Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Posso fazer contrato de aluguel com nome sujo?
Se o locador aceitar nada na lei impede. Difícil será encontrar locador que aceite o risco.
Empréstimo usando imóvel como garantia?
Pode. Os encargos serão mais baratos mas o imóvel fica alienado ao credor de forma que havendo inadimplência o leilão é relativamente rápido.
Quanto tempo a imobiliária tem para devolver o caução?
É o locador e não a imobiliária quem devolve a caução. E a lei não estabelece prazos. Usualmente após a vistoria do imóvel; lembrando que esse valor deve ser devolvido com a correção da poupança.
Seguro fiança é difícil de aprovar?
A seguradora fará analise de crédito então contanto que o interessado tenha renda compatível com a locação pretendida e não tenha restrições em seu nome a aprovação é fácil.
Quando devo devolver o depósito caução da locação?
Logo após a vistoria. E lembre-se que o valor será corrigido pela poupança.
O que o imóvel precisa ter para ser financiado?
Habitabilidade e documentação regular.
Pode vender imóvel hipotecado?
Pode. Mas como a hipoteca continuará pesando sobre o imóvel de forma que você não achará comprador. Se você se refere à alienação fiduciária (erroneamente chamada de hipoteca) que pesa sobre imóveis financiados então a resposta muda. Pode, e parte do crédito do financiamento concedido ao comprador será usado para quitar o seu financiamento.
Eu posso usucapir mais de um imóvel?
Existem várias modalidades de usucapião então depende da modalidade pretendida. Usucapião urbano só é permitido se a pessoa não tiver outro imóvel. Vale lembrar que a ocupação do imóvel deve ter-se dado de forma MANSA, PACÍFICA, SEM OPOSIÇÃO e com ânimo de dono.
Tenho direito a utilizar o caução?
Não cabe usar o valor da caução para pagamento de aluguel. Conforme a lei o correto é você pagar todos os meses morados e após a vistoria do imóvel, estando tudo em ordem, o valor da caução ser restituído a você com a correção da poupança. Vou mais longe: a lei prevê que a caução seja depositada em poupança conjunta e não solidária entre locador e locatário. Preciso explicar o motivo? Vamos lá: a caução é a garantia que o imóvel será restituído ao locador da forma que foi locado. Se o locador permite uma compensação em "tempo morado" ele ficará sem garantia alguma sobre o estado em que o imóvel será devolvido, não é mesmo? O que o seu pai fez é uma prática comum do mercado mas o locador não está obrigado a concordar com ela de forma que entendo não caber processo judicial contra seu locador.
Problemas no imóvel alugado de quem é a responsabilidade?
O locador é obrigado a entregar ao locatário o imóvel em condições de servir ao uso a que se destina. E as manutenções ficam por conta do locatário. Se você especificar qual o seu problema poderei te orientar.
Posso vender meu apartamento com o nome sujo?
Algumas dívidas comprometem a venda; outras não. Você tem protestos e ações judiciais? Qual seria o percentual de suas dívidas em relação ao valor do imóvel?
Onde consultar o valor venal de um imóvel?
Na prefeitura.
O que devo fazer para ter minhas chaves?
Veja o contrato assinado; se necessário leve-o a um advogado. Só pelo seu relato qualquer orientação será especulativa.
Fiador de aluguel tem que ter nome limpo?
Até não; mas extremamente duvidoso que um locador aceite locatário ou fiador com nome sujo. Vai depender muito de quais são as restrições.
Vendi um apartamento tenho que pagar imposto?
Em algumas situações sim, em outras não.
Quem deve reconhecer firma locador ou locatário?
Ideal que ambos reconheçam suas respectivas firmas.
Quanto tempo inquilino tem direito de fica na casa após pedirem o despejo?
Se ele paga aluguel você só retomará esse imóvel (com contrato informal) após cinco anos de ocupação ou pelos motivos elencados no artigo 47 da lei da locação (uso próprio ou de cônjuge ou filho por exemplo).
Como tirar uma pessoa que não paga o aluguel?
Por ação de despejo.
Como o locador pode reaver imóvel antes término contrato?
Se não houve descumprimento de cláusulas contratuais ou determinação do poder público para que se proceda reforma impossível estando o imóvel ocupado não existe caminho para o locador retomar o imóvel na vigência do contrato. Entretanto o imóvel pode ser vendido, ficando a cargo do comprador querer ou não reincidir o contrato. Lembrando que nesse caso o imóvel deve ser oferecido ao locatário e caso o locatário não tenha interesse na compra então ele terá 90 dias contados a partir da venda para desocupar o imóvel se for essa a intenção do comprador.
Como proceder após o inquilino levar pertences do aluguel?
Fazer BO é um direito seu, claro. Mas provavelmente resultará em nada. E como quem acusa arca com o ônus da prova necessário você ter prova do alegado.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis