Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Existe usucapião de usufruto?

Sinceramente não sei. O

Como funciona o reajuste de aluguel pelo IGPM?

É o acumulado do período aplicado sobre o valor do aluguel a cada 12 meses de contrato tendo como base o primeiro mês de contrato não importando o dia do inicio. Assim se o contrato inicio em outubro de 2019, em outubro de 2020 vais pagar o aluguel reajustado.

Oque posso fazer se a construtora atrasou entrega das chaves?

Depende, por lei ela pode atrasar 180 dias, mas é preciso verificar qual a causa do atraso. Se ultrapassou este prazo podes pela nova legislação desfazer o negócio. Na dúvida procure um advogado.

Quanto uma imobiliária cobra para alugar?

Depende da locação. Se o proprietário tem vários imóveis ou somente um. Varia entre 7% e 10%. Para imóveis de aluguel baixo também se opta por cobrar preço fixo.

Posso vender um imóvel na planta?

Sim, nesse caso você estará cedendo seus direitos pois o imóvel ainda não existe. Ao encontrar um adquirente o contrato deve ser feito via construtora.

Fiador perde imóvel

Sim, o único imóvel mesmo que bem de família não esta protegido pela lei da impenhorabilidade e estará sujeito a penhora e leilão.

Como fazer calculo de IPTU?

Você precisa verificar no site da Fazenda Municipal como é feito o cálculo do imposto. em geral eles informam a fórmula de cálculo.

Imóvel financiado vender

Sim, com o sinal podes quitar o financiamento ou o adquirente assumir o mesmo.

Qual o consorcio com a menor taxa de administração?

Desculpe, não tenho conhecimento suficiente para orientação em relação a consórcios.

Quanto tempo demora aprovação de financiamento?

Em geral 30 dias se toda a documentação estiver correta. Na prática esta sendo mais rápido.

Imóvel financiado pode alugar?

Sim desde que com a anuência do credor ou na ausência com prazo máximo de 12 meses porque após este prazo o banco credor não estará obrigado a cumprir o contrato. Se for MCMV faixa 1 não pode.

Como declarar no imposto de renda o aluguel recebido?

Aluguel é renda tributada e portanto informada em Rendimentos recebidos de pessoa física ou de pessoa jurídica. Se o locador tem outras rendas use o carnê leão para recolher o imposto mensal e depois exporta para a declaração. Se utiliza serviços da imobiliária ou Corretor autônomo lance a comissão paga no ano em pagamentos efetuados e o programa faz a dedução. IPTU e condomínio não se informa, mas se não é pago pelo inquilino deduz do aluguel antes de calcular o imposto.

Como saber se o imóvel ainda esta no meu nome?

Solicitando ao cartório uma certidão de propriedade imobiliária ou visualizando na internet a matricula imobiliária.

Posso vender imóvel com usos e frutos?

Somente se o usufrutuário assinar concordando, nesse caso temos a consolidação em nome do adquirente o o usufruto se extingue.

De quem é a responsabilidade de pagar o IPTU O locador ou o locatário?

O responsável tributário perante a prefeitura é o locador. No contrato de locação o locador pode transferir para o inquilino o dever de pagar enquanto estiver usando o imóvel.

Quanto custa o ITBI em Santo André?

2% é o índice utilizado na cidade.

Comprar imóvel sem escritura

Dependendo da situação sim pode ser que não se possa resolver e ser um grande problema, principalmente porque pode ser até uma fraude.

Onde achar a inscrição imobiliária?

O numero é o mesmo do cadastro municipal, na fazenda municipal.

Qual é o prazo para eu registrar em cartório?

Não tem prazo a não ser que seja determinado em contrato. Por segurança o faça imediatamente pois só é dono quem registra e quem registrar primeiro o será. A escritura pública pode ser feita mais de uma vez em cartório diferente então registre imediatamente.

Como descobrir o nome do dono de um imóvel?

Conversando com vizinhos, pesquisando na matricula imobiliária do imóvel.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini