Alvim Leste Imóveis

Alvim Leste Imóveis

21.891 Respostas

Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 3134 (14%)

Participante desde: 05/2022

Site: https://www.magda-gestoraimobiliaria.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.

Qual advogado cuida de usucapião?

Qualquer advogado pode cuidar de usucapião mas melhor que seja um especializado em direito civil.

Como é calculadas as parcelas na compra de terreno/imóvel?

A lei proíbe que se use o salário mínimo como indexador. Vide Constituição da República Federativa do Brasil, 7º, IV.

Qual valor dos documentos cobrados em casa financiada?

Depende da cidade (o ITBI varia de uma cidade para outra), do valor venal e do valor efetivo da venda. Em torno de 5% com tudo incluso é razoável, apenas verifique na sua cidade, se você terá direito à isenção do ITBI.

Como fazer usucapião no cartório?

Mesmo a modalidade extrajudicial (no cartório) forçosamente será instruída por advogado. As exigências são várias, de forma que o advogado te orienta. Basicamente, a você compete comprovar a posse ao longo dos anos.

Posso vender um imóvel ainda financiado?

Pode sim. Basta fazer da maneira correta, ou seja, quitando o financiamento. Um exemplo: Seu imóvel está financiado pela Caixa, vale R$300K, tem um saldo devedor de R$80K e o comprador quer financiar pelo Itaú. O Itaú aprova o crédito do comprador, paga o seu saldo devedor na Caixa (será interveniente quitante) e libera para você a diferença.

O que é SFI?

Sistema Financeiro Imobiliário. Basicamente, e falando de modo geral, é o sistema que permite o financiamento de todos os imóveis que não se enquadram no Sistema Financeiro da Habitação. Por ser mais flexível, as taxas não são subsidiadas e ficam mais caras.

Qual a garantia que tenho quando o imóvel não tem escritura?

Por que o imóvel não tem escritura? Eis o que eu preciso saber para te dar uma resposta. Será fácil tirar essa escritura? Ou já caberia ação de usucapião? Fato concreto: não é uma negociação 100% segura, portanto só a faça com aconselhamento de um advogado.

Quanto preciso para dar entrada em um apartamento?

Se o apartamento for novo, no mínimo, usualmente 20% do valor da venda. Se o apartamento for usado, atualmente os bancos estão exigindo uma entrada maior.

Quanto custa apartamento da mrv?

Apartamentos de um ou de dois dormitórios? Com ou sem vaga? Na Cidade Tiradentes ou próximo ao metrô Itaquera? Percebe por que não temos como responder a essa pergunta? Os preços são bem variados, portanto consulte o site da MRV.

Como fazer escritura de um terreno?

Se você me disser como você adquiriu esse terreno, e se esse terreno já tem matrícula própria, eu posso te orientar. Como regra geral, escrituras públicas são lavradas em tabelionato de notas, na presença do comprador e do vendedor, desde que o vendedor seja o legítimo proprietário do imóvel.

Qual prazo pra desocupar imóvel?

Entendi que o contrato não foi renovado, é isso? Se sim, esse contrato passou para o prazo indeterminado e o locador só vai reaver o imóvel se precisar dele para uso próprio, de descendentes ou ascendente e nos outros poucos motivos elencados no artigo 47 da lei da locação. E detalhe: é preciso que ele comprove o alegado. Sem algum desses motivos, o locador só retomará o imóvel por denúncia vazia após cinco anos de ocupação.

É possível saber a SLQ de terreno?

Se o imóvel está localizado na cidade de São Paulo, você pode consultar o site geosampa (gratuito). E, de qualquer forma, essa informação consta na matrícula do imóvel, que é um documento público. Vá ao cartório de registro de imóveis que atende ao endereço e peça a matrícula. A informação é paga.

O que devo fazer para alugar meu apartamento?

Anunciar que o apartamento está disponível para locação. Opções não faltam: imobiliárias, redes sociais, OLX, etc. A única coisa que eu não aconselho é colocar placa de aluga-se no condomínio antes de verificar com o síndico se essa colocação é permitida.

Pode fazer contrato de aluguel de 6 meses?

Não é indicado, mas não é proibido. Numa locação residêncial pelo prazo de seis meses, só caberá denúncia vazia após cinco anos de ocupação.

Como descobrir dados sobre terreno?

Quando você coloca o nome de uma rua, é necessário colocar também a cidade, existem ruas com esse nome em pelo menos cinco cidades diferentes. Peça a matrícula do imóvel no site "registradores" e na matrícula constará a situação desse imóvel. Mas ressalto: é importante identificar também a cidade e o estado, ou a informação pode vir incorreta e o dinheiro não será devolvido. Tem um custo, ok?

Meu marido pode vender a casa que vamos deixar pro meu filho?

No regime de comunhão parcial de bens, tudo o que for conseguido DE FORMA ONEROSA durante a vigência do casamento pertence igualmente a ambos os cônjuges. Não importa quem trabalhou e quem ficou em casa lavando a louça, a divisão de bens é feita MEIO A MEIO. Você diz que construíram a casa, metade da construção é dele. Resta saber por que você não nos falou, se o terreno já era de um de vocês antes do casamento ou como esse terreno foi adquirido. Desculpe, não importa o que você "sempre deixou claro ao seu marido", seus filhos só terão direito à parte dele quando ele morrer.

Pessoa jurídica pode comprar imóvel residencial?

Pode sim. Situação bastante comum, inclusive quando a empresa tem filiais em várias cidades/estados e promove treinamento dos funcionários na matriz.

Como transferir o IPTU para meu nome?

De que cidade você fala? Na cidade de São Paulo, a transferência de titularidade é no site da prefeitura. Inclusive a anexação da matrícula do imóvel (ou outro documento hábil), comprovando que você tem legitimidade para ter o IPTU no seu nome.

Como comprar um imóvel e dar outro como parte de pagamento?

É preciso que o vendedor desse imóvel que você pretenda comprar queira o seu imóvel como parte de pagamento. Se for construtor, ele vai pagar abaixo do valor de mercado. Então, o ideal é você vender o seu imóvel para então ter maior poder de negociação. Mas me atendo à sua pergunta, a escritura será lavrada em tabelionato de notas.

Como fazer a escritura de um imóvel novo?

É só averbar a construção na matrícula. Uma nova escritura só será necessária se o imóvel for alienado.

Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis

16119 alvim-leste-imoveis