Jose Americo da Silva
6.696 Respostas
Agradecimentos: 9.184 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 261 (4%)
Participante desde: 06/2023
Jose Americo da Silva é Gerente de Produtos com formação em Administração, está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Negociação. Imóveis. Condomínio. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 16 artigos publicados e mais 6.678 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2007 atuando principalmente nos bairros Canto Do Forte e Boqueirão E Guilhermina, e já trabalhou em empresas como: Praia & Cia Imóveis, Talenco Imóveis e Motriz Assessoria.
É comum a escritura não ser encontrada no Cartório de Notas?
Se na Certidão da Matricula que você obteve no RGI a sua escritura foi registrada, não seria necessário você obter uma segunda via da escritura. Pois o que comprova a propriedade do imóvel é a Matricula do Imóvel. Documento que registra toda mudança de titularidade da propriedade.
Esta cobrança é válida/legal?
Renovação do que se o contrato vigora por 36 meses? A aplicação do reajuste de aluguel, essa sim anual, por si só não justifica essa cobrança. Peça a imobiliária uma justificativa baseada em dispositivos legais.
Em nome de quem vem o Iptu? Proprietário ou locatário?
O IPTU vem em nome do proprietário. SÓ há mudança quando a propriedade é transferida. Nas locações não há transferência de titularidade.
Posso atrasar o aluguel por quanto tempo?
A rigor não se deve atrasar o pagamento da obrigação contratual, a inadimplência pode levar a rescisão do contrato de locação.
Quem é condômino? Morador ou proprietário?
O condômino é o proprietário, mas tenha em mente que o inquilino/morador se sujeita as regras do regulamento interno do condomínio.
Dicas para não errar na hora de comprar um imóvel?
Busque por um imóvel que atendas as suas necessidades, em termo de localização e tamanho, e que caiba no seu bolso. Exija a apresentação das certidões negativas da Justiça Civil (Estadual), Justiça federal, Justiça trabalhista, Débitos de IPTU e a de débitos condominiais (se houver), e a principal delas Certidão, atualizada, e de inteiro teor da matricula do imóvel. Analise muito bem o contrato de compra e venda e só o assine quando estiver seguro.
O que acontece caso eu não regularize o IPTU?
Se você se refere a débitos em aberto, a Prefeitura pode executar a dívida e solicitar a penhora do imóvel, que vai a leilão para satisfazer a dívida.
Percentual imobiliária e corretor sobre locação.
Aqui vale o que foi estabelecido no contrato de parceria. Em geral o valor do primeiro aluguel é do corretor e a imobiliária fica com os valores da administração do contrato. Não havendo administração esse primeiro aluguel é dividido em partes iguais, ou na que foi definida no contrato de parceria.
Quem faz a certidão de ônus de imóveis?
O responsável pela emissão das certidões do imóvel, ai incluídas a de ônus e gravames é feita pelo Cartório de registro de imóveis, da do imóvel.
Tem a placa da imobiliária, mas eu vendi pelo meu anúncio.
Resta saber se a imobiliária tinha contrato de exclusividade. Se não tinha, nada é devido a imobiliária. Quanto a contratação do documentista recomenda-se que seja feita por escrito, estabelecendo obrigações e fixando o valor dos serviços.
Qual o valor da certidão de ônus reais?
Em média o valor para emissão da certidão de ônus é de R$80, 00, mas tem pequena variação de valor de cidade para cidade, em função da cobrança de iss.
Tenho direito ao dinheiro que dei ou não?
Na fria interpretação da lei do inquilinato, o proprietário pode se valer da previsão de que o contrato de locação pode ser por escrito ou verbal, e demonstrar que você aceitou o contrato, tanto que pagou o valor da caução. Desistindo da locação, você se sujeita a multa contratual que é prevista na lei, levando o proprietário a usar o dinheiro da caução como forma de receber a multa.
Esse procedimento é correto?
Com certeza você agiu de maneira correta, pagamentos a vista devem ser feitos no ato da lavratura da escritura pública, ato realizado no Cartório de Notas.
Vendendo meu apt. (sou proprietária). Qual prazo tenho para desocupá-lo?
Não existe previsão legal que estabeleça um prazo. Assim, necessário fixar um prazo para desocupação do imóvel, quando das negociações da venda, e fazer constar no contrato de compra e venda.
Ganhei um imóvel de doação, eu posso vender ou alugar
NecessÁrio verificar se a escritura de doação não registra algum tipo de restrição para venda. Não existindo a venda pode ser efetuada,.
A comissão do corretor é paga após o recebimento do 1o aluguel?
Em geral essa é a regra, entretanto deve atentar ao que foi combinado no contrato de da locação.
Área de serviço grande valoriza?
Não necessariamente. O que valoriza um imóvel é o conjunto, uma boa distribuição dos ambientes, sua localização, serviços públicos e segurança, entre outros.
Como fazer para amortizar prestações da caixa?
Se ainda não tiver, baixe o aplicativo Habitação CAIXA, com ele você acompanha seu financiamento e pode fazer um simulado para ver a economia que será obtida com a amortização e se for conveniente completar a operação.
Qual é o contato do aplicativo Caixa para solicitar o termo
Acesse o site da CAIXA e baixe o aplicativo Habitação CAIXA.
O que fazer se estou com o IPTU atrasado?
Cuidado. Procure a Secretaria de finanças e busque fazer um acordo para parcelamento da dívida, para evitar uma execução judicial que pode levar a penhora do imóvel, para satisfazer a dívida.
Envie uma mensagem para Jose Americo da Silva