAS ONDE VC IRÁ FAZER A ESCRITURA É DE SUA LIVRE ESCOLHA LOGICO A CRITÉRIO TANTO DO VENDEDOR COMO DO COMPRADOR TODAVIA O REGISTRO DA ESCRITURA SERÁ SEMPRE NO CARTÓRIO DE IMÓVEIS ONDE SE ENCONTRA A MATRICULA DO MESMO

- há 2 meses
1153 Pontos

existe o comprador pode escolher