Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Vender casa é mais dificil que apartamento?

Aqui em Porto Alegre, RS por questões de segurança e custos vender casas esta mais dificil que apartamentos novos ou usados. Isso já vem de alguns anos por mudança no perfil de moradia. As casas que mais "encalham" forçando uma redução de preço de venda são as construidas nas chamadas "Vilas" que agregam no máximo 10 a 15 casas construidas em bairros nobres e que por ter um custo muito alto com segurança oneram as taxas de condominio. Em geral estas casa não tem nenhuma infraestrutra. As casas com estrutura de clube são mais visadas e de maior poder aquisitivo o que também dificulta a venda. As casas com acesso direto a rua vendem mais fácil por conta do terreno que acaba no estoque de cosntrutores. Ouso dizer que agora que os comrpadores já conhecem as novas construções do mercado, em breve as casas voltarão a vender para quem deseja silêncio e privacidade que nos condominios novos é dificil de encontrar.

Quanto custa a vistoria de um financiamento imobiliário?

Depende do banco com o qual você vai financiar. Varia entre 3 mil, 4 mil, depende do imóvel.

Todas coberturas possuem piscina?

Em geral sim, mas é opção do seu proprietário.

Para quem é pago o IPTU?

Depende, se você é o proprietário paga para prefeitura se é o inquilino paga para o locador(imobiliária). A responsabilidade tributaria é do locador que por contrato de locação transfere ao locatário o dever de pagar.

Somente o comprador paga impostos na negociação de um imóvel?

O comprador paga o imposto municipal de transmissão e o vendedor paga o imposto de renda federal sobre o lucro que obtiver na venda do imóvel

Contrato de Exclusividade Imobiliária pode?

Sim, é perfeitamente legal a imobiliária somente querer trabalhar com exclusividade só que neste caso você deve exigir que seja colocado no contrato de intermediação imobiliaria quais serão os serviços que a imobiliária irá exercer, o prazo da exclsuvidade com ou sem renovação pelo mesmo período e estar ciente de que somente ela pdoerá vender mesmo que seja para um parente seu.

Imóvel a venda por 6 meses na imobiliária e nada ainda...

Tenho imóveis que já fecharam 05 anos e ainda não venderam. O que você deve fazer é avaliar com a imobiliária o que pode ser feito para que o imóvel obtenha interessados. No caso do imóvel que citei, ele se localiza em uma zona da cidade que passou com os anos a ser comercial, é antigo, não tem nenhuma infra estrutura, a garagem é escritura o que aumenta os custos de aquisição, o condomínio e IPTU é caríssimo e o mesmo esta muito velho. Baixamos muito o preço mas ninguém quer residir em um Apt grande sem infra. Reformar não adianta porque os que foram reformados também estão encalhados. Solução: manter alugado para não ter despesas até que se consiga uma oferta. Um dia vai vender. 6 meses é um prazo razoável. já houve tempo em que em 3 meses se efetivava a venda.

Quem faz a transferência de nome do imóvel é o corretor?

Como autônoma eu faço este tipo de serviço, presto contas e cobro conforme for contratada. Se fiz o agenciamento, venda e cuidei de tudo até a matricula está dentro da minha comissão contratada, se apenas fui contratada para cuidar disso, é outro valor e se somente faço contratos, cobro por este serviço. Tenho minha tabela própria.

Ao quitar um financiamento antecipado eu tenho desconto dos juros?

Os juros são aplicados a parcela mensamente junto com a correção. O saldo devedor que vem no teu boleto para quitação já é o valor final para o pagamento no vencimento do boleto.

Existe muito problema de vazamentos em apartamentos coberturas?

Moro no bairro que nasci, vi o mesmo se modificar, coberturas proliferaram e nenhuma delas no meu entorno teve este tipo de problema. Acredito que a manutenção é ponto forte para evitar infiltrações. 

Quais os problemas de um apartamento face sul?

Aqui no RS você viverá no frio, na umidade e no mofo. Apt para face sul não pega nada de sol no inverno e pega muito sol no verão. Seu imóvel será muito frio e úmido no inverno causando mofo nas paredes e te obrigando a maior conservação. No verão com a mudança da posição do sol ele terá a incidência do sol da tarde, muito quente. hoje em dia isso se resolve com ar condicionado split porém quanto mais sol no imóvel, mais tempo ligado, mais energia gasta.

O boleto do condomínio vai em nome do inquilino?

Não, o responsável é sempre o proprietário do imóvel não podendo ser emitido em nome de terceiros. IPTU e condomínio saem em nome do proprietário e nos casos de locação devem ser cobrados juntos com o aluguel. Não se deixa nas mãos do inquilino o boleto de condomínio e o carnê do IPTU, é problema na certa principalmente para proprietários que não costumam conferir se suas contas estão pagas. Algumas imobiliárias digitais deixam o boleto do condomínio em mãos dos inquilino impondo a estes que se houver chamada extra, que sejam pagas e depois serão reembolsadas. Isso é ilegal e pode causar um prejuizo ao proprietário do imóvel. É obrigação do locador separar as despesas. Tem imobiliária que devolve somente no mês seguinte sem correção. Absurdo.

Custo de documentação na compra de imóvel?

Em torno de 5% do valor do imóvel.

O que é banheiro com ventilação forçada?

Banheiro sem luz e ventilação natural sendo utilizado um aparelho que faz a troca de ar. A pior ciosa que já inventaram no mundo, na minha opinião.

Barulho do elevador apartamento último andar.

Em construções antigas até pode ser mas hoje já temos uma tecnologia moderna que impede que se escute qualquer ruido dos elevadores que por sianle stão cada vez mais silenciosos e rápidos. Aquela bateção de cabo, etc é coisa do passado.

Consigo baixar a hipoteca de um imóvel no cartório?

Sim, se você tiver a liberação do credor hipotecário podes dar baixa.

Qual a diferença entre área útil e área construída?

Área útil é a área interna do imóvel excluindo as paredes e você mede pelo piso. área construída é a área privativa do imóvel incluindo as paredes.

Quem paga o IPTU? Inquilino ou Proprietário?

Aquele que o contrato determinar. Se disser que é o inquilino este pago, se nada disser a despesa é do locador.

Qual a taxa de administração de locação de uma imobiliária?

É percentual variável, depende do imóvel e do valor que se alcança no aluguel. Gira entre 8% e 10% e até mais, é negociação entre as partes. Um Corretor de imóveis autônomo que trabalhe com locação provavelmente vai te cobrar 10% de comissão, mas com certeza com um atendimento bem diferente dos que imobiliárias prestam.

Quem paga a comissão da venda de imóvel?

Sempre é o vendedor(proprietário) do imóvel alvo se fizerem permuta ou acordado entre as partes por escrito algo diferente.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini