Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Qual o prazo para desistir da compra de um imóvel?
7 dias somente se a compra foi fechada em plantão de vendas ou via internet. Se o contrato foi assinado dentro da empresa construtora já está valendo.
Quem paga conserto aquecedor que quebrou após obra do proprietário?
O proprietário com certeza. O inquilino paga a manutenção anual do aquecedor pois esta no uso do mesmo. Se na obra do locador o aquecedor foi danificado é o locador quem pagará o conserto.
Inquilino pode usar aluguel adiantado para quitar dívidas?
Você é o locador certo. Ao entrar no imóvel o locatário(inquilino) pagou um aluguel a titulo de garantia contratual(caução em dinheiro). Esse valor fica com você e no final do contrato é devolvido ao inquilino no encerramento. Vocês podem acordar descontar deste valor qualquer débito que houver a ser pago pelo inquilino, de comum acordo. Em nenhuma hipótese você pode ficar com este dinheiro a não ser que o inquilino desocupe, á em bora e deixe dividas não pagas. Portanto a melhor maneira de verificar se esta correto é pelos recibos de aluguel. Se ele entrou e deu um mês de aluguel o recibo é de caução em garantia(art. 37 lei 8.245/91). Nessa situação no fim do mês ele pagou o aluguel referente ao mês que ele usou. Se esse valor não foi caução e sim pagamento do aluguel antes de usar o mês é diferente.
Quanto tempo tenho para desocupar imóvel que foi alugado?
Você pode desocupar a hora que quiser, é só se mudar, deixar a casa como recebeu, procurar o locador entregar as chaves, pagar os valores finais e a multa por desocupação conforme o artigo 4 da lei 8.245/91.
Quando posso fazer usucapião?
Pode ser extrajudicial ou judicial. Vai depender do tempo de posse, da documentação que você possui e a forma como você quer fazer a usucapião. É obrigatório advogado.
A CEF pode cobrar por uma prova de representação do termo de quitação?
O cartório está pedindo a procuração do gerente porque ao receber o termo de quitação você recebe junto a procuração porém se você não leva logo a registro a procuração perde valor e tem que ser renovada e nesse caso, sim a Caixa vai cobrar por nova emissão.
Eu tenho que devolver alguma coisa? Sendo q ele que desistiu
Sem contrato não tem como você cobrar multa e nem como provar que foi acordado obra para adequar o imóvel. Eu entendo que deves reter o valor como indenização por ele desistir do imóvel, mas judicialmente o juiz irá pedir os documentos que comprovam a locação e os acordos e nesse caso não tens contrato escrito prevendo multa por desistência.
Inquilino saiu da casa dia 21, o vencimento dele é dia 04, até quando paga.
Qual a data de entrada no imóvel, dia 4? Se sim então ele paga pró-rata os dias a mais do dia 5 ao dia 21 = 17 dias.
Posso rescindir um contrato com a imobiliária.
Onde está o contrato de intermediação e administração imobiliária? Que tipo de procuração você deu ao profissional? Você verificou o CRECI estadual deste Corretor de Imóveis? Onde estão as multas por desistência do contrato de locação que devem se repassadas a vocês? Prestação de contas dos inquilinos te foi mostrada? Retome suas chaves e resolva na justiça.
Comprei em imóvel o iptu ja venceu quem paga o vencedor ou o comprador
Até que você receba as chaves IPTU é pago pelo vendedor salvo acordo em contrario.
Réu em processo trabalhista pode vender imóvel?
Poder pode se o imóvel não foi penhorado, mas quem comprar vai correr o risco de ver este imóvel retornar a sua propriedade se o juiz alegar fraude ao credor e o dinheiro não for utilizado para resolver o processo. Ninguém compra imóvel em que o vendedor tem dividas de INSS e trabalhista bem como Receita Federal justamente pelo risco de perder o imóvel ou ter um gasto maior para alegar adquirente de boa fé na ação judicial. Situações que o profissional conhece e orienta o cliente, mas que na compra e venda sem Corretor ocorre constantemente.
Tenho algum direito ?
Você quer desocupar? Teu contrato é de 24 meses, artigo 47 lei 8.245/91 e a locadora não pode te pedir o fim do contrato. Fica condicionado a você aceitar desocupar. Se você não aceitar ele tem que suportar a locação porque alugou com prazo menor que 30 meses. Se aceita desocupar e pagou caução de um aluguel esta caução deve ser devolvida a você no término do contrato porque você primeiro usa o mês e depois paga o aluguel deste mês que utilizou. Verifique seus recibos de pagamento o mês de referencia.
Qual o prazo para um inquilino mudar num imóvel vendido mas sem contrato
Tem contrato verbal de acordo com o artigo 47 da lei 8.245q91 e você não pode pedir a desocupação. O comprador poderá pedir o despejo do inquilino e conceder 90 dias para ele sair, artigo 8 lei 8.245/91.
O aluguel pode ser cobrado adiantado?
Sim, se não houver nenhum garantia de contrato o aluguel é pago até o 6º dia do mês que será usado. Não confunda com quitação antecipada do contrato.
O que devo fazer? Reajuste de aluguel.
Se o contrato não tem a clausula de reajuste com o índice escolhido este somente pode ser feito de comum acordo entre ambas. Vocês devem chagar a um acordo que fique bom para ambas e não deves pagar aluguel sem ter os recibos. Faça na hora o recibo e ela assina. O próximo aluguel você deve pagar e colocar junto que até o presente momento todos os alugueis foram quitados e nada ficou em aberto de aluguéis anteriores. Na justiça quem não tem recibo paga dobrado.
Vendendo meu AP, comecei a venda com uma imobiliária em janeiro
Você é o vendedor e quem tem que te prestar contas é o profissional contratado. Tem algum problema com certeza porque já esgotou os 90 dias para concluir o negócio. O corretor deve prestar contas do que esta ocorrendo porque pelo tempo transcorrido acredito que esse negocio não tenha andado. Pode sim ir na Caixa se o Corretor não te der uma informação satisfatoria.
O que fazer quando há valores não acordados no boleto do aluguel?
O que está previsto em contrato não precisa ser informado. Ao assinar o contrato é obrigação ler e tomar conhecimento do mesmo. O reajuste é anual, no aniversário do contrato pelo índice que consta no mesmo que em geral é o IGP-M. Portanto, se houve acordo para ficar 3 anos sem reajuste, é preciso contatar a Imobiliária, enviar cópia do acordo que faz prova de que não haveria aumento e solicitar novo boleto. Se o acordo foi de boca qualquer das partes pode voltar atrás e aplicar o reajuste fazendo cumprir o contrato e não terá como comprovar. Quanto ao IPTU, verifique seu contrato. Se ele informa ser sua obrigação pagar aluguel e encargos(ou taxas), por este entenda todas as despesas relativas ao uso do imóvel que são, condomínio, IPTU, taxa de incêndio, seguro fogo do imóvel, água, energia, gás. Não é preciso no contrato constar detalhado se o mesmo informa que os encargos são pagos pelo locatário. Se constar somente aluguel, então não pode ser cobrado de você e deverá ser devolvido corrigido.
Se caso a casa tiver escritura mas não é averbada, não consigo financiar?
Escritura deve ser registrada e construção averbada. Se a casa não esta averbada no terreno não consegue financiar.
COMO PROVAR QUE UM IMOVEL NÃO ME PERTENCE?
Tirando no cartório uma certidão de propriedade imobiliária juntamente com a baixa do mesmo no teu imposto de rena e cadastro da prefeitura.
Posso desistir de comprar um imóvel?
Sim, os distrato são possíveis e em geral tem multa.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini