Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Imóvel pode ser reprovado para financiamento?

Sim. O imóvel será dado como garantia e se ele não está em boas condições principalmente hidráulica e elétrica além de construtiva, será reprovado.

Como fica o contrato de locação quando o locador morre?

Os herdeiros do locador assumem automaticamente dando continuidade ao contrato até que o mesmo se encerrar quando poderão despejar o locatário.

O habite-se quem paga?

O contrato verbal é autorizado pela lei 8.245/91 e onde existe locação não existe usucapião, mas de qualquer forma sempre se faz necessário comprovar o negocio. O primeiro de tudo é que sua mãe mantenha em dia o pagamento do IPTU. Isso já afasta o risco e sempre e indispensável dar recibo de pagamento do aluguel. Como a locação é verbal recomendo que o recibo de pagamento seja feito em duas vias e ambas assinem. Contato via watts ou email também fazem prova da locação. O usucapião não é tão fácil quanto parece de conseguir. Por outro lado, locação verbal é pior ainda.

Posso pagar o seguro fiança do meu locatário?

Sim, existem locadores que pagam o seguro fiança para o inquilino e outros que pagam mas embutem mensalmente no aluguel o valor pago. Não há problema algum em fazer o pagamento.

Construtora pode reter chaves de comprador inadimplente?

Sim, é uma das condições do contrato a posse do imóvel mediante pagamento em dia e já existe decisão dos tribunais.

Posso cancelar contrato que só dei entrada na papelada na construtora?

Se já assinou o contrato a multa será paga da mesma forma porque o construtor já deu entrada na documentação junto ao banco que nesse caso entendo ser o financiador da obra. Não haveria multa se entra a assinatura e o cancelamento nãos e passou ainda 7 dias.

Imóvel doado com usufruto pode ser penhorado?

Que eu saiba a nua propriedade pode ser penhorada, o usufruto não. o que ocorre é que o direito de colher os frutos do imóvel como aluguel pode ser penhorado.

Posso fazer escritura de imóvel em outra cidade?

Em qualquer Tabelionato do País a escritura pode ser feita.

Compensa fazer consorcio imobiliário?

Depende do perfil do cliente. É preciso análise pois você não sabe quando terá seu imóvel.

Contrato sem multa rescisória

Neste caso sim, mas se for prazo indeterminado a lei te obriga a avisar com 30 dias de antecedência ou pagará um aluguel mais taxas a mais na desocupação. É lei 8.245/91, não precisa constar em contrato.

Quanto a imobiliária ganha na locação?

O valor que foi contratado de honorários. Depende de acordo entre as partes contratante

Quanto custa fazer uma ação de despejo?

O valor das custas da ação de despejo é 12 vezes o aluguel.

Coifa pode ser instalada em apartamento?

Sim, pode ser instalada e nos prédios modernos já tem toda a instalação.

Prédio sem elevador . Qual melhor 4 andar(Último andar) ou terrio? Só tenho essas duas opções

Se houver uma inundação ou estouro da rede de esgoto o pavimento térreo será afetado, se houver um vendaval o ultimo andar será afetado. O térreo tem menos privacidade e mais barulha, o ultimo andar na idade avançada vai ficar difícil por conta das escadas. Eu prefiro o térreo. A saber 4 pavimentos e três andares. Térreo = 1º pavimento

Pessoa acima de 70 anos pode vender imóvel?

sim, se não for interditada, não há qualquer problema.

Quanto custa um seguro fiança de aluguel?

em torno de um aluguel e meio, mas depende se vai pagar a vista todo o tempo de contrato ou anualmente.

O que olhar quando alugar um apartamento?

Hidráulica, elétrica e cupim. Depois os cômodos que batem sol(visite pela manhã).

Duvidas sobre termo de quitacao

O mais rápido possível pois é um documento que cancelada uma garantia fiduciária e o cartório após 30 dias de emitido PODE pedir atualização do documento e o banco irá te cobrar. Estranho terem te pedido para reconhecer firma do Termo de quitação quando pedem o reconhecimento na procuração do gerente.

O proprietário pode visitar o imóvel alugado?

Visitar não, isso poderia ser considerado uma perturbação da locação, mas pode vistoriar o imóvel para garantir que a manutenção esta sendo feita. Se você fizer uma vistoria anual por escrito atestando as boas condições do imóvel, não é abuso, marca dia e hora com antecedência e se houver consertos coloca por escrito para o locatário providenciar.

Se o inquilino não pagar IPTU ele sofre execução fiscal?

Não. O devedor tributário é o proprietário do imóvel. O inquilino sofrerá ação judicial de despejo promovida pelo locador por inadimplência se no contrato de locação existe a obrigação de pagar o IPTU.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini