Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Doação de imóvel com testamento
Se você recebeu um imóvel em testamento e o inventario já está concluído(sim mesmo com testamento é preciso abertura, registro, cumprimento de testamento e inventario ) e não existe no testamento nenhum informação que impeça a alienação deste bem, podes doar livremente.
Quantos dia eu tenho pra desocupar o imóvel, só tenho 9 dias
Se não tem contrato escrito o prazo é indeterminado e a locadora só pode pedir o imóvel nos casos em que o artigo 47 da lei 8.245/91 determina. Ela por escrito tem que te dar desocupação por denuncia cheia explicando o motivo e você em juízo pode conseguir 6 meses para desocupar. Na prática, locações direto com proprietário e de baixa renda costuma descumprir a lei e nestes casos se houver abusos ou ameaça procure a Defensoria pública.
Fizemos contrato de permuta e o novo proprietário não pagou o iptu.
Cobra-lo judicialmente e com obrigação de fazer pois o cadastro municipal deve ser mudado para o nome dele e desta forma a divida acompanha a mudança.
Eu preciso ainda assim pagar a multa de rescisão de contrato
Sim, a proprietária gastou com anuncio, contrato, vistoria, assinatura em cartório e dispensou pretendentes e portanto vai reter a multa para cobrir os gastos. Você esta alugando por 6 meses certo! Para a venda , ela não pode te pedir a desocupação, ela irá vender com a tua locação em andamento e a pessoa que comprar terá que te notificar para desocupar concedendo 90 dias para você sair(artigo 8 lei 8.245/91). Até lá teu contrato já terminou. Pessoas interessadas, não é negocio fechado. Você decide. Tente um acordo de ela descontar o que gastou e te devolver a caução. Nunca pague nada adiantado.
O aluguel onde eu moro vence dia 05/07 e eu quero me mudar dia 10/05.
Se você não tem contrato escrito, teu contrato é verbal e regido pela lei 8.245/91 artigo 47. Seu prazo é indeterminado e você é obrigado a dar aviso de 30 dias ou o locador poderá te cobrar um aluguel a mais pela ausência do aviso. Se quer sair agora converse com o locador antes e os dias mais sim, são remunerados.
O que é área útil?
É a área do imóvel medida pelo piso, excluindo as paredes. Utilizamos para por exemplo, mandar fazer móveis planejados.
Inquilino não paga aluguel a 3 meses?
Envie notificação extrajudicial de cobrança com prazo para quitação ou desocupação voluntaria do imóvel imediatamente. Se não resolver, o contrato escrito é titulo de crédito que pode ser levado a cartório de protesto.
Posso fumar dentro do meu apartamento?
Depende, há locações em que em contrato o locador proíbe o fumo. E, geral são imóveis sem ventilação natural. Se o contrato ou condomínio proíbe, não poderá fumar. Hoje temos locações tipo assinatura, de imóveis mobiliados, em condomínios no sistema Coliving em que o fumo é proibido. Verifique o contrato e convenção.
Consulta de imóveis pela matrícula.
Sim, pode ser feito no Cartório de Imóveis da região do endereço do mesmo.
O proprietário pode fazer alterações no terreno, já que tenho contrato.
Não, não esta certo. Se ele alugou a casa que é sozinha no terreno, ele não pode usar o seu, nem entrar no seu pátio sem consentimento porque você tem a posse direta. Você tem a posse direta e é seu domicilio. Portanto se não consta em contrato que ele pode acessar o pátio, que iria fazer passagem forçada do terreno vizinho, você pode romper o contrato por infração, procurar um advogado e entrar com indenização. Tente um acordo.
Imobiliária pode ser simples nacional?
Sim, se for imobiliária pode. Quem não pode usar o simples é o Corretor de imóveis autônomo.
Preciso de ajuda pra tirar dúvidas do meus direitos.
A fossa é utilizada por todos e portanto a limpeza da fossa é manutenção dos inquilinos onde todos devem pagar porque todos a usam. Não é uma questão de você promover a limpeza porque você é a prejudicada e sim de que atende a todos e todos os inquilinos respondem pela limpeza. Chame todos, apresente o orçamento porque se não limpar a fossa regularmente, isso sempre irá ocorrer. Se não quiserem pagar você deve notificar a locadora por escrito para que mande efetuar a limpeza e fique responsável por cobrar a todos. Você não é sindico para correr atrás dos outros. Locações em terreno com varias casas a administração é feita pelo proprietário.
Existe alguma empresa que compra apartamento ainda não entregue?
Isso se chama cessão de direitos sobre imóvel e você só pode fazer esta operação via construtora. A promessa de compra e venda está em teu nome e toda a documentação terá que ser trocada para quem quiser comprar os teus direitos sobre este imóvel. Se não fizer esta operação, obrigatoriamente o imóvel será escriturado em teu nome para somente depois poderes escriturar em nome de quem comprar. PJ não costumam fazer este tipo de operação. O melhor é colocar a venda para pessoas física ou fazer o distrato. Deve ser feito antes de o construtor dar entrada no habite-se.
Posso perder meu imóvel se tiver débitos de impostos itcd e.
O espólio responde pelas dividas e quando o estado é chamado a se manifestar será informado os valores devidos sendo separados pelo juiz os bens do de cujo suficientes para quitar a divida. É possivel leilão de bens do inventario.
Recisão de Contrato/ dívidas do inquilino.
Nossa profissão é regida pelo Código Civil e respondemos por qualquer prejuizo que causamos a nossa cliente proveniente de erros na prestação do serviço. Se a imobiliária te prejudicou, ela deverá te indenizar. Acione o juizado especial e busque seus direitos. Se no contrato de administração não há multa por rescisão unilateral, não quer dizer que ela não seja devida porque há prazo contratado de administração e havendo rescisão unilateral judicialmente a multa pode ser buscada. Assim as partes em geral acertam um valor de rescisão. Sendo rescisão por justa causa não há que se falar em multa, principalmente se não depositavam na data acordada(salvo atraso do inquilino) nem prestavam contas. Quanto a locação, a garantia contratual existe para cobrir as possíveis inadimplências do lcoatário. Acione o juizado especial e decida a questão com a imobiliária.
DÍvidas dos inquilinos.
A imobiliária não responde pelas dividas dos locatários salvo se assinou contrato em que mesma garante a você estes pagamentos. A garantia deve ser acionada se o inquilino não efetuar as quitações devidas. Se luz e água está em seu nome mude isso. Quando se aluga imóvel deve constar em contrato que o inquilino tem obrigação de passar luz, água e gás para o nome dele. Há locadores que não querem que a luz seja desligada porque não tem a ligação dentro das normas do estado e deixam a mesma em seu nome, é um erro. Se você solicitou o distrato antes dos inquilinos saírem, tem que procurar a imobiliária para formalizar o fim da administração e saber da garantia contratual.
Posso colocar seu CPF no Serasa?
Tem contrato de locação escrito? Se sim, este é titulo de crédito extrajudicial e pode ser protestado. Eu aconselho a consultar um advogado quando o contrato não é elaborado por um profissional. É preciso que tenhas o endereço atual da devedora.
Qual é o valor real da venda do imóvel? 600 ou 900 mil?
Esta faltando a divisão da entrada de 300 mil. Foi pago sinal de 300 mil aos vendedores e 600 mil financiados. Desse valor cada um paga 25% de comissão. Se recebeste 150 mil do valor financiado esta correto mas cada a tua parte do sinal de 300 mil? Faltam 75 mil a ser pago a você. O imóvel tinha alguma divida a ser paga? alguma regularização? chame os herdeiros e solicite prestação de conta.
Compra de terreno em lançamento a vista 25 mil mais barato.
25 mil mais barato que outras imobiliárias por que? Pagamento adiantado... É um risco e alguma coisa não está certo neste negocio. Não efetue nenhum pagamento porque milagres não existem. Pode ser um terceiro repassando o lote que comprou ou pode ser um falsário dando um golpe o que é muito comum em loteamento. Também pode ser um lote que o seu dono precise urgente de dinheiro, mas você precisa de segurança jurídica. Pagamento cimente na promessa de compra em venda, pagamento do ITBI ao mesmo tempo e analise da documentação.
Qual meu direito de inquilina desses 7 anos ?
O contrato existe e é verbal conforme autoriza a lei 8.245/91 artigo 47. É direito do locador após certo tempo verificar a renda do seu locatário, não é comum, mas nas locações direto com o proprietário estes buscam a segurança no pagamento em dia e novo valor de aluguel. Como a locação já tem mais de 05 anos o locador pode pedir a desocupação do imóvel e por lei tem o dever de conceder a vocês 30 dias para desocupação. É o que determina a lei.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini