Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Posso alugar um quarto em meu apartamento?

Se você é o proprietário, sim pode alugar porém não esqueça de fazer analise de ficha do pretendente porque locação é um negócio e é preciso cautela.

Como fazer para tirar o inquilino inadimplente?

De forma rápida abrindo mão de algo em troca de ele desocupar em no máximo 10 dias. Podes oferecer algo para que ele entregue as chaves logo. Se por exemplo, ele deve um aluguel proponha isenta-lo se sair rapidamente. O importante é desocupar e reaver seu imóvel. Se não quer reaver rapidamente abrindo mão, a ação judicial de despejo é a solução cumulado com cobrança. Além de pagar o advogado com honorários contratuais iniciais vais ter que esperar alguns meses com o inquilino residindo no imóvel.

Imobiliária aceita alugar casa sem escritura?

É um alto risco. Se houver documentos suficientes para comprovar a posse, pode, mas a analise é mais rigorosa e qualquer problema não é aceito.

A proprietária pode me coagir dizendo que não posso ouvir o meu som.

Qualquer ruído na tua casa ou apartamento deve se limitar a somente você ouvir. Se teus vizinhos estão ouvindo é porque o som está chegando até eles e tens que diminui. Não é questão de contrato é lei, direito de vizinhança, lei municipal do silêncio e principalmente bom senso da sua parte. Se gostas de ouvir som alto e dar festa, um imóvel mais afastado é uma ótima opção para alugar. A locadora tem por dever manter a boa vizinhança entre seus locatários.

Podem cobrar reajuste após o encerramento do contrato?

Ilegal. Se o reajuste não é aplicado na data correta, ele pode ser aplicado posteriormente, somando os índices, mas somente vai incidir sobre os alugueis futuros, nunca retroativo. Os que já foram pagos na época em que deveria ter ocorrido o reajuste não pode, sob risco de enriquecimento ilícito do locador. Não pague. Como você está desocupando o reajuste não pode ocorrer porque não haverá alugueis futuros. Se fosse continuar no imóvel, somaria-se o índice de cada ano e aplicaria sob aos futuros. Uma rápida busca na internet e você terá as decisões e jurisprudência dos tribunais.

O pagamento do depósito cobre o primeiro aluguel?

O deposito é único e permanece como garantia. O aluguel segue sendo pago normalmente porque a locação continua.

Como deve ser utilizado o compromisso de compra e venda?

Quando o negócio permite pagamento de sinal de alto valor e recebimento das chaves antes da conclusão e quitação. Nesse caso, o Compromisso deve ser irrevogável e irretratável já que não permite arrepender-se. Se permitir desistir do negócio então utilize a Promessa de Compra e Venda.

Posso vender um apartamento que comprei na planta?

Você pode fazer uma cessão de direitos se ainda não foi dado entrada no habite-se. Obrigatoriamente tem que passar pelo construtor porque toda documentação deverá ser feita em nome do cessionário. Tem custo e quem paga é o interessado. Você pagará ITBI sobre o valor que já pagou até assinar a cessão e o interessado pagará sobre o que irá assumir. Contate o vendedor/construtor.

Pode descontar do caução mesmo com reajuste atrasado?

Pergunta duplicada. Já respondi que é ilegal. Somente pode ser aplicado em alugueis futuros, retroativo nunca. Se a imobiliária esqueceu, prestou um mau serviço e ela que vai responder pelo prejuizo do locador.

Quanto tempo eu posso ficar no imóvel sem pagar o aluguel?

Não, não tem. O aluguel segue sendo pago mensalmente na data do vencimento. Desocupação de imóvel não te dá o direito de isenção do aluguel, segue sendo pago até devolver as chaves.

Posso cobrar multa quando o inquilino faz devolução do imóvel locado com dívida de IPTU e aluguel?

O contrato já está em prazo indeterminado e portanto o inquilino tem que dar aviso de saída com 30 dias de antecedência ou você poderá cobrar um aluguel a mais de multa legal por não ter dado o aviso. Da caução podes descontar todos os valores devidos. Multa e juros sobre débitos em aberto é cobrado se previsto no contrato.

Quanto custa para fazer um contrato de compra e venda de um terreno?

Cada profissional tem seu preço e vai depender do tipo de contrato, da negociação entre as partes entre outras informações.

Quando sei se o aluguel é calculado pelo IGPM?

Deve obrigatoriamente constar por escrito em clausula do teu contrato de locação onde informa que o reajustado aluguel é pelo IGPM ou outro índice de inflação. Se nada constar ou estiver escrito "o maior índice" não pode ser reajustado. A lei exige que seja determinado.

Sendo cliente posso escolher meu corretor?

Você busca com quem quer ser atendido desde que contate o Corretor de sua confiança antes. Plantão de construtora e imobiliária trabalha com Corretor em fila. Você entra e o Corretor que esta na ponta da fila te atende. Você vai embora e este vai para o fim da fila e o segundo assume a primeira posição. Se você chega no plantão e quer ser atendido por um dos Corretores que lá está e não é o da posição de atendimento, deve informar que veio falar com o Corretor X e este vai te atender. O que não é certo é você ser atendido pelo da posição e depois querer trocar por outro. Não é certo, mas não é proibido. A construtora vai resolver com os dois Corretores e provavelmente dividir a comissão. Resumindo, você pode trocar, é teu direito escolher ser atendido porque você tem preferência, mas é injusto com quem te atendeu primeiro. É o mesmo que você estar comprando o imóvel por 100 mil e um cliente oferecer 150 mil e eu que estou te atendendo fechar com o cliente e te deixar na mão porque minha comissão vai ser maior.

O Dono do imóvel pode vender a casa mesmo com contrato de aluguel em vigência?

Sim e não. Ele pode vender, mas não pode te pedir a desocupação(artigo 4 lei 8.245/91). Primeiro você tem a preferencia na compra e portanto ele tem que por escrito te dar notificação de preferência e aguardar a tua resposta por escrito ou a caducidade após 30 dias sem você responder. Não havendo interesse seu, ele pode vender a terceiros e este que comprar é que poderá te pedir a desocupação concedendo 90 dias para você sair(lei 8.245/91 artigo 8). Você não recebe ninguém, apenas abre a porta para o locador mostrar o imóvel. Você não trabalha para o locador. Solicite a ele que acompanhe as visitas por medida de segurança. Não desocupe.

Como fazer para a pessoa sair do imóvel?

A única forma de você resolver a questão é entrando com despejo judicial contra esta pessoa. Lembrando que você deu causa a este problema. Se você colocou uma pessoa para morar com você e dividir aluguel e despesas você tem sim uma locação verbal regida pelo artigo 47 da lei 8.245/91 e se não tem por escrito autorização do locador para dividir aluguel pode ser caracterizado sublocação do imóvel. Essa pessoa não tem 1 ano para sair, ela pode ficar muito mais que 1 ano, portanto o melhor é buscar logo um advogado para analise de toda a situação e melhor solução.

Os 3 meses devem obrigatoriamente pagos com antecedência?

Sim, mas tens que decidir se é por temporada ou residencial. Se for por temporada não é 3 meses e sim 90 dias corridos sem direito de renovação. Fechou os 90 dias desocupa e nesse caso paga os 3 meses no ato da entrega das chaves e assinatura do contrato. Se for locação residencial que ao término você pode querer permanecer no imóvel então é tempo de 3 meses e quando este terminar a locação se renova automaticamente por prazo indeterminado nos casos do artigo 47 da lei 8.245/91. Os 3 meses não podem ser pagos adiantado. A lei proíbe o locador de cobrar tudo de uma só vez, mas permite que você pague o aluguel antes de usar o mês.

Desisti de um financiamento antes de 7 dias, porém já paguei uma parte, consigo o reembolso?

Se é um possivel golpe procure a policia e faça boletim de ocorrência. Os 7 dias do código do consumidor é valido para aquisições em plantão de vendas e via internet.

Qual valor de um contrato de aluguel?

Aquele que de comum acordo as partes determinarem em contrato. É livre a escolha do valor do aluguel, mas aconselho a dar uma olhada nos preços praticados pelo mercado imobiliário no entorno. Quando fica fora do padrão demora um pouco mais para alugar.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini