Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Fundo de reserva é do inquilino ou proprietário?
Do proprietário, salvo se o condomínio utilizou dinheiro do fundo para pagar despesas ordinárias porque nesse caso deve ser devolvido e feito chamada extra para todos os condôminos proprietário e inquilinos pagarem.
Como ter acesso a escritura de um imóvel?
Se você souber em que cartório a Escritura Pública ficou arquivada podes pedir uma cópia da mesma. Na matricula imobiliária do imóvel tem a cartório em que foi elaborada.
Posso desistir de compra de imóvel após assinar proposta?
É preciso verificar se você assinou uma proposta ou um pré contrato com multa e como fez isso. Via internet e em plantões de venda você tem 7 dias para desistir sem custos.
O que significa tabela price?
É um sistema de juros utilizado em contratos de empréstimo e financiamento imobiliário. No financiamento a amortização é constante, isto é, o valor que é devolvido mensalmente ao banco é o mesmo. O que diferencia é os juros que podem acabar sendo mais caros no final do contrato.
Como saber se meus futuros vizinhos serão bons?
Convivendo com eles, conversando com os vizinhos antes de fechar negócio, dando uma volta no bairro onde no comércio podes buscar informações.
Comissão imobiliária aluguel quem paga?
O locador é o contratante e o único responsável por pagar os honorários da imobiliária não sendo permitido repassar ao lcoatário qualquer valor seja comissão, taxas, vistoria, sob pena de infração legal sujeit a indenização.
Posso fazer contrato de locação em nome da minha esposa?
Praticamente não, vocês são casados. A União vale como tal com os mesmos direitos e deveres do casamento. Quando ao contrato ou você aluga em seu nome ou aluga em nome dela ou em nome de ambos. Se alugar me nome de ambos cada um pode declarar 50% do aluguel no imposto de renda, se alugar em nome dela, ela declara integralmente e se alugar em teu nome você declara integralmente. Portanto pode alugar seu imóvel colocando ela como locadora. A certidão de união estável deve ser apresentada.
Quem paga vistoria do imóvel?
Sempre será o proprietário do imóvel não podendo o locador ou imobiliária transferir para o locatário/inquilino pagar. Se houver clausula no contrato de locação informando ser repasse ao inquilino esta clausula é nula e o mesmo pdoe desconsidera-la.
Posso vender um imóvel por procuração?
Sim, é muito comum, só não dispense de obter todas as certidões negativas das partes. A procuração deve ser obrigatoriamente publica, com poderes especiais de compra e venda e prestação de contas.
Se locatário avisar 30 dias antes de sair do imóvel, mesmo assim tem que pagar mais um mês?
O inquilino tem que pagar porque não tem recibo para comprovar o pagamento. Já está consolidado na justiça que a prova do pagamento do aluguel é o recibo de pagamento seja ele um comprovante mensal de depósito em conta ou recibo a mão feito pelo locador ou o boleto pago do aluguel. Ao chegar a questão da inadimplência na justiça, o juiz solicita ao inquilino os recibos e se este não houver o juiz sentencia ao pagamento para o locador. Já li sentenças em que o inquilino teve que pagar 05 alugueis porque perdeu o recibo e o locador, agindo de má fé o processou.
Posso cancelar a venda de um imóvel?
Sim, o distrato é possivel até a escritura pública desde que não tenha sido assinado escritura particular com o banco financiador. Nos distrato costumam ocorrer perda de parte do valor pago, a Comissão imobiliária não é devolvida e multa.
Qual valor do itbi em Guarulhos?
Em Guarulhos o imposto fica na alíquota de 2%. Não tenho bem certeza, mas parece que podes incluir o ITBI no financiamento.
Comprei um terreno aflorado, mas precisei pagar transferência. Isso é correto?
É permitido ao vendedor transferir para o comprador o dever de pagar as taxas de aforamento e você pagará anualmente a taxa sobre o domínio útil do terreno porque o dono é a União. É pago uma vez por ano. Você age como dono, pode construir e demolir, pode vender este direito porque tem o direito de usar e alienar.
Comprar apartamento na planta ou pronto?
Depende do que você deseja. Se precisa morar o apt pronto é melhor opção, se pode esperar o na planta pode ser uma boa opção dependendo do seus histórico de pagamento. Um imóvel financiado direto com o construtor tem carga de parcelas que podem ficar caras.
Quando posso comprar com outra imobiliária?
Procure a imobiliária que te atendeu, mostre o anúncio com valor menor e feche negócio com a mesma. O imóvel teve redução de preço e alguma imobiliária não atualizou o cadastro. Se fechar com o anuncio atual o vendedor pode ter problemas mesmo não havendo exclusividade.
Qual a diferença do ITBI para o ITIV?
É a mesma coisa, só muda a nomenclatura. Imposto de transmissão de bens imóveis e imposto de transmissão "inter vivos". Ambos abrangem bens e direitos sobre imóveis.
É permitido que todos os apartamentos de um prédio possuam botijões de gás?
Sim, no meu condomínio não há gás encanado e cada imóvel tem seu botijão de gás. Nos imóveis que tem gás direto da rua a convenção proíbe botijão no imóvel e você terá que usar p gás encanado que aqui no sul se tornou muito caro.
Como fazer contrato de gaveta?
Para que não se torne um alto risco de problemas, recomendo que seja feito por quem entenda do assunto, onde poderá ser previsto todos os futuros conflitos que possam aparecer e desta forma inserir as soluções em clausula contratual visando diminuir ao máximo os riscos das partes. Não é um documento simples como parece. Só o falecimento de uma das partes já transforma o negócio em um sério problema e de custo elevado para resolver.
Posso passar o imóvel para o nome de outra pessoa, sem contrato de compra e venda?
Oficialmente somente por escritura Pública registrada na matricula do imóvel você pode vende-lo ou doa-lo ou ceder os direitos a outra pessoa. Contrato não transfere a propriedade e dependendo pode nem ter valor. Vai depender do caso especifico para saber se pode ser feito ou não.
Como posso saber se posso financiar pelo Itaú?
Solicitando uma análise de crédito ao banco. Se você já é cliente as regras são diferentes de quem ainda não é. Com seu CPF e comprovante de renda solicite uma análise em qualquer agencia.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini