Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Como funcionam os títulos de capitalização para locação de imóveis?

Você compra o titulo com pagamento a vista no valor entre 6 e 15 alugueis, o valor é decidido pelo locador. Este titulo é dado em garantia de pagamento da locação. No término do contrato o termo de quitação é entregue ao inquilino que reconhecerá firma do locador e entregará na seguradora liberando o titulo da garantia. Recomendo sempre que o prazo do contrato seja múltiplo de 12 porque se você resgatar o titulo antes de completar cada período de 12 meses perderá parte do valor. Faça contratos de 12, 24,36 etc meses.

Posso revender meu apto na planta antes de ser entregue?

Depende. Se o construtor já deu entrada no habite-se a resposta é não. Você terá que escriturar em seu nome e somente depois vender. Se o construtor ainda não deu entrada no habite-se você pode fazer uma "cessão de direitos imobiliários". É obrigatório que o processo seja feito via construtor e logicamente que ele cobra para fazer a transferência e alterar toda a documentação na matricula do empreendimento.

O que precisa para passar a conta de luz para o nome do inquilino?

Contrato de locação escrito com clausula especifica e reconhecimento de firma das assinaturas. O locatário com o contrato passará a energia para o nome dele via site ou direito na companhia.

Como funciona a questão do aluguel de imóvel.

Sua locação é pague e more então os 30 dias são remunerados e ela deve pagar.

Minha parcela pode aumentar 300 reais em apenas 6 meses meses mesmo com a pandemia?

Ele seria decrescente se a inflação estivesse sobre controle, a TR zerada e a Selic em 2%. Ocorre que existe crise financeira, a inflação esta subindo e a Selic fechou hoje em 6,25%. A poupança é remunerada por 70% da Selic mais os juros fixados. Por isso suas parcelas estão subindo tanto. Procure o banco para saber se podes fazer pausa no financiamento ou alguma outra situação porque as previsões não são muito boas.

Como alugar um imóvel tendo o nome sujo?

Direto com o proprietário de um imóvel.

Quanto custa para desmembrar um terreno?

Se a pintura é devida e você não fez o locador pode reter a caução e discutir na justiça se você não concordar. Se concordar então solicite termo de encerramento e quitação do contrato e devolução da caução. Não esqueça de informar o Corretor que a caução deve ser corrigida pela poupança antes do desconto. Você deu 1 mil reais e tenha ou não sido depositado em poupança deve ser corrigido pelo locador e depois descontado o valor da pintura.

Como comprar imóvel sendo casado?

Não. O regime de bens obriga que a esposa participe do contrato e a renda se junta a sua para fins de juros.

Por que preciso pagar esse valor se não usei água nem luz?

Foi o combinado e esta correta a cobrança. O dia que você se mudou não importa. Você alugou um imóvel e com a assinatura do contrato já esta valendo o que nele consta. A sua opção de mudar logo ou no mês seguinte não interfere no acordo. Se queria que valesse no futuro teria que ter colocado em contrato.

Isso é normal o corretor de analise demorar10 dias?

O que era excelência está virando bagunça. Uma análise de ficha se faz em 48 horas e já é muito tempo. Algumas digitais ficam juntando proposta para enviar dias depois ao proprietário para que este escolha o locatário. Tem proprietário sendo prejudicado por estas empresas digitais que descumprem a lei do inquilinato cobrando tarifas ilegais e ficam rifando o imóvel em busca de melhores preços. Na hora que a bomba estoura, jogam a culpa no proprietário que escolheu e aprovou. Tem muita gente boa, mas tem muita gente ruim.

Se eu quiser sair de um imóvel qual o prazo máximo eu tenho?

30 dias é a notificação de desocupação por denuncia vazia. Se o prazo está vigente não precisa aviso de 30 dias é só, se mudar, reformar, entregar as chaves e pagar a multa.

Caso eu decida por sair do imóvel qual o prazo máximo que tenho para sair?

Sim. Se quiser sair deves dar aviso de 30 dias ou o locador vai te cobrar um aluguel a mais pela ausência do aviso. Esse prazo vale para contratos que já estão em prazo indeterminado. O "...a qualquer momento se o locador solicitar o imóvel..." está errado. Durante o prazo do contrato o locador não pode pedir o imóvel. Para uso próprio(artigo 47) na justiça você consegue 06 meses para desocupar. Se o imóvel for vendido o adquirente te dá 90 dias(artigo 8) lei 8.245/91.

Quanto vou pagar pelo atraso de 5 dias de aluguel ?

Depende do valor do aluguel, da multa e dos juros que consta no contrato.

Quantos dias tenho q sair se o mês já foi pago?

Errado. Ela tem que te dar 30 dias para desocupação.

Por que corretor precisa fazer curso?

Porque a profissão é regida por lei e obriga a ter habilitação técnica.

Contrato de aluguel anual, qual melhor modelo?

Vamos pelo mais importante. Se a pessoa não pagar você pode despeja-la, mas se ela não sair você tem que recorrer a justiça porque não pode invadir o imóvel e joga-la na rua. Locação é um negocio regida por lei especial. Você passa a posse direta para o locatário e a retomada dessa posse é de acordo com a lei. Portanto quanto melhor o contrato menor o risco. Analise de ficha rigorosa do lcoatário, garantia contratual, renda de no mínimo 3 vezes o aluguel, excelente contrato e conhecimento da lei do inquilinato. O prazo do contrato depende do que você deseja fazer com o imóvel. Não registra me cartório, mas reconhece firma de todos.

Imóvel financiado pode ser penhorado para pagar a dívida trabalhista?

Não. A garantia por alienação fiduciária impede a penhora, porém após quitação o mesmo fica livre.

Como passar o nome da conta de luz para outra pessoa?

Se é locação direta ambos podem ir para a companhia ou via internet o lcoatário transfere para o nome se houver clausulas contratual.

Posso mudar um imóvel de vender para alugar?

Trocou o certo pelo duvidoso. Pode alugar novamente sem problemas.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini