Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
O seguro fiança precisa ser renovado anualmente?
Depende da contratação. Há locatários que optam por pagar a vista todo o prazo do contrato de locação e somente renovará o seguro quando o contrato encerrar o prazo se a locação continuar. Pode optar por pagar a cada 12 meses á vista ou a prazo no cartão ou no boleto do aluguel e nesse caso a renovação será anual até o contrato ser encerrado pelas partes.
Cônjuge tem direito ao apartamento que foi adquirido antes de união estável?
A união estável segue a legislação do casamento. Os bens particulares se comunicam com a União se foram pagos durante esta união pois mesmo que somente um cônjuge tenha pago as parcelas o outro de alguma forma contribuiu, sendo pagando outras contas da casa ou não. Portanto em um a separação pode ser partilhado os valores pagos durante esta união e você poderá ter que indenizar em 50%. Note que é indenização, não direito a metade do imóvel que é seu. Já no falecimento, o cônjuge é herdeiros junto com sua filha na mesma proporção e o regime de bens na união é o de comunhão parcial. Melhor opção é doar o imóvel em via para a filha reservando o usufruto para você.
Devo pagar o ultimo mês do contrato de aluguel?
Sim, salvo acordo escrito entre as partes o aluguel é pago até a entrega das chaves. Havendo consertos a fazer o aluguel continua a contar, estando a vistoria final ok, para de contar na entrega das chaves.
Quando vai renovar o contrato de aluguel o proprietário pode tirar a administração de um corretor?
Pode. Se o contrato de administração terminou, basta distratar e se está vigente o locador deverá pagar a multa do contrato. Portanto depende do que consta no contrato de administração. Lembrando que não existe administração eterna.
Como saber se tenho direito a mais 30 dias da casa alugada?
Depende do que diz o recibo. Você pagou para morar ou morou para depois pagar e o aluguel adiantado é garantia do contrato? Entrou 10 de janeiro pagando o aluguel. Nesse caso pagou o mês antes de usar e assim agora em junho pagou o mês para usar até 10 de julho. Se o aluguel inicial era garantia então tem que ser devolvido a você e não devia ter pago agora em junho para sair em julho ou então em 8 de julho a locadora terá que devolver.
Posso desistir de alugar se ainda não assinei contrato?
Pode mais vai pagar multa porque já esta na posse e uso do imóvel.
Como saber se tenho usufruto em imóvel que doei para minha filha?
Os pais são administradores legais do filho menor não importando quem tem a guarda da criança. Enquanto ela for menor de idade, você responde junto com a mãe pela administração dos bens e não poderá usar o FGTS. Agora não tem como resolver porque para isso sua filha teria que ter 16 anos e ser emancipada e assim você poder fazer uso do fundo. Nem adianta entrar na justiça. A informação da Caixa está errada ou você entendeu errado. Não é que você tenha direito ao usufruto porque se tivesse também não poderia usar o saldo, é que você é administrador legal dos bens de sua filha junto com a mãe dela. Se você tivesse instituído o usufruto para sua ex esposa poderia usar o fundo hoje.
Como saber se devo corretagem a imobiliária?
É bem provável que a imobiliária acione a justiça pedindo a comissão e a justiça tem acatado a reclamação porque tornou-se muito comum vendedores dispensar a imobiliária para vender direto por um preço menor. Se você tinha exclusividade com certeza vão pedir a comissão. Se não tinha exclusividade vai depender de como o adquirente chegou até você porque é o anuncio da imobiliária que dá visibilidade a teu imóvel.
De quem é a obrigação de conserto de telhado na locação?
Manutenção como limpeza, telha deslocada, um ou duas telhas quebradas, é despesa sua. Qualquer outro problema estrutural é do locador. Lembrando que o lcoatário deve fazer a limpeza constante do telhado e calhas para não acumular folhas, limo, e entupir tudo.
Partilha de bens imóveis não registrados?
O direito brasileiro protege a propriedade e a posse e portanto é possível partilhar em inventario um imóvel irregular. O que ocorre é que as situações que acompanhei exigiu ao mesmo tempo, que ocorresse a regularização em nome dos herdeiros através de usucapião. Não sei se ocorre em todos os casos.
