Imagem do Webpush

Grupo WhatsApp p/ Corretores

Última chance! O grupo de WhatsApp pode lotar a qualquer momento.

Como fazer o contrato de compra de imóvel?

Quero comprar um apartamento, colocar no nome da minha única filha com usufruto vitalício para mim.

Usuário do Fórum

Usuário Imóvel Guide perguntou:

há 4 anos

Como fazer o contrato de compra de imóvel?

Quero comprar um apartamento, colocar no nome da minha única filha com usufruto vitalício para mim.

Respostas (9)

há 4 anos

Vejamos: oficialmente quem vai comprar é sua filha. Mas o dinheiro vai sair da sua conta. De rigor sua filha corre o risco de ter que explicar à receita de onde veio esse montante. Lembre-se de declarar isso como empréstimo ou doação, tendo em mente que doação é onerosa. Quanto for declarar o IR do ano que vem veja com seu contador. Boa sorte.

há 4 anos

Chama-se Escritura de compra e venda com doação modal e reserva de usufruto. Se sua filha for menor você faz todo o procedimento inclusive do usufruto e assina todos os papeis. Se sua filha for de maior ou emancipada, ela deve assinar a Escritura Pública de aquisição do imóvel e você assina também como quitante do contrato e pela reserva do usufruto porque na prática você não esta comprando um imóvel para a filha maior de idade. Você esta fazendo a doação do dinheiro para que ela compre o imóvel sob a condição de este ter o usufruto em seu favor. Recolhe dois impostos. O ITBI na compra e o ITD estadual pela doação do dinheiro.

há 4 anos

Procure um advogado de sua confiança. Se a sua filha for menor de idade, dependendo do Estado em que vcs moram, precisará de alvará judicial. Me envie um e-mail (dagliasantisadvocacia@gmail. Com) ou me procure no instagram @dagliasantis.

Compartilhe esta Pergunta