Celso Potenza
178 Respostas
Agradecimentos: 0 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 121 (68%)
Participante desde: 07/2025
Celso Potenza é Corretor de Imóveis com formação em Não, está entre os TOP 600 corretores(as) com conhecimentos em Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Financiamento. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 178 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 1990 atuando principalmente nos bairros Jabaquara, Vila Mariana e Campo Belo Zona Sul, e já trabalhou em empresas como: Gilberto Nascimento e évora Imóveis.
O que certidão de inteiro teor?
A certidão de inteiro teor é uma cópia completa e fiel de um registro público, como nascimento, casamento, óbito ou de um processo judicial.
Quanto ficaram as parcelas de um financiamento de 300 mil?
As parcelas de um financiamento de R$ 300 mil podem variar bastante dependendo de fatores como a taxa de juros, o prazo do financiamento e o sistema de amortização utilizado (SAC ou Price). Um financiamento de R$ 300 mil em 360 meses (30 anos) com juros de 8% ao ano, pela tabela Price, pode ter parcelas iniciais de aproximadamente R$ 2. 784, 67.
Como ter escritura de casa?
Para obter a escritura de um imóvel, você precisa contratar um tabelião de notas para lavrar a escritura publica de compra e venda, após ter o contrato de compra e venda assinado pelas partes. Em seguida deve registrar a escritura no cartório de registro de imóveis para formalizar a transferência da propriedade.
O que significa habite-se?
O Habite-se é um documento emitido pelas autoridades municipais ou órgãos competentes que atesta a conclusão da construção de um imóvel e sua adequação ás normas e regulamentações vigentes.
Imóvel em nome de menor pode ser alugado?
Sim, um imóvel em nome de menor pode ser alugado, mas com algumas formalidades. Os pais ou responsáveis legais, atuam como representantes do menor, gerenciando o imóvel e podendo aluga-lo.
O que é a certidão de registro de imóvel?
A certidão de registro de imóvel é um documento oficial emitido pelo Cartório de Registro de Imóveis que comprova a situação jurídica e a propriedade de um imóvel.
Como consigo matrícula de imóvel usado?
Deve solicitar uma certidão de matrícula atualizada no Cartório de Registro de Imóveis onde o imóvel está registrado.
O Banco do Brasil financia sobrado geminado?
Sim, desde que estejam de acordo com as condições estabelecidas pelo banco.
Incorporadora imobiliária o que é?
Uma incorporadora imobiliária é uma empresa responsável por coordenar todas as etapas de um empreendimento imobiliário, desde a concepção do projeto até a entrega das unidades aos compradores.
Quanto tempo demora para emitir o habite-se?
O tempo para emissão do habite-se varia conforme a prefeitura e a complexidade da obra, mas geralmente leva de algumas semanas a meses após a solicitação.
Como faço para ingressar com ação monitória de imóvel?
Para ingressar com uma ação monitória de imóvel, você precisa apresentar uma prova escrita da dívida que não tenha eficácia de titulo executivo, como um contrato ou documento similar, comprovando a obrigação do devedor em relação ao imóvel.
O que eu posso fazer para registrar imóvel em cartório?
Reunir os documentos necessários, como a escritura ou contrato de financiamento e ir ao Cartório de Registro de Imóveis da região onde o imóvel está localizado.
Financiamento de imóveis | Como financiar 100% de um imóvel?
É possível financiar um imóvel 100% mas em casos específicos. As principais opções são a compra de imóveis na planta, diretamente com a construtora e o programa Minha casa Minha Vida especialmente para famílias de baixa renda.
Qual a importância da matrícula de um imóvel novo?
A matricula de um imóvel novo é essencial para garantir a segurança jurídica da propriedade e comprovar a sua titularidade. E funciona como uma certidão de nascimento do imóvel.
Como legalizar um imóvel pelo usucapião?
É necessário comprovar a posse pacífica, contínua e com intenção de dono (animus domini) por um determinado período, que varia conforme o tipo de usucapião.
O banco Santander financia sobrado geminado?
Sim, o Banco Santander financia a compra de sobrados geminados novos e usados, com prazos de até 35 anos e financiamento de até 80% do valor do imóvel.
Como eu posso fazer para calcular quitação de financiamento?
Para calcular a quitação de um financiamento, você precisa do saldo devedor atualizado, incluindo juros e encargos, e negociar com a instituição financeira para obter o valor exato e as condições para quitação.
Sou casado e posso comprar um imóvel sozinho?
Sim, é possível comprar um imóvel mesmo sendo casado, mas a possibilidade de comprar sozinho e a forma como isso afeta a propriedade dependem do regime de bens do casamento.
Qual é o prazo de contrato de aluguel?
O prazo de um contrato de aluguel pode variar, mas o mais comum é de 30 meses (2 anos e meio ). Contudo, a lei do inquilinato (lei 8. 245/91) permite que o contrato seja ajustado por qualquer prazo.
Qual a diferença de registro de imóveis para escritura?
A escritura publica e o registro de imóveis são dois documentos distintos e complementares no processo de compra e venda de um imóvel. A escritura formaliza o negócio, enquanto o registro efetiva a transferência da propriedade.
Envie uma mensagem para Celso Potenza