Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

A partir de quando um devedor é considerado inadimplente?

A partir do momento do vencimento da sua obrigação que não for quitada salvo se houver em contrato prazo determinado para que seja considerado em mora. Há contratos de aluguel comercial que prevê que o locatário seja considerado em mora após 2 dias do vencimento da obrigação e assim sendo este período exclui o mesmo como inadimplente. Hoje em dia é cada vez mais raro porém em contratos sem acompanhamento de profissional, muito comum.

O que fazer se a construtora atrasar a obra?

Ela pode atrasar até 180 dias após podes distratar o contrato

Consórcio ou Financiamento qual é melhor?

Financiamento, consórcio não tem prazo determinado para que você consiga ter certeza de estar residindo no imóvel. Compre o apartamento e coloque para alugar por temporada de no máximo 90 dias.

Cancelar contrato de exclusividade com Imobiliária?

Espere o prazo terminar e me desculpe mas se estes corretores tivessem mesmo clientes para o seu imóvel teriam procurado o corretor que está com a exclusividade para fazer parceria. Chamamos de "Fifith" que é quando eu tenho o cliente e você o imóvel. Fechamos uma parceria e a comissão é dividida 50% para cada. Da próxima vez que te ligarem questione a parceria porque ninguém rasga dinheiro sendo egoísta ao ponto de não fechar com os colegas.

Prazo para transferir um imóvel?

Depois de protocolar a escritura no cartório de imóveis de 15 a 30 dias se toda a documentação estiver correta. Já há liberação em prazo menor.

Toda cobertura é duplex?

Não, elas podem ser triplex ou simples.

Qual a vantagem de um apartamento face norte?

A vantagem vai depender do perfil do usuário do imóvel. Se você é uma pessoa que gosta de acordar cedo e ficar em casa pela manhã, a face norte vai te trazer o sol da manhã que no inverno vai aquecer teu imóvel com luz natural e no verão estando o sol mais alto, vai trazer menos calor porque ele não irá bater direto dentro do imóvel. Se você dorme o dia todo acordando no inicio da tarde para ir trabalhar a noite, o sol norte não terá vantagem alguma. Já o sol da tarde Oeste irá iluminar teu imóvel enquanto estiveres acordado porém, com mais calor no verão. È preciso analisar o perfil do adquirente para saber qual a melhor localização.

Preciso avisar que vou sair de imóvel alugado?

Sim, pela lei 30 dias antes salvo se você sair antes do término do contrato pagando multa onde poderá entregar as chaves sem o aviso antecipado. Se for desocupação com isenção da multa o aviso de 30 dias é obrigatorio nos casos de trasnferência pelo emrpegador público ou privado, se for rpazo indeterminado ou após xx meses de contrato 30 dias.

O boleto do condomínio vai em nome do inquilino?

O boleto do condominio é emitido em nome do proprietário do imóvel e enviado para a imobiliária de locação que lançará o valor no boleto do aluguel que vai em nome do inquilino tendo a imobiliária como sacado e o nome do locador como beneficiário dos valores pagos constantes no boleto. Se você locar direto com o proprietário o boleto vem no nome do locador porque este é o devedor principal, mas já vi condomínios emitindo boleto em nome de inquilinos só que na justiça o condominio somente pode cobrar o proprietário e portanto é um erro.

O INQUILINO DEVE DEVOLVER O APARTAMENTO PINTADO?

Somente se tiver recebido com pintura nova e constar no contrato escrito ou vistoria inicial. A ausência de vistoria inicial onde conste pintura nova impede o locador de exigir o mesmo na devolução do imóvel. Se não houver vistoria inicial o contrato deve prever em cláusula que o imóvel foi entregue com pintura nova e assim deve ser devolvido citando cor, tipo de tinta das paredes e esquadrias e marca da tinta.

O INQUILINO DEVE DEVOLVER O APARTAMENTO PINTADO?

Completando minha resposta mais acima, em SP já há decisões judiciais que favorecem o inquilino considerando a pintura nova desgastada pelo uso do imóvel como desgaste de uso e não havendo dano provocado pelo locatário este fica dispensado de pintar tornando sem efeito a cláusula que exige pintura. Talvez por isto as empresas de seguro fiança não cobrem na justiça os locatários. Aqui no RS os julgados continuam favorecendo o locador se constar em contrato.

Apartamento ou Sobrado geminado?

Isso vai depender do que você deseja fazer com o apartamento, localização, se mobiliado ou não.

Na matrícula do imóvel consta o nº do IPTU?

Sim, consta o numero do cadastro do contribuinte ou seja quem consta como proprietário do imóvel. 

Contas de consumo na locação de imóvel?

Se constar em contrato o que recomendo seja feito, sim deves transferir para teu nome e na desocupação após a vistoria final pede o desligamento e conta final para quitar. Todo o cuidado quando a locação é feita em nome de quem tem abalo de crédito pois pode não ser possivel ligar a luz em nome do inquilino, isso ocorre em locações direta com o proprietário.

Apartamento um por andar é ruim?

Parto do principio que quanto menos apartamento maior a despesa condominial então tudo vai depender dos teus rendimentos. Eu acho fantástico os imóveis 1 por andar com elevador exclusivo por código de acesso, mas o custo é muito elevado.

Qual a diferença entre eu vender meu imóvel por imobiliária ou corretor autônomo?

Depende, a imobiliaria tem toda uma infraestrutura que o corretor autônomo pode não ter, inclusive juridica. Há corretores autônomos como eu que tem um suporte por trás que garante meu atendimento. Em ambos o comissionamento pode ser o mesmo mas nada impede que seja negociado. 

Qual vem primeiro? Pagamento ou Escritura?

Primeiro se paga o sinal e assinado o contrato particular com as regras acordadas entre as partes, depois se providencia a documentação completa e escritura e na assinatrua da escritura quita-se o preço. a última etapa é o registro da escritura pública no cartório de imóveis. Quando não envolve profissional do ramo, somente se paga no ato da escritura e jamais se entrega as chaves antes disso.

Quando eu pago o ITBI de um imóvel financiado?

No ato da compra junto com o contrato fornecido pelo banco para ser assinado. 

A imobiliária pode pedir exclusividade para vener meu imóvel?

A proprietária é você e quem dita as regras é você. Pedir exclusividade e te dizer que só aceita teu imóvel desta forma é um direito do profissional que trabalha somente assim. A você cabe aceitar ou não. Há vantagens e desvantagens. Para aceitar deves no minimo exigir que a imobiliária te dê compensações como arcar com os custos dos anúncios e mante-los em atividade durante o prazo da intermediaçãodas, pagar e providenciar tuas certidões e do imóvel na venda, manter o imóvel arejado e limpo para visitas e um prazo de nominimo 6 meses para vender sem renovação automatica.

Todos prédios possuem apartamento cobertura?

Não, há prédios que não possuem cobertura, alguns inclusive tem a área social no terraço do prédio.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini