Cosimo Ciminelli

Cosimo Ciminelli

846 Respostas

Agradecimentos: 593 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 50 (6%)

Participante desde: 07/2023

SOBRE O RESPONDEDOR:

Cosimo Ciminelli é Corretor de Imóveis com formação em Engenharia mecânica e direito, está entre os TOP 200 corretores(as) com amplo destaque em áreas como: Jurídico Imobiliário, Negociação, Financiamento, Imóveis, Condomínio e etc, possuindo um total de 6 artigos publicados e mais 846 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2020 atuando principalmente nos bairros Bairro alto, colombo, pinhais, sta cândida e boa vista, e já trabalhou em empresa como: Lucas girling gmbh.

Quanto tempo a construtora pode atrasar a entrega do imóvel?

180 dias, depois disso, multa, indenização etc. Converse com um advogado.

Como comprar imóveis pelo SFH?

É só fazer pedido em um banco ou correspondente bancário. Eles irão solicitar alguns documentos para fazer uma analise financeira do pretendente o financiamento. A analise será feita, num primeiro momento, por meio de um SIMULADOR disponível no site da CAIXA; O SIMULADOR irá fornecer o valor do financiamento que poderá ser obtido com a renda declarada, o valor da prestação e o prazo do financiamento.

Como faço um contrato de compra de estabelecimento?

Seria importante saber se para "estabelecimento" o leitor entende o imóvel ou à atividade nele praticada ou aos dois? No primeiro caso estaríamos na frente de um normal contrato de compra e venda de imóvel urbano regulado pela Lei do Inquilinato, enquanto que no segundo, trata-se de contrato de trespasse pertencente a área do direito empresarial. No último, as duas coisas juntos. O que me sinto de aconselhar é de conversar com um advogado, pois nenhum dos 3 casos são de pouca importância e deve-se evitar erros para não ter graves problemas no futuro.

Onde posso obter uma nova escritura de imóvel?

Seria importante saber se o leitor com "nova escritura" entende dizer segunda via ? Neste caso é só ir no cartório de notas onde foi lavrada a escritura pública de compra e venda do imóvel e pedir uma copia.

Onde fazer o curso para corretor de imóveis?

Não faltam escolas que oferecem este curso, é suficiente entrar no google e digitar "curso para corretor de imóveis" e aparecerão várias opções. Seria interessante verificar se a CRECI de seu Estado organiza este curso ou qual escola eles indicam.

Quais os procedimentos para registrar um terreno?

Se o valor do imóvel, do terreno neste caso, for superior a 30 salários mínimos, o registro na matricula do imóvel poderá ser feito somente se é presente o Titulo que, no caso, é representado da Escritura Pública lavrada pelo Tabelião de Notas em Cartorio de Notas.

Empréstimo com garantia de imóvel para pessoa jurídica?

Funciona da mesma maneira da pessoa física. A PJ, apesar de ser uma ficção do direito, não deixa de ser uma pessoa, logo, pode obter um empréstimo. A instituição financeira demandada para conceder o empréstimo fará uma analise dos balanços da PJ para entender se atividade da mesma gerá um faturamento e um cash-flow suficientes para pagar, alem de todas as outras despesas correntes, a despesa relativa à amortização do empréstimo. Não é raro que os bancos requeriam que os sócios ou pelo menos um dos sócios da PJ sejam avalistas. Independente do sócio aceitar ser ou não avalista, se a analise dos balanços for positiva, eles concederão o empréstimo. Por tal empréstimo é de praxi oferecer uma garantia e, a mais usual, é a hipoteca ou alienação fiduciaria sobre um imóvel. O valor do empréstimo que o banco irá conceder será mais ou menos a metade do valor do imóvel dado em garantia. Isto porque, em caso de inadimplencia, o imóvel será levado a leilão por um valor menor ao de mercado para ser atrativo e ser vendido rapidamente.

Como eu posso solicitar matrícula antes do locar?

Diretamente para o locador ou para a imobiliária que administra a locação do imóvel ou no cartório de registro de imóveis da circunscrição do imóvel.

Quais meus direitos e deveres ao sair de um imóvel? Devo pagar multa?

É importante ver o que o contrato de aluguel diz mas, se o contrato foi feito de acordo com a Lei do Inquilinato, não, no caso em tela não é necessário pagar a multa pois não teve rescisão antecipada, ou seja, o inquilino está saindo após o vencimento num contrato a tempo determinado de 30 meses. Após o vencimento, o contrato torna-se "a tempo indeterminado" podendo ser denunciado por ambos as partes sem especifica razão, dando aviso de 30 dias a outra parte.

O que fazer para ser corretor de imóveis?

Fazer o curso, fazer o estagio numa imobiliária, fazer e superar a prova e se inscrever no CRECI do próprio Estado.

Posso vender meu imóvel com usufruto?

Se o usufruto é vitalício, em pratica o que pode-se vender é a nu propriedade pois o direito de usufruir do imóvel continua com o usufrutuário. Outra possibilidade é que o usufrutuário participe do negocio renunciando ao usufruto.

O que eu posso fazer para comprar casas no leilão da caixa?

Pesquisar no site da Caixa "Imóveis da Caixa" até encontrar um imóvel de interesse. Dependendo da modalidade do leilão, poderá participar do leilão presencialmente ou on-line. Nos casos de "Venda Direta" e "Venda Direta on-line", poderá presentar oferta por meio de corretor autorizado pela Caixa que, neste caso, receberão comissão paga pela Caixa. Nos outros casos, a coisa melhor é conversar com o gerente da filial da Caixa escolhida ou com um corretor autorizado pela Caixa.

Como fazer para conseguir crédito imobiliário com renda de 2.500 reais?

O Programa de Financiamento Minha Casa Minha Vida permite obter financiamento a partir de renda até menor que R$ 2500, 00. A coisa melhor é fazer uma simulação com o Simulador da Caixa ou com a ajuda de um corretor de imóveis que utilizará o mesmo Simulador. O Simulador é um programa on-line que quando alimentado com as informações requeridas como, renda, valor do imóvel, localização do imóvel, composição familiar, anos de FGTS etc, imediatamente informa sobre valor da entrada (que em algumas situações pode até ser ZERO), valor da prestação, valor do subsidio do Governo e prazo de amortização. Tem um artigo meu aqui no portal sobre "entrada ZERO".

O que devo fazer caso proprietário não envie calculo referente a quebra de contrato?

Antes de mais nada precisa ler o contrato para verificar as condições pactuadas, notadamente quanto ao prazo, a forma (tempo determinado ou indeterminado), se é prevista multa em caso de rescisão antecipada do contrato e tempo de pre-aviso. Converse com um advogado, permita que ele analise o contrato e, juntos tomarão as providencias mais adequada. Provavelmente o advogado, depois a analise do contrato, irá enviar para o locador uma notificação, convidado-o a fazer alguma coisa em um determinado tempo e, em caso dele não fazer, o inquilino reagirá de uma certa maneira.

Como fazer o financiamento de um apartamento pela Caixa Econômica?

A primeira coisa a se fazer é uma simulação. Esta pode ser feira sozinhos ou com a ajuda de um corretor de imóveis. Tem um programa na internet chamado de "Simulador da Caixa" que permite de, após de alimentar o programa com as informações requeridas, obter informações como: prestação mensal, taxa de juros, valor da entrada, prazo do financiamento etc. Se estas informações forem interessantes para o requerente do financiamento, é só entrar em contato com o gerente de uma filial da Caixa ou com uma imobiliária "Caixa Aqui" para deixar os documentos necessários e fazer pedido de financiamento.

Qual a vantagem do financiamento de imóvel novo?

O Programa de financiamento MCMV (Minha Casa Minha Vida), oferece uma taxa de juros um pouco mais baixa para imóveis novos construídos com recursos da Caixa.

Onde denunciar cartório de registro de imóveis?

Corregedoria Geral de Justiça do Estado.

Como mudar o nome do titular da conta de água?

Nas Ruas da Cidadania espalhadas pelos bairros da cidade, encontra-se ponto da Companhia da água. No Paraná a Sanepar. Nestes pontos é possível fazer a troca de titularidade apresentando os documentos pessoais e o titulo de propriedade do imóvel ou o contrato de locação. È possível fazer esta troca também pela internet, notadamente no site da Companhia antes mencionada.

32743 cosimo-ciminelli