Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

O que significa o RGI do terreno?

Registro geral do imóvel ou seja a matricula imobiliária que equivale a nossa certidão de nascimento.

Como agir? Qual órgão público poderia ser acionado para questão ?

Este tipo de problema nãos e faz por abaixo assinado e sim via Assembleia Geral onde os condôminos podem alterar a decisão.

ACEITEI A NEGOCIAÇAO DE UM IMOVEL MAS APARECERAM PROBLEMAS POSTERIORES.

Não há como te auxiliar com estas informações prestadas. Que problemas são estes, o que ocorreu e o que exatamente assinou e recebeu em pagamento ou não.

Como faço para calcular a multa proporcional de aluguel?

Se for 3 alugueis, pegue este valor divida pelo tempo em meses do contrato e o resultado multiplique pelos meses que faltarem e terá o valor da multa. Em geral é um aluguel a cada 12 meses de contrato faltante. Se você tem um contrato de 36 meses e sai aos 12 meses pagará 2 alugueis de multa.

Cópia da chave com a senhoria.

É teu direito a privacidade trocar o segredo das fechaduras de acesso a casa. Se você alugou o imóvel e a casa é única no terreno e não há nada de pessoal no mesmo que pertença a proprietária, então podes sim colocar cadeado no portão e trocar o segredo das fechaduras. As custas são suas e lembro que o contrato de locação transfere a posse do imóvel para você enquanto durar a locação por ser este seu domicilio oficial e ter direito a privacidade. O locador tem a propriedade e posse indireta não podendo exigir copia das chaves e nem adentrar o imóvel sem teu consentimento. Em caso de urgência chama-se os órgãos competentes, policia, bombeiros, e você. Se o locador fica com as chaves eles responde por qualquer dano a teus pertences. A propriedade plena do imóvel fica restrita quando se disponibiliza o mesmo para locação.

Venceu a fiança, quanto tempo tenho pra sair do imóvel?

A fiança se renova automaticamente se for seguro fiança e o novo boleto irá chegar com o valor da renovação para pagar. Se você foi chamado para renovar e não aceitou, nesse caso o locador te dará 30 dias para apresentar nova fiança que ele aceite ou desocupar o imóvel.

Sendo viúvo 3 filhos maiores sem inventário posso vender um imóvel?

Não, podes fazer uma cessão de direitos hereditários com todos assinando a cessão e o adquirente assumir fazer o inventario.

Inquilino desconhecido entupindo recorrentemente esgoto do prédio.

No caso em questão por não existir instituição de condomínio por opção do proprietário único, deve-se fazer o rateio das despesas mensais entre todas as unidades. O fato de não existir condomínio não significa que o proprietário arque com todos os custos, pelo contrario, ele pode inclusive dividir com todos as despesas extras que seria somente dele se existisse condomínio. Portanto, deve cobrar de todos os apartamentos e incluir notificação individual a cada imóvel para fazer cessar o problema. Infelizmente é bem difícil saber que faz isso até que entupa o cano da área privativa e se consiga saber quem é.

O Senhor pode me ajudar, ?

Nesse 4º oficio você solicita a matricula imobiliária e deverá estar registrada esta promessa na mesma.

Perdi o documento e agora?

Se tem carimbo do cartório de imóveis esta registrado na matricula que é o mais importante. Solicitando copia da matricula ao cartório podes saber que informações constam.

Ao cancelar a cesta de serviços, a Caixa aumenta a taxa de juros?

Olá, é venda casada que chama isso, mas infelizmente alguns consideram que foi proposto um juro menor se você tivesse relacionamento com o banco ou os juros de mercado se você optasse por não ter relacionamento com o banco e lógico, todo mundo escolhe ter o relacionamento e pagar menos juros. Assim, todo mundo aceitava e depois cancelava. Foi então que a Caixa passou a colocar nos contrato que cancelando os serviços seria cobrado os juros sem o desconto e posso te dizer que sim, eles vão aumentar tua taxa. Recebo constantemente duvidas deste tipo de clientes que cancelaram o serviço e tiveram aumento nos juros. O banco informa ter duas politicas de juros. As taxas de balcão para quem quer financiar e não quer ser cliente com juros mais altos e as taxas para clientes com juros mais baixos enquanto você for cliente. Então cuidado quando recebe estas propostas de escolher pacote menor. Na maioria dos casos o setor que te oferece a troca não sabe que esta atrelado ao financiamento. Até hoje só tive reclamações nos casos de encerrar os serviços. Se for escolher outro pacote primeiro procure ter certeza por escrito de que não ira ter aumento nos juros.

Pode descontar o aluguel do caução?

Não. A caução é garantia de todo o contrato e portanto não descontar um aluguel da caução exceto se já tiver desocupado o imóvel e/ou o locador concordar por escrito. A caução também garante a reforma de entrega do imóvel e o pagamentos das taxas.

AlguÉm teria dica de um e-mail para concelar um contrato de exclusivid.

Não existe meio de cancelar a exclusividade que você concedeu a não ser que o serviço não esteja sendo prestado ou tenha ocorrido negligência da imobiliária, tudo devidamente comprovado. O mutuo acordo com ressarcimento dos custos que a imobiliária já teve é uma possibilidade. Envie o email propondo o rompimento e pague os custos ou multa.

Quero cancelar o meu contrato com uma construtora, mas a corretora inf.

Eu nunca ouvi falar nisso. A Caixa não vai deixar de emprestar dinheiro a um bom cliente porque ele desistiu de um imóvel seja porque motivo for. Se você já deu andamento ao financiamento e pagou algo vai perder este valor que pagou como por exemplo a taxa de avaliação do imóvel, mas se não assinou com o banco pode distratar com o construtor. O banco pode exigir que você aguarde um prazo de 6 meses para fazer nova proposta, mas manchar teu histórico, eu não tenho conhecimento.

Não tenho creci posso vender imóveis?

Não, a intermediação e administração de imóveis é feita exclusivamente pelo detentor do titulo de técnico em transações imobiliárias inscrito no CRECI do seu estado. Você pode ser procurador do proprietário para agir em nome dele, mas não pode anunciar e nem agir como se Corretor de Imóveis fosse.

Qual o prazo para desistência de imóvel alugado?

Não existe prazo de desistência de imóvel alugado. A locação não é regida pelo código do consumidor não estando amparada no prazo de 7 dias de desistência. A locação é regida pela lei especial 8.245/91. Se não assinou, não se mudou e não entrou na posse do imóvel podes desistir sem custos. Se já se mudou a locação já está em andamento e o que tens que fazer é chamar o locador para corrigir os problemas no imóvel.

Comprar imóvel de uma corretora com corretor de outra.

Quem paga a comissão do Corretor é o dono do imóvel que o contratou para vender, não você. Você adquire o imóvel com o Corretor e Imobiliária por força de o vendedor exigir que os mesmos intermedeiem a venda. Portanto se você procurou somente este corretor fique tranquilo porque não trará nenhum problema ao vendedor a não ser que o imóvel mostrado a você tenha exclusividade o que não aprece ser o caso porque tem mais de uma imobiliária anunciando. Siga com este Corretor.

QUAIS OS PROBLEMAS EM ADQUIRIR IMÓVEL INVADIDO?

Caixa é banco público e os imóveis são construídos com dinheiro público. Pela lei não podem ser usucapidos. O banco poderia fazer uma politica de regularização pelo minha casa minha vida e vender estes imóveis para os invasores se estes se enquadram nos critérios do MCMV, mas com certeza não será mais barato, com desconto etc. É imóvel invadido. O risco de ter investido nessa invasão é alto, o banco pode simplesmente mandar desocupar. Como disse, não existe usucapião de imóvel público. Na minha opinião é um risco muito alto essa compra. Quem esta te vendendo é um invasor de imóvel publico que vai colocar seu dinheiro no bolso e transferir o risco para você. Se perder o imóvel não terá nem como reaver este dinheiro.

O que posso fazer, denunciar ou processa-lá por não ser corretora?

Todo o estagiário tem um Corretor oficial que responde por ele e portanto é o CRECI desse Corretor que constará nos documentos, sem impedimento que seja citado o atendimento por estagiárias e o numero do CRECI de estagiaria que tem a letra E depois do numero. O Corretor que consta em contrato responde pelo contrato e por elas. Podes processar os 3.

Quem paga o conserto da casa alugada?

Depende. A fosse está alagando por erro na construção ou por falta de limpeza? A manutenção é do inquilino que esta no uso do imóvel e deve fazer a limpeza e desobstrução periódica das fossas. Se é erro estrutural na construção da mesma que esta retornando para a cozinha, aí sim é do locador e deves chama-lo imediatamente para que resolve. Se o conserto demorar mais de 10 dias abate do aluguel, se demorar mais de 30 dias podes rescindir sem custos.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini