Viviany_imóveis
2.455 Respostas
Agradecimentos: 31 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1431 (58%)
Participante desde: 03/2024
Site: www
Viviany_imóveis está entre os TOP 40 corretores(as) com amplo domínio em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Negociação. Imóveis. Financiamento. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 5 artigos publicados e mais 2.464 respostas em nosso fórum.
É possível um imóvel irregular a venda no mesmo preço que outro imóvel regular ?
Sim, é possível, mas o imóvel irregular tende a ter um valor de mercado inferior devido aos riscos e dificuldades legais que podem surgir para o comprador.
A primeira estância e composta por quem especificamente?
A primeira instância é composta por juízes de direito que atuam nas varas e fóruns, julgando processos em tribunais de justiça estaduais ou federais.
Tem como alguém da família pagar o iptu sem desmembrar?
Sim, é possível pagar o IPTU sem desmembrar, mas o valor será cobrado em conjunto para todo o terreno, exigindo a organização entre os familiares para dividir o custo.
Como saber em que cartório meu imóvel foi registrado ?
Você pode descobrir em que cartório seu imóvel foi registrado verificando a matrícula do imóvel no contrato de compra ou solicitando essa informação na prefeitura da cidade onde o imóvel está localizado.
Parcela do financiamento teve um reajuste grande sem aviso, como devo prosseguir?
Entre em contato com a Caixa para negociar a retomada da taxa reduzida e considere acionar o Procon ou um advogado especializado.
No caso de venda de um imóvel adquirido por usucapião, para cálculo do valor do ganho de capital, deve se considerar o valor de aquisição do bem? E/ou mais o valor gasto para edificação ?
No caso de venda de imóvel adquirido por usucapião, considera-se o valor de mercado na data da aquisição por usucapião como o custo de aquisição, podendo adicionar valores gastos em benfeitorias e edificação ao custo total.
Caso o locatário seja um e a empresa que explora o comércio no imóvel seja outro, isso pode se chamar de sublocação?
A sublocação ocorre quando o locatário cede, no todo ou em parte, o uso do imóvel a outra pessoa, seja física ou jurídica, mediante pagamento de aluguel. Essa situação está prevista no Código Civil Brasileiro, especificamente no artigo 575, que trata da sublocação. PorÉm, a sublocação geralmente exige a autorização do locador (proprietário), conforme o artigo 13 da Lei do Inquilinato (Lei nº 8. 245/1991). Se não houver essa autorização, a sublocação pode ser considerada irregular. Se a empresa que explora o comércio no imóvel não tem qualquer vínculo contratual ou formal com o locatário, e está usando o imóvel com base em outro tipo de acordo, pode ser necessário examinar se há uma cessão de direitos ou outra forma de contrato atípico. Contudo, na prática, essa situação frequentemente se configura como sublocação.
Quanto tempo em média preciso esperar para ser chamado pela caixa ? pois o corretor me disse que era na primeira semana de agosto eu ia ser chamado e até agora nada
O prazo pode variar, mas normalmente a Caixa chama para assinatura em até 30 dias após a aprovação final e o pagamento dos seguros. Se passar desse período, entre em contato para verificar o status.
Qual direito eu tenho sobre o caução? Meu contrato começou
Você tem direito à devolução integral do caução ao final do contrato, desde que não haja danos no imóvel ou débitos pendentes. O valor pode ser usado para cobrir eventuais prejuízos causados durante a locação.
qual significado de alienação fiduciária ?
Alienação fiduciária é um contrato em que um bem é transferido ao credor como garantia de dívida, sendo restituído ao devedor quando a obrigação é quitada.
Qual a data limite para fazer um contrato com data retroativa?
Não há uma data limite específica para fazer um contrato com data retroativa, mas é importante que todos os envolvidos concordem e que o contrato reflita a realidade. É aconselhável formalizá-lo o quanto antes.
Como trocar a garantia locatícia do imóvel que moro?
Para trocar a garantia locatícia, você deve negociar com o proprietário ou a imobiliária, apresentar a nova garantia e assinar um aditivo ao contrato de locação formalizando a mudança.
Mudança de garantia do aluguel em que moro, pois dei como calção o meu apto e preciso vender para limpar o meu nome?
Negocie com o proprietário ou imobiliária a substituição da garantia locatícia, propondo outra forma de garantia, como fiador, seguro-fiança ou caução em dinheiro, e formalize a mudança por meio de um aditivo ao contrato.
Preciso dividir o valor sobre os imóveis onde veio o valor de 14.000 para 8 apartamentos e cada um com metragem diferente, como fazer esses calculos?
Para dividir o IPTU de R$14. 000 de forma justa entre os apartamentos, você deve calcular a proporção que cada um representa em relação à metragem total do prédio e aplicar essa fração ao valor total do imposto.
Não consigo mais pagar o financiamento , o que fazer ?
Se você não consegue mais pagar o financiamento, pode tentar renegociar a dívida com o banco ou vender o imóvel para empresas que compram imóveis com dívida, como o Grupo Zurique.
Cobrando agua e luz que dizia estar incluso no aluguel, esta certo?
Se no contrato ou acordo inicial constava que água e luz estavam inclusos no aluguel, a cobrança adicional é indevida. Converse com o locador para esclarecer e corrigir a situação.
Fui orientado pelo cartorio a efetuar um pix na conta corrente de tabelião pessoa fisica responsável pelo cartorio, esta correto esse procedimento?
Não está correto. Pagamentos de emolumentos e taxas de cartório devem ser feitos diretamente à instituição, não a uma conta pessoal do tabelião. Verifique com o cartório e denuncie, se necessário.
Passei um imóvel pro nome da minha filha quando menor e agora ela com 20 não quer mais a casa no nome dela, é possivel passar pro meu?
Sim, é possível transferir o imóvel de volta para o seu nome, mas isso pode requerer uma ação judicial, especialmente se houver cláusulas restritivas no registro original. Recomendo consultar um advogado especializado.
Posso alugar um imóvel que dei entrada com o fgts ?
Sim, você pode alugar um imóvel no qual usou o FGTS como entrada. Não há restrição legal específica que impeça o aluguel, mas é importante verificar as condições contratuais e normativas para garantir que não há cláusulas que proíbam essa prática.
A antiga dona da casa sumiu, o que devo fazer para conseguir a escritura?
Procure um advogado especializado para tentar regularizar a situação judicialmente, ou entre em contato com o banco para orientação sobre os próximos passos, já que a escritura ainda não foi transferida.
Envie uma mensagem para Viviany_Imóveis