Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

O valor do m² da cobertura é igual dos apartamentos comuns?

Não, a cobertura por utilizar o último pavimento tem em geral metragem maior que dos outros apartamentos salvo se no prédio for um apartamento por andar em que pode haver a mesma área.

Quem deve pagar os impostos referente a venda de um imóvel?

ITBI é do comprador, já laudêmio em caso de imóvel foreiro ou ganho de capital na venda é despesa do vendedor bem como IPTU e condomínio até a entrega das chaves.

Qual a diferença entre eu colocar o meu imóvel a venda com um corretor ou com uma imobiliária?

A comissão pode ser a mesma ou não cada profissional tem seus honorários e quanto a venda mais rápido é relativo. A imobiliária tem mais visibilidade, mas se não der exclusividade seu imóvel entra no banco de dados e lá fica até aparecer um interessado. O fato de colocar em várias imobiliárias não vai vender mais rápido. O que vende rápido é preço, forma de pagamento, localização e excelente estado do imóvel. A imobiliária ainda leva vantagem sobre o Corretor autônomo.

Emissão de Certidão de Protesto 10 Cartórios

05 anos é suficiente, não tem porque pagar mais caro uma certidão que já não é barata.

Dá pra financiar 100% de um imóvel?

Sim, no minha casa minha vida para baixa renda, o governo quita 90% do imóvel e o banco financia os outros 10%. No restante não existe financiamento bancario de 100%. As pessoas confundem a publicidade "até 100%" a meu ver enganosa pois muitos sites comentam como se existisse. Já houve esta oferta no passado mas era para imóveis usados muito baratos e a renda do proponente era mais alta visto o risco do negócio.

Em qual momento se paga a comissão ao corretor?

Na assinatura do contrato salvo se acordado em contrario. Eu não trabalho sem o pagamento na assinatura do contrato, mas acompanho a venda até o registro na matricula e transmissão do cadastro imobiliário para o nome do adquirente e tenho por costume fazer contato após algum tempo.

Qual o prazo para uma construtora baixar uma hipoteca?

Depende, se é hipoteca da construtora para financiamento da obra onde os imóveis foram dados em garantia em no máximo 15 dias após aquisição edtará baixada. Se for financiamento da compra da unidade por pessoa fisica é quem comprou que faz a baixa, o construtor somente fornece o Termo de quitação

Quando eu alugo um imóvel quem paga o condominio e IPTU?

Paga o IPTU e condomínio quem o contrato indicar, em geral é o locatário que arca com estes custos, lembrando que o condominio somente pode ser cobrado a cota condiminial relativa a despesas mensais de manutenção. Despesas extra e fundos de reserva são obrigatoriamente pagos pelo locador salvo se for fundo de reserva para pagar 13º e férias bem como demissão de funcionários.

O valor de ITBI é o mesmo em todas cidades do Brasil?

Não, há diferença tanto na alíquota conforme o tipo de aquisição e a cidade. Aqui em Porto Alegre você paga 3% sobre o valor pago com recursos próprios e 0,5% sobre o valor efetivamente financiado com banco se for financiamento dentro do SFH. Em algumas cidades e capitais não há redução de aliquota. Em SP pagas 0,5% sobre o valor financiado até o limite de R$ 81 mil e 3% sobre o restante que for pago. Varia entre 2% e 3%.

De quem é a obrigação na emissão das certidões?

Ambos, cada um emite as suas e o vendedor emite as do imóvel também.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini