Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

QUAL MELHOR TAMANHO DE APARTAMENTO PARA INVESTIR?

Sim, apartamento perto de universidades.

O que significa a expressão apartamento Face Norte?

a face norte é a que recebe o sol da manhã até o inicio da tarde ou seja, no inverno o imóvel é quente e no verão nem tanto. O fato de ser de frente para a rua não significa ser face norte, o meu por exemplo é de frente para a rua e a face é leste(nascer do sol). O que deves fazer é informar ao Corretor que deseja imóvel de frente e os horários que você esta em casa para ele procurar o com melhor sol.

Qualquer pessoa pode emitir a matrícula de um imóvel?

Sim e não precisa ir ao Cartório. Com o número da matricula ou nome e CPF da pessoa você consegue via internet. Pessoalmente podes fazer também a busca pelo endereço do imóvel. Muitos cartórios já não fazem a busca desta forma e assi  preisas pedir a matricula atualizada informando seu número.

Financiar imóvel usado tem taxa mais cara que imóvel novo?

A taxa de juros não é vinculada ao imóvel e sim ao perfil do cliente tomador do financiamento

Em que momento eu devo pagar a comissão do corretor?

O negocio se concretiza com a assinatura do contrato particular com o pagamento do sinal. Escritura e registro é ato formal de transferência da propriedade. O corretor tem o direito de receber a comissão no pagamento do sinal e até por isso este sinal sempre abrange a comissão e um percentual para o proprietário.

Posso fazer a transferência de um imóvel em qualquer cartório?

Não, você deve fazer o registro no cartório de imóveis da circunscrição deste imóvel, isto é, no RGI (cartório de registro de imóveis)do zoneamento do mesmo. Como você sabe onde fica? Pelo endereço do imóvel. Qualquer cartório te informa no site.

É OBRIGATÓRIO TER UMA IMOBILIÁRIA PARA ALUGAR MEU APARATAMENTO?

Não é obrigatorio, mas recomendável se você não tem o menor conhecimento de legislação e prática nas locações imobiliárias. A grande maioria dos locadores que me procuram são sempre pessoas que "acham" que o profissional é dispensável e que basta um contratinho de internet e se quer tem conhecimento das obrigações do lcoador frente a lei. Se você tiver um contrato bem feito com uma vistoria minuciosa e orientação adequada siga em frente. 

É o corretor quem colhe as assinaturas e recohece firma?

O Corretor acompanha, mas a obrigação é das partes e hoje em dia se pode fazer tudo eletrônico.

O corretor assina o contrato de compra e venda também?

Não, assinam as partes comprador, vendedor e testemunhas. nos meus contratos consta que a venda foi intermediada por mim e meus dados em clausulas especifica e quem me paga a comissão.

Quem deve emitir a certidões?

Vendedor e comprador emitem suas certidões. Imobiliária e Corretor somente se foi acordado entre as partes.

É o corretor que faz o contrato de compra e venda?

Se for qualificado para tanto sim, o Corretor autônomo fará o contrato particular além dos trâmites. Se este trabalha com imobiliária, esta providenciará o contrato junto ao seu jurídico.

Apartamento em rua de feira é mais barato?

Não, não deveria até porque a feira não é uma constante, pode inclusive ser um facilitador. Quem me dera ter uma feira na rua da minha casa.

Venda com exclusividade é melhor?

Não é que ele vai dar mais importância, ele irá trabalhar teu imóvel especificamente sem correr o risco de investir na venda e um terceiro vender antes dele. Com a exclusividade ele vai a luta e se terminado o prazo não tiver vendido o prejuizo do que gastou é problema dele.

Apartamento de frente é mais caro?

Não necessariamente. Um apt de frente em uma rua movimentada vai ter preço menor por conta do barulho.

Qual a diferença de apartamento na planta e lançamento?

Imóvel na planta é aquele que ainda não foi iniciada a construção. Lançamento imobiliário é o projeto de publicidade que demonstra para os interessados o que será oferecido como investimento. O lançamento costuma ocorrer quando toda a documentação da Incorporação já esta arquivada no cartório de imóveis.

Qual andar é mais barulhento o 1º ou o 20º andar?

A não ser que você tenha um vizinho barulhento não acho que os andares mais altos concentrem mais barulho.

A construtora é quem faz a documentação do apartamento que comprei com ela?

Sim, o construtor cuida de tudo e é costume fazer uma festa para entrega da documentação e chaves. Os custos em geral são seus com a chamada ultima parcela, parcela de chaves.

Qual sol é melhor, sol da manhã ou sol da tarde?

Isso depende de quem está comprando ou alugando o imóvel. Uma pessoa de idade avançada que dorme a maior parte da manhã poderá preferir um imóvel  com sol da tarde quando já estará acordada utilizando o imóvel já que hoje a questão calor frio se resolve com ar split. Em geral as pessoas querem sol leste norte na área privativa com o norte atingindo a área social e o sol da tarde oeste na área de serviço. 

Um apartamento que está em um prédio construído há 30 anos é antigo?

Um prédio pode ser da década de 70 o que o considera antigo mas ser muito bem cuidado.Se os condôminos fazem as devidas manutenções e atualizações mesmo sendo antigo ele te dará menos despesa. Se o prédio é novo ou não e os proprietários não fazem as devidas reformas, o problema vai surgir igual. De uma forma ou outra fundo de obras é sempre obrigatorio para evitar despesas repentinas.

A partir de qual tamanho um apartamento é considerado de alto padrão?

A metragem não determina o alto padrão e sim o material empregado na construção, infra disponível, metragem, localização enter outros

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini