Cosimo Ciminelli
846 Respostas
Agradecimentos: 593 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 48 (6%)
Participante desde: 07/2023
Cosimo Ciminelli é Corretor de Imóveis com formação em Engenharia mecânica e direito, está entre os TOP 200 corretores(as) com amplo destaque em áreas como: Jurídico Imobiliário. Negociação. Financiamento. Imóveis. Condomínio, entre outras. Possuindo um total de 6 artigos publicados e mais 846 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2020 atuando principalmente nos bairros Bairro Alto, Colombo, Pinhais, Sta Cândida e Boa Vista, e já trabalhou em empresa como: Lucas Girling Gmbh.
Qual a diferença do usucapião extraordinária?
É aquela que não precisa de muitos requisitos para ser declarada. Só precisa de 15 anos de posse ou 10 se la for estabelecida moradia do possuidor.
É preciso reconhecer firma de contrato de aluguel?
Sim, é bom reconhecer firma.
como proceder no caso de inadimplência contratual inicial ?
O não pagamento do aluguel é motivo de despejo.
Como posso financiar imóvel residencial?
A melhor coisa é conversar com um correspondente bancário. Ele irá fazer uma simulação com seus dados como renda, FGTS, composição da família etc.
Qual requisito para comprar imóvel pelo Casa Verde e Amarela?
A coisa melhor é conversar com um correspondente bancãrio. Ele irá fazer uma simulação com dados seu como renda, FGTS, composição familiar etc.
Posso ocupar um imóvel abandonado há mais de 7 anos?
Sim, pode, na pior das hipoteses irá que sair se aparecer o dono antes de consolidar os requisitos necessários para fazer usucapião.
Como financiar imóvel hipotecado?
A depender de quem for o beneficiário da hipoteca, não consegue financiamento. No caso for a Caixa, por exemplo, pode sim. Neste caso o interveniente quitante, quita a dívida que gerou a hipoteca e compra o imóvel por meio de novo financiamento.
É melhor doar ou vender um imóvel?
Depende da situação. Exemplo, para quem vai ser feita a doação? É um assunto bastante amplo e complicado, melhor conversar com um advogado. Meu contato está aqui neste portal.
Como FGTS financiamento?
Sim, com certeza.
Quem paga o IPTU inquilino ou locatário?
A lei geral diz que os impostos são pago pelo proprietário do imóvel, ou seja, ou locador mas, uma Lei mais especifica, a do Inquilinato, diz que algumas despesas entre as quais o IPTU, podem ser repassada para o inquilino (locatário) se tal condição é expressa no contrato de aluguel.
Como é paga a comissão para imóveis urbanos para o corretor?
O costume que o vendedor do imóvel pague a comissão de 6% mas, outras condições podem ser estabelecidas entre vendedor e corretor.
Como entender uma matrícula de imóvel?
Na teoria é só ler mas, entender é outra coisa. Entender é fruto de conhecimento jurídico, do vocabulário especifico utilizado no meio, da experiência do leitor etc.
Como eu posso fazer para passar o nome de um imóvel para outra pessoa?
Depende de como o imóvel será transferido, por exemplo, por meio de uma venda, de uma doação, de um inventario etc. Em geral podemos dizer que a transferência de imóvel no Brasil é um procedimento bifasico, sendo que a primeira fase é a constituição de um titulo que, a depender do valor do imóvel, pode ser contrato particular ou escritura pública; a segunda fase é o registro do titulo antes mencionado.
Quais os procedimentos para averbar um imóvel?
Ir até o cartório de registro de imóveis da situação do imóvel, pedir a lista de documentos necessários que em geral são: Alvará de construção, habite-se, CND e, quando tudo pronto, entregar para o mesmo cartório.
Posso comprar um apartamento com nome sujo?
Se for a vista sim, sem problema, se for com financiamento é difícil.
Quem pode propor ação de reintegração de posse de um imóvel?
O possuidor, por meio de um advogado, que foi esbulhado.
Como registrar penhora de imóvel?
Com ordem judicial.
Para que serve o seguro do financiamento imobiliário?
No caso o pessoa que recebeu o financiamento morrer, o seguro quita o saldo devedor.
Como validar um contrato de locação?
Com as assinaturas reconhecidas das partes. Depois, o contrato pode ser registrado em matricula.
Existe financiamento de imóvel sem entrada?
Sim, claramente depende do valor do imóvel, da renda entre outros. A coisa melhor é fazer uma simulação com o simulador da Caixa. Neste mesmo portal tem um meu artigo chamado de "entrada zero com o novo programa minha casa minha vida" que trata deste assunto. Vale a pena ler.
Envie uma mensagem para Cosimo Ciminelli