Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Como faço para trocar imobiliária sem ter que consultar?
Não, não pode. Você tem que rescindir o contrato de administração com a atual. Entre em contato, informe que não deseja continuar a administração e solicite o distrato para o fim do mês. A imobiliária avisará o inquilino, ele pagará o próximo aluguel do qual será desconta dos valores finais de administração e toda a pasta da locação deverá ser entregue a você na assinatura do distrato. Se já tem nova imobiliária para administrar, eles se trocam informações.
Tenho direito ao fundo de reserva corrigido e restituído?
Somente 03 anos e deve ser devolvido com correção sem contar que por ser ilegal transferir para você a obrigação de pagar o fundo de reserva, a multa contratual é devida por infração legal. Como a cobrança de dividas da locação caducam em 3 anos já perdeste um ano em que pagou sem ser sua responsabilidade. Na justiça em decisão recente tanto o prezo prescricional foi mantido como a devolução corrigida também. A multa foi extinta.
Quanto tempo tenho para sair da kitnet?
30 dias para desocupação.
Consigo vender esse imóvel por meio de um financiamento?
Não. A casa não averbada impedirá a venda financiada até que você regularize a situação instituindo um condomínio no local ou fazendo o desdobro oficial na prefeitura.
Quais direitos de depósito?
Entrou do dia 21/06 e deu uma deposito de 1200 reais que é a garantia caução em dinheiro e no final do contrato deverá ser devolvida a você se não hpuver dividas e devolver o imóvel como recebeu. Como os 1.200,00 é caução em garantia, no dia 21/07 pagaste o aluguel dos 30 dias utilizados de 21/06 a 21/07 e assim por diante. Na saída terá direito de reaver os 1.200,00.
Tenho despesa se dividir a casa para os dois filhos?
Em torno de 6% do valor do imóvel. Escritura, registro e imposto estadual de doação.
Tenho o direito de pedir devolução de fundo de reserva?
Sim corrigido e peça imediatamente porque caduca em 3 anos o direito a pedir ressarcimento. A cada mês caduca um e os 7 meses já não podes pedir devolução. A justiça precisa ser acionada imediatamente.
Como suprir divida de condominio e tirar apartamento da justiça?
Algo tão simples de resolver é a divida de condomínio. Pede-se a proposta escrita do condômino devedor, leva para autorização em assembleia(ou já esta aprovado em ata como agir), faz um contrato de confissão de divida com protesto caso não cumpra o acordo e pronto... Agora não tem o que fazer a não ser quitar a divida de liberar seu imóvel de ir a leilão.
Como regularizar o imóvel invadido anos atrás?
Via usucapião. É preciso buscar um advogado para juntar toda a documentação que comprova e dar entrada judicial caso seu pai não tenha recursos. O direito ao usucapião pelo tempo transcorrido ele já tem, então é somente a formalidade legal para abrir matricula e adquirir a propriedade originária.
Posso ser despejada sem aviso prévio de 30 dias?
Aquele papel não tem mais valor, a casa foi vendida e quem deve pedir a desocupação é o adquirente concedendo um prazo de 90 dias para você desocupar, lei 8.245/91 artigo 8. Se ela não é mais a dona, não pode pedir a desocupação em 30dias. Se ainda não vendeu oficialmente ela pode pedir porque ainda é a locadora, porém tem que te dar o aviso de 30 dias novamente, aquele já venceu.
Empréstimo pode contar com renda de três?
Sim, porém a sua idade é a que valerá para fins de tempo de quitação do contrato. 80 - 67 = 13 anos para quitar.
O que posso fazer para obter escritura antiga?
Ação de usucapião onde a posse mansa e pacifica juntamente com o contrato com firma reconhecida vão ser validados. Junto a isso o imposto pago e consegue a propriedade do imóvel. Necessário advogado.
Quanto tempo inquilino pode ficar após pedir a casa?
30 dias para desocupação no fim do prazo ou prazo indeterminado.
Contrato de aluguel entre pai e filho existe?
Pode fazer sim, nada impede. Não existe herança de pessoa viva. O imóvel é de seu pai, ele ofereceu a você em troca de benfeitoria. Você reformou e usou por dois anos dos benefícios da reforma. Agora certem as contas e façam o contrato de locação. Se tens como comprovar os gastos que fez deve acertar com ele caso o uso do imóvel nesses dois anos não chegou a somatória de alugueis para fechar os gastos comprovados.
Se eu tiver 60 mil de entrada num imóvel de 140 mil ?
Você terá uma entrada de 50% do valor negociado o que exige que s chaves lhe sejam entregues porque esta pagando 50% do valor.
Porque eu pago mais de condomínio que o resto?
Seu condomínio utiliza a fração ideal no terreno como cálculo da taxa a pagar.
O que é permuta e como funciona?
Permuta é o mesmo que troca. Você tem um imóvel A e eu tenho um imóvel B, ambos de mesmo valor e resolvemos trocar. Fazemos uma escritura pública de permuta, recolhemos o imposto e trocamos os bens. Eu fico o A e você com o B. Digamos que o meu imóvel B tenha valor maior que o seu A, então eu exijo que na troca você me pague me dinheiro o valor a mais que vale meu imóvel. Chama-se Torna. Os preços dos imóveis são diferentes e para equiparar você me paga um valor X. Essa torna nunca poderá ser acima de 50% do valor do imóvel. Se for não temos permuta e sim compra e venda. Com dação(imóvel0 em pagamento.
Como conseguir matrícula de um imóvel?
No cartório de registro de imóveis da região de localização desse imóvel você pede uma cópia atualizada.
Usufrutuário pode locar imóvel?
Sim, pode usar, emprestar, alugar, ceder gratuitamente ou onerosamente e tem como dever fazer a manutenção e pagar as taxas e impostos.
Posso fazer a escritura em meu nome se estou comprando?
Olá, a lei de registros públicos tem o principio da continuidade onde a promessa de compra e venda obriga que o imóvel seja escriturado em nome de teu pai e depois ele aliena para você. Uma forma de cortar caminho pode ser a escritura de cessão de promessa de compra e venda. É preciso verificar o que vale mais a pena. Se o contrato de seu pai não for promessa registrada na matricula é preciso achar quem vendeu a ele para regularizar toda a situação.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini