Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Não vou pagar aluguel esse mês, paguei um aluguel adiantado. Já tenho que sair esse mês?
Se não pagar você vai ficar inadimplente. Você pagou um aluguel adiantado de garantia por caução? Se sim esta garantia lhe é devolvida no fim do contrato após quitados os débitos. Se foi realmente pagar para usar, nesse caso no fim do mês desocupa.
Para que serve o seguro fiança?
Para garantir o cumprimento do contrato de locação pelo lcoatário. Aluguel, taxas, seguros, reforma do imóvel, pintura, danos ao imóvel locado, multa.
Imóvel de inventario pode ser vendido?
Sim, é só solicitar o alvará judicial para venda.
Como transferir imóvel de avó para neto?
Depende. Pode ser por doação em que todos os filhos assinem concordando, ou por compra e venda nos mesmos termos ou deixar em testamento. Cada caso é um caso a ser analisado em separado.
Pode o proprietário pedir o imóvel utilizado para o comércio?
Se o contrato esta em prazo indeterminado e o lcoatário não entrou com a renovatória, sim o locador pode pedir a desocupação. A renovatória existe na legislação justamente para proteger o ponto comercial, o fundo de comércio e a ação deve ser proposta entre 1 ano e 6 meses antes de vencer 5 anos de contrato escrito ou a soma de vários contratos escritos com prazo menor que 5 anos. Na prática, avisa-se o locador que irá fazer uso da renovatória e ele deve assinar aceitando. Se não responder acionamos a justiça para garantir o direito.
Posso ser avalista com o nome sujo?
Não. Um credor não vai aceitar um avalista com problema de abalo de crédito.
Quanto tempo demora a etapa do Interveniente Quitante?
A etapa da quitação irá ocorrer após a assinatura e registro da escritura, mas cada banco tem seu critério. Os depósitos são feitos e ficam bloqueados até o registro imobiliário. Os prazos são variáveis.
Como e feito o reajuste anual de aluguel?
Salvo comum acordo entre as partes a qualquer tempo do contrato, o reajuste anual ocorre a cada 12 meses de locação pelo índice escolhido acumulado do período destes 12 meses e informado no contrato de locação. Exemplo. Contrato com aluguel de 400 reais iniciais reajustado pelo IGPM. Após 12 meses o índice do IGPM acumulou em 31%, então 400,00 + 31% = R$ 524,00, novo aluguel a pagar. Se não houver clausula determinando o índice, somente haverá reajuste de comum acordo com a outra parte.
Preciso avisar que vou sair de imóvel alugado?
Se o contrato já estiver em prazo indeterminado tens que avisar com 30 dias de antecedência ou pagará um aluguel a mais de multa legal por ausência do aviso. Se esta desocupando dentro do prazo com pagamento de multa por desocupação antecipada é só entregara s chaves após a desocupar e fazer a reforma de devolução. Algumas imobiliária condicionam a desocupação antecipada a notificação com 30 dias de antecedência conforme o artigo 4 da lei 8.245/91. No entanto este artigo apenas obriga o aviso se o inquilino pedir isenção da multa.
Compra e venda imóvel pai para filho
Sim, mas para não haver contestações futuras os outros filhos devem assinar concordando.
Existe prazo mínimo para contrato de aluguel?
Não, se o titulo do contrato for residencial ou não residencial o prazo contratado é livre. O que existe são consequências caso o prazo escolhido no residencial seja maior ou menor que 30 meses. Somente na locação por temporada existem prazos mínimos de um dia e máximo de 90 dias sem renovação.
Quanto tempo depois do locatário pedir o imóvel eu tenho que sair?
A locadora está te pedindo a desocupação voluntária em uma semana por inadimplência isto é, por infração contratual. Se não desocupar ela irá entrar na justiça com despejo judicial que levará mais um tempo, mas ter um bebe não te protege de ser despejada.
Existe um limite de moradores no imóvel locado?
Esse tipo de cláusula é especifica para locação por temporada ou férias, turismo. Na locação residencial você estaria interferindo na família do lcoatário, afinal este aluga o imóvel para morar sozinho ou com sua família já formada, a ser formada ou que se altera. Se o locatário colocar em um imóvel de dois dormitórios 6 pessoas, haverá um desgaste maior do imóvel e manutenção, mas não significa que não possa ser usado desta forma. Alguns profissionais do direito diz ser legal colocar esta cláusula, outros como eu acham abusiva e desnecessária. Não há ilegalidade em coloca-la. Quanto a redação da mesma, depende do tipo de imóvel e da situação proposta.
Como declarar imóvel financiado no IRPF?
Quando você atende um cliente no plantão ao digitar o CPF do cliente aparece o Corretor de o atendeu, se ele já esteve anteriormente em um plantão. O coleguismo manda que o cliente seja enviado ao Corretor que o atendeu, pelo menos aqui no RS este tem preferencia. Muitos para burlar o atendimento cadastram o cliente já existente com o numero da RG e depois alegam que não estava no sistema afinal o cliente não é obrigado a fazer o cadastro de atendimento. Prazo de atendimento desconheço. Aqui não tem isso.
A tenda é uma boa construtora?
Vou me abster de responder porque não gosto desta construtora.
Como atualizar aluguel atrasado?
Verifique o contrato de locação, o valor da multa e dos juros para fazer o cálculo.
Se eu desisti de um imóvel do Minha casa minha vida, posso ser contemplada novamente?
Como você não pegou as chaves deves levar a matricula atualizada do imóvel na Caixa e pedir que deem baixa no Cadastro dos mutuários(SICADMUT) porque você não recebeu o imóvel. A prefeitura esta consultando este cadastro. Se seu nome não for retirado é considerado que você recebeu o imóvel e posteriormente devolveu desistindo e aí sim não terias mais direito.
Quanto devo pagar de comissão de indicação de inquilino?
Se não é Corretora não pode indicar ninguém. Agenciamento de imóvel e clientes por não corretor de Imóveis é exercício ilegal da profissão. A intermediação de Corretor e imobiliária é o primeiro aluguel ou 50% se não fez o contrato e vistoria + aferição do inquilino e fiador. Se é corretor tem que te dar recibo com CPF porque deduz do aluguel no imposto de renda. A base de calculo é 1800,00. Não existe essa historia de taxas embutidas. O aluguel é 1800,00 conforme esta no contrato.
Como alugar imóvel com restrição no nome?
Direto com o proprietário que não exija este critério.
Pode transferir seguro fiança para outro imóvel?
Modifica o imóvel mudam as regras e cálculos do seguro fiança, então você deve encerrar o atual e no imóvel que irá entrar fazer novo seguro. Lembrando que o atual tem como beneficiário o locador atual e não o do imóvel futuro.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini