Celso Potenza
178 Respostas
Agradecimentos: 0 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 121 (68%)
Participante desde: 07/2025
Celso Potenza é Corretor de Imóveis com formação em Não, está entre os TOP 600 corretores(as) com conhecimentos em Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Financiamento. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 178 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 1990 atuando principalmente nos bairros Jabaquara, Vila Mariana e Campo Belo Zona Sul, e já trabalhou em empresas como: Gilberto Nascimento e évora Imóveis.
Quanto tenho que dar de entrada para financiar um imóvel pela Caixa?
A Caixa reduziu a cota de financiamento para 70% e passou a exigir entrada mínima de 30%.
Como localizar o dono de um terreno abandonado?
Você pode consultar a matricula do imóvel no Cartório de Registro de Imóveis.
Como fazer para registrar pela primeira vez imóvel?
Obter a escritura do imóvel, pagar o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), registrar a escritura no Cartório de Registro de Imóveis.
Infiltração em apartamento de quem é a responsabilidade?
A responsabilidade por infiltração em apartamentos pode variar dependendo da origem do problema. Dentro do apartamento a responsabilidade é do proprietário, Se a infiltração tem origem em áreas comuns do condomínio, a responsabilidade é do condomínio. Se a infiltração vem de outro apartamento, o proprietário desse apartamento é responsável pelos reparos.
Pode comprar imóvel usando cheque administrativo?
Sim, é possível comprar um imóvel usando cheque administrativo.
Fui contemplado no consórcio posso pegar o dinheiro?
Sim, é possível receber o valor em dinheiro, mas com algumas condições. Após a contemplação e quitação total da cota.
Quais as etapas para registrar casa nova no cartório?
Para registrar uma casa nova no cartório, o processo envolve a obtenção da escritura, o pagamento da impostos e taxas, e finalmente, o registro na matricula do imóvel no cartório de registro de imóveis.
Como fazer um contrato de compra e venda com herdeiros?
É necessário que o inventário do imóvel esteja concluído e o formal de partilha devidamente registrado.
Quais os gastos para financiar um imóvel?
Os custos para financiar um imóvel incluem o ITBI, a taxa de registro do imóvel, custos de avaliação e cadastro, além de possíveis tarifas bancarias e seguros.
Quando é cobrado ITBI?
A alíquota padrão é de 3% sobre o valor da transação.
Como conseguir isenção do IPTU?
Devera apresentar requerimento de isenção junto a prefeitura.
Prazo mínimo de locação residencial?
30 meses quando o proprietário é uma pessoa jurídica e 12 meses se o proprietário for pessoa física.
Como faço para aprovar no financiamento imobiliário?
Apresentar comprovante de renda e documentos pessoais.
Avaliação da Caixa acima do valor negociado: isso afeta o financiamento?
Não afeta o financiamento.
Como que é calculado o valor da escritura de um imóvel?
O valor da escritura de um imóvel é calculado com base no valor do imóvel e nas taxas cobradas pelo cartório de notas e pelo registro de imóveis.
Como saber qual estrutura do terreno devo fazer?
Para determinar a estrutura ideal para um terreno, é crucial analisar diversos fatores como a topografia do terreno, as condições do solo, as restrições urbanísticas e as características da construção desejada.
Como eu posso fazer para calcular a multa de quebra de contrato de aluguel?
A multa por quebra de contrato de aluguel é geralmente calculada de forma proporcional ao tempo restante do contrato, e não como um valor fixo. O valor da multa é baseado no período restante para o término do contrato, sendo que a prática comum é que a multa não ultrapasse o valor equivalente a três meses de aluguel.
Como emitir uma matrícula de casa?
Para emitir uma matrícula de imóvel, você deve ir até o cartório de registro de imóveis onde o imóvel esta registrado, solicitar a matrícula, pagar as taxas necessárias para emissão da certidão e águardar o prazo estipulado pelo cartório.
Como posso conseguir uma procuração de venda de imóvel novo?
Para obter uma procuração de venda de um imóvel novo, você precisa comparecer a um cartório de notas (tabelionato de notas) com os outorgantes (quem da a procuração ) e os outorgados (quem recebe a procuração), e apresentar os documentos pessoais (RG, CPF) e em alguns casos documentos do imóvel com a matrícula atualizada.
Envie uma mensagem para Celso Potenza