De quem é a responsabilidade da troca de chuveiro elétrico em imóvel alugado?
Se for imóvel mobiliado a troca de qualquer equipamento é do locador. Se for troca da resistência é sua, porém é bom verificar a fiação elétrica do imóvel porque está queimando muito rápido este chuveiro.
Prazo para inquilino desocupar imóvel alugado?
30 dias após a notificação escrita do locador ou aviso de 30 dias que irá entregar o imóvel se proposto pelo inquilino. Durante o contrato o locador não pode pedir o imóvel e o aviso pelo inquilino só é obrigatório se for isento de multa.
Qual o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel?
Em trono de 20%, porém se o valor que o banco for te emprestar for menor você terá que dar uma entrada maior. O banco decide quanto vai te emprestar de acordo com o valor de avaliação do banco.
Posso vender meu apartamento que está hipotecado? A credora pode impedir de eu vender ?
Olá, operação perfeitamente legal. O banco da tua vizinha aparecerá como interveniente quitante junto ao teu banco. Deve ficar estabelecido em contrato quem arcará com os custos de baixa da hipoteca, averbação do termo de quitação que em geral é pago por você. Os valores dessa negociação não passam pelas mãos da tua vizinha. O banco desconta o valor da quitação e taxas e deposita o que sobrar na tua conta que fica bloqueada até toda a operação ser concluída. O ideal é que você tenha alguém que te oriente e acompanhe. E que não ocorra multas para você caso alguma situação não ocorra.
Como declarar imóvel financiado em conjunto?
Depende, se o regime de bens do casal for comunhão total 100% do imóvel pertence a ambos e um só deverá declarar e o outro informa em bens e direitos que o imóvel está declarado no ir do cônjuge e coloca o CPF. No restante dos casos cada um declara 50% ou o percentual que consta no contrato e metade do total pago no ano.
É possível vender imóvel com o dono tendo dívida trabalhista?
Pode gerar problema sim. Se todos constam no processo qualquer um responde com seus bens por este e os bens vendidos podem retornar ao devedor em caso de constatada a fraude. Meu vizinho teve este problema. Na época não perdeu o imóvel porque não teve conhecimento dos processos, mas foram 6 anos de incomodação até a sentença que o favoreceu como adquirente de boa fé. Era oficial de justiça avaliando o bem, o mesmo com matricula bloqueada. Quando ocorre este tipo de situação eu peço auxilio a um advogado mesmo que eu tenha conhecimento do assunto, acho risco..
Como tirar conselheiro do condomínio?
O conselho é eleito da mesma forma que a chapa principal. Ao fim do mandato pode ser trocado.
O que quer dizer alienação?
Transferência de titularidade, mudança de proprietário, transferência de direitos. Direto no exemplo: compra de imóvel financiado a garantia é por alienação fiduciária isto é, você transfere ao banco credor os direitos sobre o imóvel que comprou enquanto estiver pagando a divida. Quitou, se extingue esse direito.
Quanto tempo de atraso no aluguel posso pedir o imóvel?
01 dia. 01 dia de atraso já é possível o despejo. Na prática, com 05 dias entre em contato para saber o que esta ocorrendo com o pagamento. Com base no que te disserem podes avaliar a situação. Se não houver solução fechado 10 dias envie notificação extrajudicial de inadimplência com prazo de 48 h para quitar a divida atualizada sob pena de cobrança em Cartório de Protesto e Despejo. Passada as 48 horas(dias uteis) e não pago pode despejar. Primeiro amigavelmente pedindo a desocupação e de pois pela justiça.
Qual garantia tenho de ter o imóvel de volta em um contrato de 06 meses?
Nenhuma. Imóvel residencial colocado em locação com prazo menor de 30 meses você não pode retomar durante o prazo do contrato e nem no final salvo por infração do inquilino ou denuncia cheia nos casos do artigo 47 da lei 8.245/91. É direito do inquilino a renovação automática por prazo indeterminado até que o contrato complete 5 anos.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini