Marcio Santos

Marcio Santos

101 Respostas

Agradecimentos: 3 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 0 (0%)

Participante desde: 06/2024

Site: https://petropolismais.com.br/

SOBRE O RESPONDEDOR:

Marcio Santos está entre os TOP 700 corretores(as) com conhecimentos em Jurídico Imobiliário, Condomínio, Negociação, Imóveis, Locação e etc, possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 103 respostas em nosso fórum.

Queria saber se consigo vender um imóvel com meu nome sujo?

O seu nome não "está sujo". O seu cpf está com inconsistência financeira. Claro que você pode vender! Irá pagar suas dívidas, correto? É necessário verificar a Ônus Reais do imóvel. Caso não haja nenhuma anotação, tranquilo. Venda através de financiamento bancário, algumas instituições não aceita que o vendedor tenha dívida(s) superior a 10% do valor do imóvel.

Meu pai morava de aluguel e faleceu, o locador tem que me devolver caução?

Claro! A caução é uma garantia locatícia. Deverá devolver com juros de poupança. Entretanto, caso o imóvel tenha algum dano, você deverá fazer o conserto.

qual significado de igpm ?

Google. índice geral de preços de mercado.

Eu pago o valor de aluguel de um apartamento de 90m mas estou morando em um de 70m o que posso fazer neste caso?

Você visitou o imóvel, gostou e alugou. Seis meses depois está reclamando da metragem com toda sua mobilia, dentro. Difícil!!

O proprietário pode determinar número de pessoas pra morar em sua casa?

Sim! Geralmente, cada quarto são duas pessoas.

Precisa do registro do CREI para trabalhar com locação?

Sou corretor de imóveis e penso diferente de alguns colegas. Você não precisa de CRECI para trabalhar com locação. Você pode administrar os imóveis, só não pode anunciar, por placa como seu nome. Alguns vão afirmar que é exercício ilegal da profissão. Bobagem.

Entrei na casa e paguei R$1500, a dona disse q era 1 mês de aluguel e 1 mês de depósito . Como isso funciona? Como faço se eu quiser sair da casa?

Paga todos os débitos, entrega o imóvel em condição de uso(nova locação). Exige o valor do depósito com juros de poupança.

Locatária pede um novo caução a cada renovação, isso esta certo?

Locador tem que devolver caução com juros de poupança. O que o locador pode fazer é: atualizar o valor da caução com o novo valor do aluguel. Pega o valor do depósito corrigido pela poupança, acrescenta a diferença se houver, com o novo valor do aluguel. Lembrando, só o aluguel !!! Caso você é locatária de um apartamento não pode acrescentar o condomínio e tão pouco iptu.

A vendedora precisa passar a escritura primeiro para o seu nome ou pode ser passado direto para a compradora e ela já fazer a escritura em seu nome?

Tem que fazer a averbação da baixa de alienação( apresentando o termo de quitação da CEF) e depois negociar o imóvel.

O IPTU é do ano vigente, devo pagar ele todo?

Não! iptu é cobrança mensal. Sua obrigação é cada mês morando você paga. Morou ano passado, pagou. Morou até abril 24, pagou.

Existe alguma norma que fale a porcentagem sobre a venda de terreno?

O CADE proibiu todos os CRECI's usar tabela. Não existe mínimo ou máximo. Terreno são 10%, REFERÊNCIA. Tem terreno que eu vendo e a minha parte são 20%.

O que fazer com aumento abusivo do proprietário?

Depois de três anos o pode propor uma ação revisional de aluguel. Caso no ultimo ano ele ajustou o aluguel para níveis permitido no mercado, somente no próximo ano, poderá haver outro aumento baseado nos índices permitidos por lei.

Qual o problema dos proprietários assinarem juntamente com os usufrutuários?

Não! O usofrutuário tem que fazer a renúncia. Vai pagar um imposto muito caro(itcmd).

33888 marcio-santos