Jose Americo da Silva

Jose Americo da Silva

6.696 Respostas

Agradecimentos: 9.184 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 261 (4%)

Participante desde: 06/2023

Site: simoneborieloimoveis.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Jose Americo da Silva é Gerente de Produtos com formação em Administração, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Negociação. Imóveis. Condomínio. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 16 artigos publicados e mais 6.678 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2007 atuando principalmente nos bairros Canto Do Forte e Boqueirão E Guilhermina, e já trabalhou em empresas como: Praia & Cia Imóveis, Talenco Imóveis e Motriz Assessoria.

caso atrase mais 20 ou 30 dias, tem alguma lei que me resguarde?

A solução aqui seria você renegociar o prazo de desocupação com o comprador, caso necessário.

Qual o valor para fazer o registro de imóvel?

Para levar a escritura a registro, primeiro você de recolher o ITBI, A base de calculo para esse tributo é o valor declarado na escritura, ou o valor venal, o que for maior. O mesmo vale para as custas com o registro. Reserve o equivalente a 4, 5% desse valor para pagamentos dessas despesas.

Quem paga a comissão e qual seria o valor justo?

Quem paga a comissão pela intermediação do negócio é quem a contratou. Quanto ao valor considere, que na pratica você está intermediando a locação do terreno, assim, um valor justo seria o equivalente a um mês de aluguel.

gostaria de saber se consigo fazer a troca por outro apartamento em outra região?

Você deve procurar a Construtora e saber se eles aceitam essa troca e em que condições.

Como consigo emitir a segunda via de escritura?

Você deve procurar o Cartório de Notas onde foi lavrada a escritura e solicitar uma cópia.

nesse caso como devo proceder?

Temos uma situação inusitada. Para propor uma eventual solução devemos considerar alguns pontos. A casa que já foi construída já tem o "Habite-se" já foi averbada na que não. Você e o seu vizinho são proprietários de um lote de terreno. Assim sendo, uma solução seria você propor a esse vizinho uma permuta simples. Seria feito uma Escritura Pública de Permuta Simples, que deverá ser levada a registro na Matricula do Imóvel. Com essa parte resolvida você entraria com um processo junto prefeitura para regularização da construção. Construção regularizada você faria a averbação da construção na Matrícula do do seu terreno. Desnecessário dizer os custo dessa regularização seria seu.

o IPTU veio no meu nome, se caso eu pagando esses IPTU tenho direito sobre a venda desse terreno?

Normalmente a Prefeitura só faz alteração de titularidade no IPTU mediante solicitação, no caso analisado com a apresentação da certidão de óbito, passando um dos herdeiros a ser o titula. Necessário lembrar que o IPTU é do imóvel e não do falecido. A dívida não é pessoal. Podemos concluir que alguém fez essa solicitação junto a Prefeitura. SÓ quem pode vender o imóvel é o proprietário. Quando falecido deixa bens eles devem ser divididos obedecendo-se a legislação pertinente. È preciso fazer um processo de inventário, para que em uma decisão judicial se estabeleça um "formal de partilha" que uma vez homologado aponta o que cabe a cada herdeiro. Para a transferência de propriedade de imóvel o formal de partilha é levado ao Cartório de Registro de Imóveis que fará a averbação na Matricula do Imóvel.

Como faço pra ter a segunda via de compra e venda?

Entendendo que você se refere ao contrato de compra e venda você pode procurar o vendedor e solicitar uma cópia autentica em cartório.

ITBI e Dam são o mesmo imposto?

O ITBI é o tributo a ser recolhido e o DAM é Documento de Arrecadação Municipal, Assim, se o DAM foi emitido pela prefeitura e no código de arrecadação estiver indicando que se refere ao recolhimento do ITBI, está correto.

POSSO REGISTRAR A ESCRITURA COM O DÉBITO E DEPOIS AGUARDAR UM PPI?

Lembrando que o IPTU é do imóvel e que eventual dívida de IPUT não é pessoal. Somos inclinados a dizer que sim. Todavia, de forma a preservar o direito das partes, seria interessante obter um levantamento dos valores de débitos do 2 imóveis, fazendo constar no contrato de compra e venda e na escritura, que as partes reconhecem esse débito e que cada qual assume a responsabilidade pela quitação dos mesmos, em eventual cobrança pela prefeitura ou atraves de acordo de parcelamento.

Qual significado de lounge.

No mercado imobiliário o termo se refere a uma área de uso comum do moradores, destinada a espera ou descontração, geralmente dotada de assentos confortáveis.

queria saber qual é a taxa de juros que uma imobiliária ou banco poderia pedir para o financiamento em 360x?

A taxa de juros apresenta variação de banco para banco. O mais indicado é você acessar o site de alguns bancos e fazer um simulado em cada um deles. Assim você ficará sabendo qual Banco está praticando a menor taxa no momento.

É devido pagamento de ITBI na alienação fiduciária?

Não. A averbação da baixa não requer o pagamento do ITBI, você só vai pagar as taxas cartorárias da averbação.

Ele tem direito ao imóvel?

Aqui a indicação é procurar orientação de um advogado. Pois seria preciso saber o regime de bens do casamento e fazer um inventário dos bens deixados pela falecida, para se fazer a destinação do imóvel.

Posso fazer o reajuste do aluguel com aditivo sem seguir o índice do contrato anterior?

Acredito que tudo vai depender de uma negociação com seu inquilino. Havendo interesse na renovação e o novo valor do aluguel for do interesse do inquilino pode-se fazer um aditivo prorrogando por tempo certo a vigência do contrato e estipulando o novo valor do aluguel. No preambulo do aditivo deixar bem claro que " o presente aditivo foi amplamente debatido, entre as partes, e estando o locatário de pleno acordo com as novas condições estabelecidas, firma o presente aditivo nos termos abaixo estabelecidos. ".

Preciso financiar uma casa de 480000. Como resolver?

Pelos dados informados temos que você vai precisar obter um financiamento. De R$300. 000, 00. Para esse valor de financiamento sua renda deverá estar na casa de R$12. 000, 00. Procure o gerente do seu Banco e peça um simulado de financiamento imobiliário. Se julgar necessário peça um simulado em uma agencia da Caixa, e compare as taxas. Formalize a proposta de compra junto ao proprietário da casa.

Após realizar financiamento, quando tenho número da proposta?

Essa informação lhe será passado pelo gerente do banco que estiver tratando do financiamento.

Gostaria de saber se tenho uma casa em meu nome. Como posso descobrir?

Acesse o site registradores. Onr. Gov. Br faça seu cadastro e solicite uma pesquisa prévia baseada em seu CPF. Se VOCE TIVER algum imóvel em seu nome a pesquisa indicara o numero da matricula do imóvel e em qual cartório esta registrado.

Como consigo tirar creci grátis de corretor imobiliário?

Não consegue. Para poder solicitar a sua inscrição no CRECI temos algumas etapas a serem seguidas; 1 - Ter concluído o Curso Técnico em Transações Imobiliárias, custo aproximado R$1. 000, 00. 2 - Recolher as taxas referente a inscrição no CRECI - média R$800, 00.

Minha ex esposa perdeu a escritura de nosso apartamento, o que fazer?

Temos aqui duas situações. 1 - A escritura já foi averbada na Matricula do Imóvel? Se sim, você não precisa, necessariamente de uma cópia dessa escritura, uma vez que a prova de propriedade se faz com uma Certidão atualizada da Matricula do imóvel. 2 - A escritura não foi averbada ou você se sente mais confortável tendo uma copia da escritura. Nesse caso você pode solicitar uma copia junto ao Cartório de Notas onde a mesma foi lavrada.

Envie uma mensagem para Jose Americo da Silva

31846 jose-americo-da-silva