Cosimo Ciminelli

Cosimo Ciminelli

846 Respostas

Agradecimentos: 593 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 48 (6%)

Participante desde: 07/2023

SOBRE O RESPONDEDOR:

Cosimo Ciminelli é Corretor de Imóveis com formação em Engenharia mecânica e direito, está entre os TOP 200 corretores(as) com amplo destaque em áreas como: Jurídico Imobiliário. Negociação. Financiamento. Imóveis. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 6 artigos publicados e mais 846 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2020 atuando principalmente nos bairros Bairro Alto, Colombo, Pinhais, Sta Cândida e Boa Vista, e já trabalhou em empresa como: Lucas Girling Gmbh.

Qual a diferença do usucapião extraordinária?

É aquela que não precisa de muitos requisitos para ser declarada. Só precisa de 15 anos de posse ou 10 se la for estabelecida moradia do possuidor.

como proceder no caso de inadimplência contratual inicial ?

O não pagamento do aluguel é motivo de despejo.

Como posso financiar imóvel residencial?

A melhor coisa é conversar com um correspondente bancário. Ele irá fazer uma simulação com seus dados como renda, FGTS, composição da família etc.

Qual requisito para comprar imóvel pelo Casa Verde e Amarela?

A coisa melhor é conversar com um correspondente bancãrio. Ele irá fazer uma simulação com dados seu como renda, FGTS, composição familiar etc.

Posso ocupar um imóvel abandonado há mais de 7 anos?

Sim, pode, na pior das hipoteses irá que sair se aparecer o dono antes de consolidar os requisitos necessários para fazer usucapião.

Como financiar imóvel hipotecado?

A depender de quem for o beneficiário da hipoteca, não consegue financiamento. No caso for a Caixa, por exemplo, pode sim. Neste caso o interveniente quitante, quita a dívida que gerou a hipoteca e compra o imóvel por meio de novo financiamento.

É melhor doar ou vender um imóvel?

Depende da situação. Exemplo, para quem vai ser feita a doação? É um assunto bastante amplo e complicado, melhor conversar com um advogado. Meu contato está aqui neste portal.

Como FGTS financiamento?

Sim, com certeza.

Quem paga o IPTU inquilino ou locatário?

A lei geral diz que os impostos são pago pelo proprietário do imóvel, ou seja, ou locador mas, uma Lei mais especifica, a do Inquilinato, diz que algumas despesas entre as quais o IPTU, podem ser repassada para o inquilino (locatário) se tal condição é expressa no contrato de aluguel.

Como é paga a comissão para imóveis urbanos para o corretor?

O costume que o vendedor do imóvel pague a comissão de 6% mas, outras condições podem ser estabelecidas entre vendedor e corretor.

Como entender uma matrícula de imóvel?

Na teoria é só ler mas, entender é outra coisa. Entender é fruto de conhecimento jurídico, do vocabulário especifico utilizado no meio, da experiência do leitor etc.

Como eu posso fazer para passar o nome de um imóvel para outra pessoa?

Depende de como o imóvel será transferido, por exemplo, por meio de uma venda, de uma doação, de um inventario etc. Em geral podemos dizer que a transferência de imóvel no Brasil é um procedimento bifasico, sendo que a primeira fase é a constituição de um titulo que, a depender do valor do imóvel, pode ser contrato particular ou escritura pública; a segunda fase é o registro do titulo antes mencionado.

Quais os procedimentos para averbar um imóvel?

Ir até o cartório de registro de imóveis da situação do imóvel, pedir a lista de documentos necessários que em geral são: Alvará de construção, habite-se, CND e, quando tudo pronto, entregar para o mesmo cartório.

Posso comprar um apartamento com nome sujo?

Se for a vista sim, sem problema, se for com financiamento é difícil.

Quem pode propor ação de reintegração de posse de um imóvel?

O possuidor, por meio de um advogado, que foi esbulhado.

Para que serve o seguro do financiamento imobiliário?

No caso o pessoa que recebeu o financiamento morrer, o seguro quita o saldo devedor.

Como validar um contrato de locação?

Com as assinaturas reconhecidas das partes. Depois, o contrato pode ser registrado em matricula.

Existe financiamento de imóvel sem entrada?

Sim, claramente depende do valor do imóvel, da renda entre outros. A coisa melhor é fazer uma simulação com o simulador da Caixa. Neste mesmo portal tem um meu artigo chamado de "entrada zero com o novo programa minha casa minha vida" que trata deste assunto. Vale a pena ler.

Envie uma mensagem para Cosimo Ciminelli

32743 cosimo-ciminelli