Jose Americo da Silva
6.696 Respostas
Agradecimentos: 9.184 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 261 (4%)
Participante desde: 06/2023
Jose Americo da Silva é Gerente de Produtos com formação em Administração, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Negociação. Imóveis. Condomínio. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 16 artigos publicados e mais 6.678 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2007 atuando principalmente nos bairros Canto Do Forte e Boqueirão E Guilhermina, e já trabalhou em empresas como: Praia & Cia Imóveis, Talenco Imóveis e Motriz Assessoria.
Posso vender um imóvel que está em nome de outra pessoa, tendo eu, em mãos, a escritura?
Não. Legalmente só pode vender o imóvel a pessoa identificada como legitimo proprietário na Matricula do Imóvel,.
Posso financiar imóvel em mais de 15 anos?
Sim, o prazo máximo para financiamento é de 35 anos. PorÉm os banco costumam limitar esse prazo, fazendo a seguinte idade do proponente, somada ao prazo de financiamento pretendido não pode ultrapassar 80 anos e seis meses. Assim uma pessoa com 60 anos, na data de aprovação do credito terá como prazo máximo 20 anos e seis meses, se tiver 70 anos esse prazo cai para 10 anos e seis meses.
Como é feito reajuste de um aluguel de imóvel urbano?
A periodicidade é de 12 meses e deve constar do contrato, bem como o índice a ser aplicado, os mais utilizados são o IGP-M e o IPCA.
Caução locatícia mais aluguel como funciona?
Não. Os contratos com uma das modalidades de garantia, previstas na legislação, sendo a caução uma delas, obsta a cobrança antecipada do valor do aluguel. Você vai pagar o primeiro aluguel 30 dias após o inicio do contrato, equivale a dizer que você paga "o mês vencido".
imobiliária está cobrando multa integral na rescisão. O que posso fazer?
A multa por rescisão antecipada deve ser cobrada proporcionalmente ao tempo faltante para o final do contrato, isso é liquido certo. A definição do valor da multa quando da assinatura do contrato também está correta. Resta saber quantos meses do contrato não foram cumpridos. , para a correta apuração do valor da multa. Ex. Contrato de 30 meses, inquilino ficou 15 meses, comunicou sua decisão de interromper o contrato, o valor da multa ser cobrada será - Valor da multa, dividido por 30(prazo do contrato) X 15 (numero de meses faltantes para o regular termino do contrato); Sendo certo, também que a multa é paga na imobiliária e o valor repassado para o proprietário, você pode procurar o proprietário e expor a situação, caso se confirme que ele recebeu o valor que você pagou, tente um acordo. Diretamente com ele. Não sendo possível busque a orientação da DEFENSORIA PÚBLICA DA SUA CIDADE, visto que você relata não ter condição de contratação se um advogado..
Qual a validade de um contrato de compra e venda?
Desde que ele tenha sido elaborado, obedecendo as formalidades legais, e tenha sido quitado, sim ele é válido.
Quais são os requisitos para ter um financiamento bancário?
Ser maior de idade, apresentar cadastro positivo (não pode ter o nome "sujo"), comprovar capacidade de pagamento, ter renda superior a 3 x o valor da.
Como deve ser emitida a segunda via de escritura de imóvel?
Na realidade quando você precisa de uma "cópia" da escritura você deve solicitar ao Cartório de notas, onde a mesma foi lavrada, uma Certdião da Escritura.
O que é escritura e matrícula?
Em resumo, a escritura é o documento que comprova o acordo de compra e venda de um imóvel, enquanto a matricula é o registro oficial do imóvel e seu histórico. A matricula é como se fosse a "carteira de identidade" do imóvel, ela possui um numero único, Na matricula são registradas todas as informações do imóvel, como sua descrição, localização, medidas e histórico de transações, incluindo compra, venda, financiamento e outros eventos que envolvam o imóvel.
Compromisso de compra, promessa de compra e são a mesma coisa?
Sim e produzem o mesmo efeito.
Qual é o prazo máximo para uma locação residencial para uma temporada?
A lei do inquilinato estabelece como prazo máximo para as locações de/para temporada em 90 (noventa) dias.
Gastos com documentação de imóvel usado
A documentação para a compra de imóvel usado, envolve as custas com Escritura pública, recolhimento do ITBI e Registro da escritura na Matricula do imóvel. O total de gastos varia de cidade para cidade, mas você pode reservar cerca de 6% do valor da compra, para fazer frente a essas despesas,.
Posso transferir um contrato de aluguel, sendo da mesma imobiliária?
Os elementos apresentados na pergunta, não nos parecem suficientes para uma resposta adequada. Em principio podemos dizer que não> O seu contrato se refere a um "objeto", no caso o imóvel que você está ocupando. O outro imóvel a que você se refere é outro "objeto" e provavelmente outro proprietário. Agora, caso os imóveis sejam semelhantes, e de um mesmo proprietário, você pode propor uma mudança, no "objeto" do seu contrato, via aditivo contratual.
Como fazer para transferir imóvel de pai falecido para filho?
Para a correta distribuição dos bens do falecido é feita em um processo denominado inventário, onde é apresentada uma relação dos bens e proposta uma divisão (formal de partilha), havendo acordo entre os herdeiro o juiz homologa o formal de partilha. Esse é levado ao cartório de registro de imóveis, para o regular registro na matricula do(s) imóvel(eis),.
Posso vender meu apartamento com o nome negativado?
Sim, entretanto é necessário verificar na matricula do imóvel se não há registro de ônus ou gravames que impeçam a venda. Você deve solicitar ao cartório de registro de imóveis uma Certidão de Inteiro teor.
O locador pode rescindir contrato de locação?
Observadas as clausulas contratuais e o disposto na lei do inquilinato, sim.
Qual o desconto para quem paga à vista uma casa?
Em uma negociação de compra e venda de imóvel é possível obter um desconto, mas não existe um percentual pré definido. O que ocorre é que o interessado faz uma proposta e o proprietário aceita o valor proposto, faz uma contra proposta ou, simplesmente, não aceita a proposta.
Convenção de condomínio o que é?
Documento oficial que regula a vida do condomínio, visando garantir o bom funcionamento e convívio harmonioso entre os moradores.
Em qual momento após a assinatura do Banco eu tenho direito ao imóvel?
Vale o que foi acordado entre as partes, normalmente a entrega das chaves se dá após o contrato de financiamento ser registrado na matricula do imóvel e o banco financiador liberar o dinheiro para o vendedor.
Quando devo pagar o primeiro mês do aluguel?
A periodicidade do pagamento de aluguel é mensal, logo você vai pagar o primeiro aluguel 30 dias após o inicio do contrato.
Envie uma mensagem para Jose Americo da Silva