Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Apartamento não pode ar condicionado?

Todo o apartamento pode colocar ar condicionado, exceto os imóveis alugados que obrigam a pedir permissão ao proprietário que pode negar a instalação. Tem havido situações em que é alegado alteração de fachada e nesse caso será preciso recorrer a justiça. Se o condomínio tiver regras para a instalação é obrigatória ser cumprida.

Imóvel financiado, quando entrego as chaves?

Se não informou em contrato a data das chaves você deve entregar quando o valor do financiamento for liberado na sua conta corrente.

O que é Minuta de Convenção de condomínio?

É um modelo para análise dos proprietários que permite que seja alterado conforme sugestões ou correções. Em síntese, um modelo do documentos oficial que pode ser alterado.

FGTS pode ser usado na entrada do imóvel?

Sim, se você esta comprando a vista será liberado para dar entrada no imóvel.

Proprietário pode pedir imóvel antes término contrato para uso próprio?

Não, inclusive estou publicando no site um artigo sobre o assunto. Durante o prazo do contrato o locador não pode reaver o imóvel locado salvo acordo entre as partes onde o lcoatário também deseje encerrar.

Como declarar compra de imóvel rural?

Código 14 da ficha Bens e direitos. As informações vão depender de você estar explorando a área rural ou não. Se não a explora ainda, informe todos os dados da aquisição, do vendedor, preço, forma de pagamento, data, os bens que existem sob este imóvel, benfeitorias existentes. Situação 2019 deixe zerado e 2020 informe o valor de aquisição incluindo comissão e despesas de imposto e cartório que devem estar informadas na aba discriminação. Se você já está explorando o imóvel consulte o Contador para fazer a declaração.

Documentos para contrato de locação comercial

Depende do tipo de locação. Como se trata de não residencial se for comércio com empresa já constituída solicite copia do contrato social e suas atualizações, CNPJ da empresa, estatuto, copia autenticada da procuração do sócio que responde pela mesma. Últimos 06 extratos bancários da PJ bem como o imposto de renda da PJ. Últimos 06 docs. Quitados de aluguel atual bem como a página principal do contrato de locação. Toda a documentação dos sócios, CPF, RG, comprovante de endereço, 03 últimos extratos bancários de cada sócio, informações bancárias, ficha de identificação preenchida e assinada. Comprovantes de renda.

É muito difícil vender um apartamento no 1º andar?

Depende. Eu não acho difícil e sou uma pessoa que reside no máximo até o segundo andar. O primeiro nadar está mais próximo do solo, mais barulho, maior gasto com proteção contra roubo, mas eu não entendo como dificuldade na venda.

Posso registrar imóvel em outra cidade?

Não, você pode fazer a escritura pública em outra cidade, mas o registro fica apenas na localidade do imóvel.

Deve ser incluído o IPTU e o condomínio no valor da garantia depositada como caução na locação residencial?

É ilegal. Artigo 37 da lei 8.245/91. A caução é de no máximo 03 alugueis onde se subentende alugueis atualizados ou seja todos os anos quando o aluguel for reajustado o locador poderá se desejar pedir que o inquilino complemente a caução para manter 3 aluguéis atuais. Qualquer outro valor acrescido a caução é ilegal. " A caução em dinheiro que não poderá exceder o equivalente e 3 meses de aluguel... É o que determina ao artigo 37. As pessoas confundem com a multa contratual de 3 meses que esta sim pode incluir o condomínio e IPTU mensal e inclusive pode ser determinada em qualquer valor.

Quais as despesas para um financiamento de apartamento?

Avaliação do imóvel a ser adquirido pelo banco, custos de contrato, pagamento da primeira parcela dos dois seguros de via e sinistro(obrigatórios), imposto de aquisição municipal e despesas de registro no cartório.

Como posso comprar imóvel na planta pelo SFH?

Através do minha casa minha vida/casa verde amarela os imóveis são construídos pelo SFH. É preciso verificar toda tua situação de renda para saber se você se encaixa nas regras do programa.

A imobiliária pode cobrar seguro incêndio?

Sim. A lei do inquilinato 8.245/91 autoriza o locador em seu artigo 22 a transferir determinadas despesas para o lcoatário e entre estas estão o seguro fogo anual do imóvel locado.

Como alugar imóveis rápido?

Se teu imóvel estiver em perfeitas condições de uso e dentro do preço praticado no mercado e atualizado dependendo a depreciação do imóvel, você com certeza aluga rápido. A depreciação do imóvel é a redução do valor do aluguel quando o imóvel tem alguma dificuldade para locar como por exemplo, ficar em andar sem elevador, com aberturas voltadas para o lado que pega muito sol no verão e nenhum no inverno ou se ele tem piso e esquadrias antigos e outros fatores que reduzam o preço praticado no mercado.

Como faço para descobrir a propriedade se eu só tenho o número da matrícula e não tenho o nome do cartório?

Você pode fazer o pedido de matricula atualizada somente com o numero da mesma, sem o nome e CPF do proprietário dependendo do cartório de imóveis. Talvez na sua cidade e estado não seja possivel visualizar via internet somente com o numero da matricula e o cartório.

Como reajustar valor aluguel?

Depende do que diz o contrato. A praxe é utilizar o índice escolhido e informado no contrato acumulado do período dos últimos 12 meses. Se nada consta em contrato o reajuste não pode ocorrer de forma unilateral, terá que ser de comum acordo ou somente após 3 anos de contrato poderá atualizar o preço.

O que fazer com reajuste de aluguel acima do valor em contrato?

Muitos iguais a você estão nesta situação. Se teu contrato esta vigente, o aumento tem que ser obrigatoriamente pelo índice. Se esta em prazo indeterminado ele pode negociar novo valor e a você restará entrar com ação revisional. Nesse caso não vale a pena porque no prazo indeterminado ele poderia pedir a desocupação. Sugiro que consulte um advogado para avaliar o que pode ser feito em relação a direito de renovatória que te beneficiária se entrasse com revisional.

Como declarar venda e compra de imóvel no mesmo ano?

Deixando os dois quadros situação 2019 e situação 2020 zerados. A Receita entende que foi comprado e vendido no mesmo ano. No quadro discriminação de forma abreviada você informa a compra e venda dados das partes data da compra e data venda e preço da compra e da venda.

Existe despejo de aluguel comercial?

Sim, existe despejo de aluguel comercial quando ocorre as situações em que a lei autoriza como por exemplo inadimplência do locatário anterior a pandemia, alguma infração legal do mesmo ou nos casos em que este não tenha direito a ação renovatória. Depende de cada situação especifica.

Como calcular a multa de quebra de contrato de aluguel?

Para isso é preciso saber qual a multa determinada pois a mesma é proporcional ao tempo em meses que falta para o contrato encerrar e com base nestas informações o lcoatário poderá fazer o calculo. A praxe é 03 alugueis onde você divide o valor dos 3 alugueis somados pelo tempo em meses do contrato e multiplica por o numero de meses que falta para encerrar. Quando a desocupação ocorre em 12 meses ou múltiplos em geral é um aluguel a cada 12 meses de multa.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini