Alvim Leste Imóveis
21.891 Respostas
Agradecimentos: 217.315 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 3134 (14%)
Participante desde: 05/2022
Alvim Leste Imóveis está entre os TOP 10 imobiliárias sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Jurídico Imobiliário. Imóveis. Negociação. Condomínio. Locação, entre outras. Possuindo um total de 0 artigo publicado e mais 21.888 respostas em nosso fórum.
Pode usar FGTS para compra de imóvel usado?
Sim, é possível. As exigências são as mesmas de imóvel novo de forma que procure um agente financeiro ainda que a compra seja à vista.
Quem não precisa pagar o IPTU?
IPTU é um imposto municipal e cada prefeitura é livre para estipular suas leis municipais. E nós temos hoje 5. 568 municípios no Brasil. Você realmente precisa ver na legislação municipal da prefeitura onde se localiza o seu imóvel se tem ou não direito à isenção, feito?
Como eu faço para reajustar o valor do aluguel?
De acordo com o contrato assinado pelas partes. A lei só proíbe moeda estrangeira, variação cambial e salário mínimo.
Qual índice para reajuste de aluguel comercial?
NÃO PODE: moeda estrangeira, variação cambial e salário mínimo. Qualquer outro índice pode ser pactuado pelas partes.
Quanto tempo a justiça estipula para o inquilino desocupar o imóvel?
Não dá para precisar tempo quando se trata de justiça. Alguns meses com certeza. Só que processos são públicos e se você for despejada de um imóvel terá dificuldade para locar outro. Sua locadora não pode te por para fora; num processo judicial, num primeiro momento, será dada a você a chance de purgar a mora (pagar a dívida) e continuar com a locação (e essa facilidade só poderá ser usada novamente após 24 meses). Vale ressaltar que por ser imóvel da CDHU a própria CDHU pode se opor à locação, caso o imóvel ainda não esteja quitado, o que vai prejudicar imensamente a locadora, podendo leva-la a perder o imóvel. Ainda: conta de consumo (luz por exemplo) deveria estar no seu nome e não no nome da locadora, o que afasta despejo só por causa disso.
Quanto tempo tenho para desocupar imóvel de aluguel?
Diga ao seu locador para ver o artigo 47 da lei da locação. Se ele cortar sua luz você o processe.
Um imóvel doado pode ser vendido?
Depende da doação. Se foi doado com cláusula de inalienabilidade o donatário não vai vendê-lo nunca.
Qual a porcentagem do ITBI sobre o valor do imóvel?
Imposto municipal, que varia dentre os mais de cinco mil municípios brasileiros. Na cidade de São Paulo 3%.
Tem como não pagar ITBI?
Se o ITBI for devido a própria prefeitura não pode dispensa-lo. Porém a própria lei pode estipular alguns casos de isenção. Só que é um tributo municipal então você veja na prefeitura onde se localiza o imóvel.
Posso alugar um quarto de um imóvel que eu alugo?
Veja o que o seu contrato de locação diz sobre sublocação. Muitos contratos proíbem isso.
Pagando o caução do mês, o inquilino tem direito a ficar 30 dias no aluguel?
Se ele pagou o caução esse valor deve ser restituído a ele; de rigor corrigido pela poupança após o final do contrato e vistoria do imóvel. Como você já começou não fazendo contrato veja se não é uma boa ideia em vez de devolver o dinheiro compensar em tempo de uso. Eu desaconselho totalmente contratos verbais entre amadores.
Como faço escritura de um terreno?
Se você o adquiriu de forma regular em cartório de notas. Se existe alguma situação peculiar inicie outra pergunta dizendo como o terreno foi adquirido.
A prefeitura pode tomar um imóvel por falta de pagamento do IPTU?
Sim, pode. E frequentemente o faz. Isso porque IPTU é uma dívida do imóvel então é o imóvel quem responde pela dívida.
Posso comprar um imóvel em processo de separação?
Pode sim, porém na documentação ainda sairá o nome de ambos os cônjuges.
O que eu faço para passar o imóvel para meu nome?
Eu precisaria saber como você adquiriu o imóvel. Se por herança necessário inventário.
Venda da casa por valor menor que declarado na caixa. É possível?
Tecnicamente esse tipo de situação é irregular. Evidente que para todos os efeitos a transação será tributada pelo valor "oficial" da venda.
Como faço para calcular o reajuste do aluguel?
Use o site "calculoexato" que é bastante intuitivo.
Certidões negativas de imóvel quem paga?
A maioria é de graça. Mas como não são documentos obrigatórios pagará por elas quem as solicita. Se você é o comprador, dada a importância envolvida, aconselho enfaticamente que você as tire.
Pode passar imóvel para menor?
Se o imóvel está quitado pode. E a doação será facilmente anulada se o que se pretende é burlar direitos de terceiros, principalmente credores.
De que maneira posso procurar casa para comprar?
Sites de buscas, imobiliárias, placas.
Envie uma mensagem para Alvim Leste Imóveis