Celso Potenza
178 Respostas
Agradecimentos: 0 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 121 (68%)
Participante desde: 07/2025
Celso Potenza é Corretor de Imóveis com formação em Não, está entre os TOP 600 corretores(as) com conhecimentos em Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Financiamento. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 178 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 1990 atuando principalmente nos bairros Jabaquara, Vila Mariana e Campo Belo Zona Sul, e já trabalhou em empresas como: Gilberto Nascimento e évora Imóveis.
Como regularizar um terreno com o contrato de compra e venda?
Para regularizar um terreno com contrato de compra e venda, é necessário transformar esse contrato em escritura pública e registra-la no cartório de registro de imóveis. O contrato de compra e venda por si só, não garante a propriedade legal do imóvel.
Como fazer distrato de aluguel residencial?
É necessário formalizar um acordo entre locador e locatário, geralmente por meio de um documento escrito chamado termo de distrato. Este documento deve detalhar as condições da rescisão, incluindo a data de entrega do imóvel, a quitação de valores pendentes e a aplicação de multas se houver.
Como saber o código do imóvel rural?
Para obter o código do imóvel rural, conhecido como CCIR (certificado de cadastro de imóvel rural ), é necessário acessar o site do Incra.
Eu posso financiar minha própria casa com o nome negativado?
Infelizmente não é possível conseguir um financiamento de imóveis estando negativado.
Posso vender imóvel locado?
Sim, é possível vender um imóvel que já está alugado, mas existem regras específicas que devem ser seguidas para proteger os direitos tanto do proprietário quanto do inquilino. A lei do inquilinato (8. 245/91) garante ao inquilino o direito de preferência na compra do imóvel.
Qual o valor de corretagem de imóveis?
A corretagem de imóveis, em geral varia entre 6% e 8% do valor total da transação para imóveis urbanos e industriais, podendo chegar a 10% em imóveis rurais. Vendas judiciais: 5%.
O que saber antes de assinar um contrato de compra de imóvel?
Antes de assinar um contrato de compra e venda, é crucial verificar todos os detalhes importantes para garantir um acordo justo e seguro. Leia atentamente o contrato, verifique os dados das partes, condições de pagamento, obrigações, cláusulas de rescisão, e a presença de testemunhas.
Como saber se um imóvel é residencial ou comercial?
Para determinar se um imóvel é residêncial ou comercial, a forma mais confiável é verificar a inscrição imobiliária do imóvel na prefeitura da sua cidade. Essa inscrição, também conhecida como matrícula do imóvel, contem informações detalhadas sobre a propriedade, incluindo sua classificação como residêncial, comercial ou mista.
Qual o tempo mínimo para contrato de aluguel residencial?
De acordo com a legislação brasileira, o prazo mínimo para um contrato de aluguel residêncial é de 30 meses apenas quando o proprietário é uma pessoa jurídica. Isso significa que, se o locador for uma pessoa física, o prazo mínimo permitido é de 12 meses. No entanto, é importante ressaltar que tanto o locador quanto o locatário tem o direito de negociar um prazo diferente do estabelecido por lei.
Qual a burocracia para comprar um terreno?
A compra de um terreno envolve diversos trâmites burocráticos, incluindo a análise da documentação do imóvel e do vendedor, a elaboração do contrato de compra e venda, o pagamento das taxas e o registro da propriedade. É fundamental verificar a matrícula do imóvel, certidão negativa de débitos, e obter a escritura pública, além de registrar a transação no cartório de registro de imóveis.
O que é uma hipoteca judicial?
A hipoteca judicial é uma garantia legal que um credor pode obter sobre um bem imóvel do devedor, como forma de assegurar o cumprimento de uma ação financeira estabelecida por uma decisão judicial. Basicamente, se o devedor não cumprir a ordem judicial de pagamento, o credor poderá executar a hipoteca sobre o imóvel para satisfazer seu credito.
Certidão de ônus do imóvel onde tirar?
A certidão de ônus reais de um imóvel pode ser obtida no cartório de registro de imóveis onde o imóvel está registrado.
O que valoriza o condomínio?
VÁrios fatores podem valorizar um condomínio, tanto na percepção dos moradores quanto no mercado imobiliário. A localização, segurança, áreas de lazer, manutenção e gestão, são elementos cruciais que influenciam a valorização. Condomínios bem localizados, com segurança reforçada, áreas de lazer bem cuidadas e uma gestão eficiente tendem a ser mais procurados e consequentemente mais valorizados.
Como faço um contrato de compra e venda de imóvel?
Para criar um contrato de compra e venda de um imóvel, é crucial incluir informações detalhadas sobre as partes envolvidas (comprador e vendedor), o imóvel, o preço e as condições de pagamento, além de cláusulas de possíveis rescisões ou inadimplência. O contrato deve ser assinado pelas partes e, para maior segurança, recomenda-se o reconhecimento da firma em cartório.
Certidão de matrícula do imóvel onde tirar?
A certidão de matrícula de um imóvel deve ser solicitada no cartório de registro de imóveis da região onde o imóvel está localizado.
Entrevista feita e conta aberta: já está tudo aprovado?
Não, nem sempre. Uma entrevista concluída e a abertura de uma conta não garantem automaticamente a aprovação. A aprovação depende de vários fatores.
Como recuperar o documento da minha casa?
Se for a escritura, você pode obter uma segunda via no cartório onde foi lavrada. Se for o registro do imóvel, você pode solicitar uma segunda via no cartório de registro de imóveis. Em ambos os casos, é possível fazer a solicitação online ou presencialmente.
Posso anunciar imóvel de um corretor parceiro?
Sim, você pode anunciar imóveis de corretores parceiros, desde que tenha autorização por escrito para fazer a divulgação. É importante que essa parceria seja formalizada em contrato, com as condições e regras bem definidas para garantir a segurança jurídica de todos os envolvidos.
Quero vender meus lotes e regularizar a situação familiar
Para vender seus lotes e regularizar a situação familiar, o primeiro passo é obter a documentação completa de cada lote, incluindo escrituras e registros. Se a situação familiar envolve herança, é necessário um processo de inventário para definir os proprietários e seus direitos. Em seguida você pode procurar um advogado especializado em direito imobiliário para orienta-lo no processo de regularização e venda, assegurando que tudo seja feito de acordo com a lei.
Herdei um imóvel com IPTU atrasado: posso financiar outro?
IPTU atrasado gera multa, jurus e pode ir para dívida ativa. Com a dívida ativa, a prefeitura ajuíza execução fiscal que leva a bloqueios e até leilão do imóvel. Podendo sim impedir o financiamento de outro imóvel.
Envie uma mensagem para Celso Potenza