Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Como decorar apartamento pequeno?
Contratando um profissional de decoração.
Cobrar IPTU de inquilino é legal?
Sim, se o contrato de locação for escrito e contiver clausula informando que o inquilino será responsável pelo pagamento das taxas do imóvel e pelo imposto IPTU, é perfeitamente legal. Lembrando aos locadores desavisados que a obrigação tributária é sempre do locador que deve manter o pagamento em dia. O inquilino não tem responsabilidade tributaria e sim contratual devendo pagar ao locador. nunca deixe para o inquilino quitar diretamente na prefeitura. Cobre junto com o aluguel.
Qual melhor banco para financiar um terreno?
Aquele que você tiver conta corrente poderá te oferecer melhores condições.
Construí um imóvel e agora quero vendê-lo. O mesmo não tem nenhuma documentação ou lançamento na prefeitura.?
Para vender oficialmente somente regularizando toda a situação do contrario estará vendendo apenas a posse e transferindo o tempo da mesma. Usucapião é o caminho se for imóvel de particular.
Quem paga condomínio inquilino ou proprietário?
Ambos, o inquilino paga as despesas ordinárias sejam estas mensais ou um fundo de reserva para pagamento de férias e décimo terceiro dos funcionários. O locador paga as despesas extraordinárias e fundo de obras. Lembrando as imobiliárias e locadores que não pode inserir no boleto do aluguel despesas que são do locador para o inquilino pagar e no mês seguinte a imobiliária devolver.
O IPTU é referente ao ano anterior?
Não. O IPTU é sempre sobre o ano vigente.
Fundo de reserva do condomínio quem paga
Depende. fundo de reserva é sempre do locador quando se tratar de fundo de obras ou para fazer caixa de pintura e aquisição de equipamentos. Nesse caso nunca pode ser cobrado do inquilino. Existe o fundo se custeio que alguns chamar também de reserva que é um fundo para cobrir despesas com funcionários. Este é pago pelo inquilino enquanto estiver no imóvel.
Na venda de um terreno eu preciso pagar algum imposto?
Sim, ITBI municipal e se for o caso gango de capital para a Receita Federal
Quanto custa escritura terreno?
Depende do valor do imóvel o cálculo das despesas com documentação.
O financiamento eu faço com a imobiliária ou com o banco?
Com o banco, a imobiliária atua como intermediadora da venda e pode disponibilizar os erviço para você junto ao banco.
Escritura de imóvel hipotecado
Para estar hipotecado já existe escritura.
Proprietário imóvel descobrir?
Na matrícula imobiliária do imóvel.
Como saber o registro de um imóvel?
Já existe no fórum diversas perguntas iguais e respondidas.
Imobiliária pode administrar condomínio?
Sim, sem problema algum e muitas administram a locação e os condomínios.
Quanto custa passar um imóvel para outra pessoa?
Em torno de 5% do valor venal do imóvel.
Como declarar bem imóvel financiado?
Na aba Bens e direitos da declaração de renda onde vais inserir os dados do imóvel, o código e do quadro discriminação informará os dados de aquisição do mesmo. O valor de aquisição é sempre o mesmo salvo se fizer benfeitorias e tiver guardado notas fiscais que comprovem.
A esposa pode ser fiadora no contrato de locação?
Eu não aceito fiador casado sem que a esposa atue junto como fiadora a não ser que o regime de bens seja de separação. Sem anuência do cônjuge este não estará obrigado.
Posso vender imóvel por qualquer valor?
Você pode anunciar seu imóvel por qualquer valor e fechar negocio porém cuidado com valores irrisórios que possam configurar fraude e nesse caso ser anulado. É o caso dos pais que vendem um imóvel a um único filho por um valor minimo prejudicando os outros filhos.
Posso quitar meu financiamento com consorcio?
Sempre em qualquer situação a quitação é permitida.
Como descobrir matrícula imóvel?
Pesquisando pelo nome do proprietário no cartório de imóveis.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini