Jose Americo da Silva

Jose Americo da Silva

6.696 Respostas

Agradecimentos: 9.184 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 261 (4%)

Participante desde: 06/2023

Site: simoneborieloimoveis.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Jose Americo da Silva é Gerente de Produtos com formação em Administração, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Negociação. Imóveis. Condomínio. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 16 artigos publicados e mais 6.678 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2007 atuando principalmente nos bairros Canto Do Forte e Boqueirão E Guilhermina, e já trabalhou em empresas como: Praia & Cia Imóveis, Talenco Imóveis e Motriz Assessoria.

Preciso da promessa de compra e venda para financiar imóvel?

Não necessariamente, mas é recomendável, pois nesse documento as partes estabelecem as condições gerais do negocio, estabelecendo prazos e as obrigações das partes.

Quero vender meu apartamento para a caixa, é possível?

Não. A Caixa não é uma instituição de compra e venda de imóveis. Você deve anunciar o imóvel para venda nas imobiliárias da região e informando que você aceita financiamento bancário pela Caixa e/ou outros bancos.

Se eu comprar um apê a vista, tenho desconto?

Provavelmente sim. Encontrando um imóvel que lhe interesse faça uma proposta ao proprietário.

Posso vender um imóvel que está financiado pela CEF?

Pode, observando algumas formalidades legais.

Quem paga o registro do imóvel comprador ou vendedor?

As despesas são pagas pelo comprador.

Quem não paga a taxa de condomínio pode perder imóvel?

Pode, o condomínio pode promover a cobrança judicial da dívida, e solicitar a penhora do imóvel. Não havendo a quitação da dívida o imóvel vai a leilão para o condomínio receber o valor da dívida.

Imobiliária pode exigir declaração de imposto de renda?

Desde que seja para comprovação de renda para a aprovação de cadastro para locação de imóvel e/ou financiamento bancário para compra de imóveis.

Quanto tempo a prefeitura leva para liberar o habite-se?

Essa informação precisa ser obtida na Prefeitura onde você vai fazer o pedido, normalmente no protocolo e indicado um prazo.

Quais os bancos que tem a % de juros mais baixos para financiamento imobiliário?

As taxas de juros variam de banco para banco. Assim, você deve fazer uma pesquisa nos Melhores bancos e Financeiras e fazer uma comparação. Peça simulação nesses bancos e você vai ter essa informação.

Contrato da caixa econômica, quanto tempo demora pra assinar o contrato de venda?

ApÓs os documentos estarem em ordem, esse prazo varia de 20 a 30 dias.

Como saber se a pessoa é um corretor de imóveis?

Você deve procurar o CRECI do estado, onde você mora, normalmente eles um serviço de informação para isso. Uma forma mais direta é você pedir ao seu amigo a Identidade dele junto ao CRECI.

Qual o prazo médio para a liberação do habite-se?

Esse prazo varia de prefeitura para prefeitura mas podemos dizer que em em até 30 dias, contados a partir da requisição, desde que na vistoria não apareça exigências.

Preciso descobrir minha matrícula, como?

Você pode se dirigir ao Cartório de Registro de Imóveis (da localidade do imóvel) e solicitar uma pesquisa prévia para descobrir o numero da Matricula, você vai precisar informar o numero do seu CPF.

Fiz um financiamento de uma moto posso financiar meu imóvel também?

Sim, o financiamento da moto não é impeditivo para você solicitar o financiamento imobiliário, entretanto o valor das parcelas do financiamento da moto vai ser abatido da sua renda, para o banco calcular o comprometimento de renda, que não pode ser maior que 30% da renda declarada. Assim, embora não impeça a concessão, mas pode influenciar no valor que o banco pode liberar.

Qual cartório lavrar escritura de imóvel?

A escritura pode ser lavrada em qualquer Cartório de Notas, já o registro da escritura na matricula do imóvel, só pode ser feito no Cartório de Registro de Imóvel, da localidade do imóvel.

Posso pagar o itbi depois da escritura?

Vamos entender as fases do processo de compra e venda de imóvel. Você assinou um contrato de compra e venda de imóvel, estabelecendo as condições do negócio. Cumprida essas condições o próximo passo é procurar o Cartório de Notas para lavrar a escritura. Nesse ponto recomenda-se que você faça a averbação da escritura na Matricula do Imóvel, ato que finaliza o processo de transmissão do bem adquirido, no menor prazo possível. É no momento em que se solicita a averbação que você deve fazer o recolhimento do ITBSI. Resumindo Lavrar escritura, recolher ITBI e levar a escritura para averbação.

Quando sei se preciso emitir escritura de imóvel?

A escritura de imóvel. É uma declaração pública que registra a transferência de um bem, trata-se de documento fundamental para assegurar a compra de um imóvel. Assim, você precisa emitir uma escritura somente quando se transfere um bem, por venda, doação e demais casos previstos em lei.

Como fazer para rescindir um contrato de aluguel?

Você deve procurar a outra parte contrato e informar da sua intenção, preferencialmente por escrito, indicando o motivo e observando o que está previsto em contrato.

Retirar imóvel da imobiliária. Precisa fazer o pedido para retirar?

Como não existe contrato de administração, não seria necessário, entretanto por um questão de cordialidade, seria interessante fazer uma comunicação.

Qual significado de cooperativa?

Sociedade de pessoas, com forma e natureza jurídica próprias, de ordem civil, não sujeita a falência, constituída para prestar serviços aos associados.

Envie uma mensagem para Jose Americo da Silva

31846 jose-americo-da-silva