Jose Americo da Silva
6.696 Respostas
Agradecimentos: 9.184 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 261 (4%)
Participante desde: 06/2023
Jose Americo da Silva é Gerente de Produtos com formação em Administração, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Negociação. Imóveis. Condomínio. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 16 artigos publicados e mais 6.678 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2007 atuando principalmente nos bairros Canto Do Forte e Boqueirão E Guilhermina, e já trabalhou em empresas como: Praia & Cia Imóveis, Talenco Imóveis e Motriz Assessoria.
Posso sair um dia antes do vencimento do aluguel?
Se você esta no imóvel a 6 anos provavelmente o seu contrato foi prorrogado por prazo indeterminado. Então é necessário que você analise o contrato e veja as condições para a rescisão do contrato. Obedecido o prazo ali estipulado e estando em dia com as obrigações contratuais e o imóvel estar nas mesmas condições que você o recebeu, o locador deverá restituir os valores dados em caução corrigidos monetariamente.
Posso fazer compra de imóvel que foi doado a menores de idade?
Estando o imóvel em nome de menores será necessário a obtenção de uma autorização judicial autorizando a venda. Desde que os responsáveis comprovem a necessidade da venda. E preservação dos direitos dos menores.
É certo eu pagar a água do condomínio que não estou usando?
Não é justo, mas se estiver previsto na convenção do condomínio vc vai pre3cisar efetuar o pagamento. Vale a pena conversar com os condôminos e explicar a situação e buscar um acordo.
É legal cobrar multa por quebra de exclusividade?
Você precisa ver se existe previsão de multa nesse contrato. E em que condições você pode solicitar a rescisão do contrato.
Para que serve uma procuração de venda de imóvel residencial?
Para o procurador representar o outorgante da procuração no processo de venda.
Vaga de garagem é considerada como área comum do condomínio?
Sim desde que não seja privativa da unidade.
Como conseguir o valor venal de um imóvel em sp?
Você deve solicitar junto a Secretaria de Finanças uma Certidão de Valor Venal. Consulte o site da prefeitura para detalhes.
Posso vender um imóvel com o nome no serasa?
Sim, desde que na Matricula do imóvel não exista registro de ônus ou gravames.
Como corrigir uma escritura?
Você pode procurar o Cartório de Notas que lavrou a escritura, apontar o erro e solicitar sua correção. Será necessário fazer prova do erro.
Para que serve o seguro fiança de aluguel?
O seguro fiança de locação é uma garantia locatícia. Caso o locatário nã pague o valor do aluguel a Seguradora o faz.
Quem determina o valor venal de um imóvel?
A Secretaria de Finanças do Município.
Posso vender meu imóvel abaixo do valor venal?
Sim o imóvel é seu e você pode dispor dele da maneira que lhe aprouver.
Ser correntista é uma vantagem para financiar pelo BB?
Normalmente sim. MAs aconselho a fazer uma simulação em outros bancos e comparar as taxas efetivas.
Está correto a imobiliária cobrar por repasse de imóvel?
Entendo que você comprou um imóvel na planta e pagou a vista. Certo? Assim, você detém os direitos sobre uma unidade que esta em construção. Se você buscar os serviços de uma imobiliária ou corretor de imóveis para efetuar a venda desse direito, é lícito eles cobrarem os honorários de intermediação imobiliária.
Qual a multa máxima para atraso de aluguel?
A Lei do inquilinato não estabelece um limite, no geral cobram até 10%. O código de defesa do consumidor defende que seja no máximo 2%.
Qual é o prazo para registrar um imóvel?
Não existe um prazo fixado em lei, entretanto recomenda-se que seja feito de imediato, pois é o registro do imóvel que estabelece o direito de propriedade.
Que é um valor venal?
Valor atribuído ao imóvel pela municipalidade, serve como parâmetro para calculo do IPTU.
Do que preciso para financiar imóvel pela Caixa Econômica?
Ser maior de idade Não ter restrições financeiras, em linguagem popular não ter o nome "sujo" Comprovar capacidade de pagamento. DIspor do valor correspondente à entrada, pois a Caixa Financia 80% do valor do imóvel. Acesse o site da Caixa e faça uma simulação para saber qual o valor a caixa pode liberar para você.
É possível cancelar o contrato de exclusividade com a imobiliária?
Sim, todo contrato pode ser rescindido a qualquer tempo, para isso você deve informar a imobiliária ou corretor, o que deve ser feito por notificação extrajudicial por escrito detalhando os motivos.
Como faço para conseguir a planta elétrica de um imóvel?
Normalmente essa planta esta no Manual do Proprietário,. Se o seu imóvel é usado, você pode procurar uma cópia desse Manual junto a Construtora e mesmo com algum vizinho. Em ultimo caso você deve recorrer a secretaria de obras da sua cidade, que aparovou a construção.
Envie uma mensagem para Jose Americo da Silva