Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Posso anunciar meu imóvel em qualquer portal?
Sim, alguns pagos outros gratuitos. Aqui você pode anunciar seu imóvel e oferece-los a Corretores para que anunciem também.
Como calcular o atraso pra multa?
Não é multa é juros porque multa de 1% ao dia não existe, é ilegal. 1/30 x 15 = juros a pagar.
Qual o valor da multa contratual de locação?
A que for informada no contrato escrito, em geral de no mínimo 10% e no máximo 20% para atraso no pagamento do aluguel e encargos. Se for multa por infração em geral é 3 alugueis. Verifique o contrato.
Quanto tempo para desocupar o imóvel com ordem de despejo?
Os despejos residenciais estão suspensos até 31/03 se teu aluguel é de no máximo 600 reais. Se não conseguimos mais pagar o aluguel se faz necessário mudar imediatamente para outro lugar com aluguel que fique dentro da renda do locatário. No caso em questão, vocês protelaram a solução. Não existe prazo para sair na inadimplência. O locador pode solicitar o despejo imediato. Se não desocupar em 30 dias, que foi o prazo que ele ofereceu de boca, o locador entrará com Notificação judicial de despejo. Vais ganhar mais um tempo, mas sua divida vai ficar cada vez mais cara. Se o contrato não tem garantia o despejo judicial por liminar é de 15 dias. Até chegar esse despejo pode levar meses.
Quando independe pode aumentar o meu aluguel?
Desculpe, mas não foi possivel entender sua pergunta.
Como posso fazer o calculo para venda de apartamento?
Se é seu único imóvel você está isento do ganho de capital porque o valor de venda é abaixo de 440 mil reais. Se faz imposto de renda lance o valor em rendimentos isentos e não tributados.
A imobiliária cobra taxa para trocar o fiador?
A imobiliária não está cobrando taxa de troca ela está cobrando o aditivo contratual de alteração da fiança. Quem solicita a alteração arca com os custos e logicamente que você deve pedir recibo de prestação de serviços. Além de pagar o aditivo feito por advogado, ainda tem a analise de ficha do novo fiador que não é nada barato. Portanto você paga a análise de ficha, a alteração contratual a comissão da imobiliária. Cada profissional tem seu preço. Se vale mais a apena pagar a multa de desocupação analise o que lhe é mais vantajoso. Negocie. Tem imobiliárias que terceirizam todos os serviços e encarece.
Como interromper o contrato com imobiliária?
A saber: O primeiro mês de aluguel é a taxa de intermediação imobiliária para cobrir os custos da locação do imóvel, contrato, vistoria, anúncios, analise de ficha do pretendente e fiador e logicamente os honorários da imobiliária. Toda a imobiliária cobrar. Verifique o contrato de intermediação e administração imobiliária que deve constar a tarifa de intermediação de um aluguel e a taxa mensal de administração. Se nada constar no contrato de intermediação de um aluguel e nem na autorização da anuncio, então, aí sim não pode se cobrado. Se for esse o caso, notifique via cartório extrajudicial.
O locador deve cobrir prejuízos que a casa dele me causou?
A questão é que você sabia do problema e continuou(ou continua) residindo no imóvel, quando deveria ter desocupado e na justiça buscado ressarcimento. Agora somente negociação ou discussão judicial.
A imobiliária pode vender o imóvel usando meus moveis?
Os corretores sabem tirar fotos de forma a minimizar a visualização dos seus móveis e teus pertences pessoais devem estar guardados na hora das fotos. Se ela tem todos estes problemas com a justiça não vao vender.
Como posso denunciar corretor e construtora por enganação?
CRECI do estado é onde você faz a denuncia se tiver provas de que foi enganado.
O que fazer se o pagamento foi pago sem liberar o imóvel?
A quitação somente ocorre quando o dinheiro que está na conta do vendedor bloqueado for liberado pelo banco. Você leva a escritura para registro na matricula, o registro fica pronto, você devolve para o banco analisar se esta correto e este efetua a liberação do bloqueio na conta do vendedor e este desocupa e te entrega as chaves. Se você fez todo este procedimento e está tudo correto, em 5 dias uteis é liberado.
Caução pode cobrir multa de quebra de contrato?
Se o locador concordar sim. A caução cobre as despesas finais, inclusive de reforma do imóvel e portanto você não pode utiliza-la sem o consentimento do locador.
Como solicito não reajuste de aluguel?
Os aumentos não são abusivos, são legais, contratados e devidos visto que a economia brasileira está em crise(pelo menos para os mais pobres) e o locador não é obrigado a isentar você dos aumentos. Quando chegar próximo do seu reajuste envie por escrito ao locador uma solicitação de não reajustar seu contrato junto com seu comprovante atualizado de renda. Ele poderá negociar com você um reajuste menor, não concordar e aplicar o reajuste integral ou aceitar seu pedido. A decisão é do locador. Se você é bom locatário o ideal é manter você, mas nem todos pensam assim.
Complementar renda é o mesmo que ser fiador?
Não, complementar renda é o mesmo que ser locatário porque você assume todas as obrigações do locatário sendo solidário inclusive nas dividas. Eu particularmente entendo que "compor renda" seja uma manobra absurda que deveria sim ser considerado como dupla garantia, mas sou voto vencido na minha opinião. A justiça fecha os olhos pra a situação porque impedir a composição de renda implicaria em risco maior ao locador. Metade do país não conseguiria alugar um imóvel.
Qual a responsabilidade da imobiliária nesse caso?
A imobiliária é procuradora da sua mãe, representa a mesma em algumas situações. A questão é qual o motivo do processo?
Como emitir Darf sobre aluguel?
Depende você tem outras rendas? Podes usar o carnê leão.
Quanto tempo tenho para sair de aluguel atrasado?
Até que você entregue as chaves você paga aluguel e taxas. Não existe moradia de aluguel de graça, você paga até devolver o bem e encerrar o contrato. É a devolução das chaves que interrompe o pagamento. Se não conseguir desocupar a locadora deverá entrar com notificação via judicial e despejo por indaimplencia. Quanto mais ficar, mais vai dever. Na iandimplencia não existe o prazo de 30 dias. A desocupação pode ser a mais ráida possivel.
Qual tempo para deixar o imóvel?
Se ela vendeu, não é mais a proprietária e portanto quem tem que te pedir o imóvel é o novo proprietário concendendo a você 90 dias para desocupação. Artigo 8 da lei do inquilinato 8.245/91.
O dono da casa deve cobrir prejuizo de curto de luz?
Sim e para isso você deve chamr um eletrecista e solicitar um laudo para notificar o locador do estado da rede e solicitar a substituição.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini