Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
O que é a nota fiscal de uma imobiliária?
Nota fiscal de serviços prestados, é municipal e a maioria das empresas já tem a nota eletrônica. É o recibo dos pagamento que você faz para a empresa pelos serviços prestados.
Para um aluguel de 5 meses, qual seria a comissão para o corretor?
Acordo entre as partes. Se não vai administrar cobra o contrato e vistoria, se vai administrar o percentual mensal.
Como funciona multa de contrato de aluguel?
A praxe é 10% de multa por mora + 1% de juros ao mês + correção pelo IGPM do total da divida se houver atraso de mais de um aluguel.
Devo denunciar ao CRECI a imobiliária que não faz o repasse do aluguel adequadamente?
Primeiro de tudo notificar a imobiliária da irregularidade na prestação de serviço e solicitar uma reunião de prestação de contas imediatamente sob pena de rescisão contratual. Se ignorarem terá que ir pessoalmente rescindir o contrato. Isso é apropriação indébita, má prestação de serviço, perda da confiança e você poderá posteriormente cancelar a procuração. Se não resolverem com você a rescisão amigável faça a denuncia ao CRECI do estado via site e busque um advogado porque na justiça é causa ganha.
Qual o procedimento legal pra eu pedir a desocupação?
Depende do prazo do contrato inicial. Se foi de 30 meses ou mais e já está em prazo indeterminado pode pedir concedendo 30 dias no mínimo para o inquilino desocupar. Se o prazo foi menor que 30 meses somente em 2022 quando fechar 5 anos de locação você pode pedir o imóvel já que não é por inadimplência(artigo 47 lei 8.245/91).
Como vender imóvel construído em cima da casa do meu irmão?
Sim, é obrigatório porque você estará vendendo teus direitos e transferindo o tempo de posse e como não tem regularização do terreno para o teu imóvel ser regularizado o do teu irmão também deverá ser. Quando teu irmão regularizar o terreno, o teu imóvel poderá ser regularizado com direito de laje onde o comprador tem direito a laje mas não ao terreno que pertencerá somente a teu irmão. É preciso um contrato nestes termos para não prejudicar seu irmão e nem o comprador e futuramente regularizar.
Não consigo pagar meu financiamento imobiliário o que fazer?
Ficar sentando esperando perder o imóvel é o que não deves fazer. Comece procurando o banco para uma negociação. Não é interesse dos bancos ter imóvel retomado e portanto enquanto estiver com as parcelas em dia negocie porque se ficar inadimplente eles vão impor pagamento dos atrasados para negociar. Se tens FGTS é possivel o uso em algumas situações. Se não houver negociação a solução seria colocar o imóvel a venda para não perder tudo que pagou. Uma reavaliação do contrato é uma opção que um advogado especializado pode te orientar o que não te desobriga de continuar pagando em dia. O mais importante é não deixar de pagar.
Contrato barrado, o quê fazer?
Tem problema com alguma documentação do vendedor ou do imóvel, pode ter certeza e estão te enrolando porque quando o banco barra ele solicita o que deve ser feito para resolver o problema e continuar. O correspondente Caixa tem acesso aos motivos, mas se você contratou despachante imobiliário é diferente porque este não é remunerado pela Caixa. Tem algo muito errado pois o interesse do banco é emprestar o dinheiro e por isso quando tem algo errado ele sempre solicita a correção. Alguma situação mudou na vida financeira do comprador, o vendedor teve algum processo durante o negócio, o imóvel tinha alguma pendencia de vendedor anterior e foi repassado ao atual há pouco tempo. O mais estranho é não saber o que houve.
Eu tenho uma posse só com a declaração no cartório
Não, a posse se dá com o uso e tempo transcorrido no imóvel mansa e pacifica. A declaração nem vem mais sendo utilizada, hoje em dia se faz Ata Notarial que é documento hábil para usucapião futuro. Como tem um certo custo a maioria opta pela declaração de posse, mas esta já nãos e aceita mais para fins de usucapião.
Como retirar o nome do contrato de aluguel?
Encerrando o contrato, desocupando o imóvel ou de comum acordo com o locador. Quando se aluga com mais de um locatário a renda de todos é somada para compor a renda exigida pelo locador para fechar p contrato com segurança e portanto dificilmente o locador irá retirar alguém do negócio sem que outro entre em seu lugar mantendo a segurança. Portanto converse com o locador.
Como desistir de um contrato de um apartamento minha casa minha vida?
Concluíste o negocio e fostes beneficiada, se vier a desistir não poderá mais utilizar dos benefícios do governo porque já fizeste uso e desistiu. Se é da faixa 1 podes devolver o imóvel e abrir mão dos direitos, nas outras faixas vais ter que repassar o encontrar alguém que se enquadre no mesmo processo para vender transferindo o contrato.
Qual o mês exato que posso sair sem precisar pagar a multa?
Se teu contrato tem caução paga de 3 alugueis houve uma infração legal do locador que não podia ter te cobrado o aluguel adiantado. Tinhas que ter usado novembro e pago o aluguel em dezembro referente a novembro. Teu contrato fecha 12 meses em 9 de outubro porque 09/11/2020 foi o primeiro mês de aluguel, mas como sempre o locador deve estar fazendo 30 em 30 e nesse caso vais entregar as chaves com 13 meses, em 09/11/21 e portanto nada muda, pagará o aluguel e usará o mês. A caução é devolvida integral com correção da poupança.
Aumento do valor antes de 1 mês é correto?
O aluguel somente pode ser reajustado uma vez a cada 12 meses de contrato por índice determinado em contrato escrito. Fora isso somente se houver acordo em que o lcoatário aceite o aumento.
Existe usucapião entre herdeiros?
Somente se um dos herdeiros desaparecer sem possibilidade de ser encontrado. Em qualquer outra situação o direito ao bem permanece válido e não é possivel usucapião. O herdeiro que esta na posse do bem arca com os pagamentos pois esta se beneficiando do uso e se o imóvel está vazio e se deteriorando deve judicialmente chamar o herdeiro para assumir as responsabilidades de ajudar a conservar.
Que garantias tenho que dar para conseguir o empréstimo.
A garantia não é a única situação analisada para te liberar empréstimo. Toda sua vida financeira é verificada além de seu comprometimento de renda porque o banco não tem qualquer interesse em ter que vender o imóvel de seus pais para receber. Teu comprometimento da renda mensal ficou abaixo do percentual que o banco exige para que não corra risco de inadimplência. Se só podes comprometer 30% da tua renda e e parcela da habitação é justamente 30% ou mais o empréstimo é negado. Se fica por exemplo em 20%, a parcela do atual empréstimo só poderia comprometer 10% da tua renda porque os outros 20% já esta comprometido com a habitação.
Multa de 10% sobre condomínio pago junto com aluguel é legal?
Todas as taxas referentes ao imóvel são encargos e sim se o contrato diz que os encargos serão cobrados juntamente com o boleto do aluguel a multa e juros vai ocorrer sobre o boleto integral, aluguel mais encargos. Já pacificada este tipo de cobrança.
Meu aluguel venceu, tenho quantos dias de tolerância?
Nenhum. Se teu contrato não tem esta bondade do locador que no meu entendimento só o prejudica, você deve pagar o aluguel no vencimento e no dia seguinte já estará devendo com multa e juros. Não existe prazo de tolerância em lei.
Qual a data de aquisição de imóvel financiado?
A data da aquisição do imóvel é a data em que assinou o contrato particular e pagou o sinal, não impostando quando foi assinada a escritura de financiamento. Se não houve contrato particular e sinal será a data da assinatura do financiamento.
Como saber quanto a caixa libera de financiamento?
Com sua renda comprovada você solicita uma análise de crédito.
Como posso saber se o imóvel está em nome da minha esposa?
Fazendo uma pesquisa com o CPF dela no site dos registradores de imóveis solicitando uma certidão de propriedade imobiliária. Direto no cartório onde esta a matricula do imóvel arquivada.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini