Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Como fazer acordo IPTU atrasado?

Diretamente na fazenda municipal se não estiver disponível parcelamento via site. Depende da cidade pois cada prefeitura tem sua legislação. Aqui em Porto Alegre você só negocia o IPTU atrasado se os anteriores foram quitados.

Como saber se tenho direito a desconto em registro de primeiro imóvel?

O desconto só é permitido se compra for concluída pelo SFH - sistema financeiro de habitação.

Custo itbi

É variável por ser imposto municipal que irá incidir sobre o valor do bem negociado ou o venal cadastrado na fazenda municipal, o que for maior.

Apartamento pode ser penhorado?

Qualquer imóvel pode ser penhorado por dividas de seus proprietários. Ocorre que dependendo da divida o mesmo poderá ser enquadrado na lei de impenhorabilidade, como nos casos de o imóvel ser bem de família, única moradia do devedor. Também existem exceções como a fiança na locação residencial que mesmo sendo bem de família o imóvel é penhorado por não estar garantido na lei da impenhorabilidade.

Eu posso fazer o que para dar entrada no financiamento da caixa?

Procurar um Correspondente Caixa para começar analisando tua renda e a partir de então poder dar sequencia ao teu pedido de financiamento. Se já tens imóvel em vista os Corretores de Imóveis poderão fazer este serviço.

Preciso reconhecer firma da pessoa que alugou minha casa?

O locador sempre deve ser o último a assinar por ser o dono do imóvel. Não precisam ir todos juntos, A praxe é entregar as vias para os locatários assinarem, eles devolvem e o locador assina e devolve a via do locatário junto com as chaves. Tudo deve ser feito de forma antecipada para que a via e as chaves sejam entregues no dia do inicio do contrato.

Como saber o valor do ITBI de um imóvel?

No site da prefeitura você tem acesso a secretaria da fazenda municipal onde poderá averiguar qual o percentual e o valor venal do imóvel.

Quanto tempo demora para sair a matricula de um imóvel?

Se toda a documentação está correta em 15 dias foi analisado e no máximo 30 dias.

Onde registrar contrato de aluguel?

No cartório de registro de imóveis a margem da matricula nos termos da lei, isso é, se o mesmo tiver clausula de vigência ou for para questões de preferência na compra. Não confunda "registrar contrato de locação" com "reconhecer firma" que é assinar na frente do funcionário do Tabelionato de notas.

O fiador pode vender seu imóvel?

Pode, na fiança não há impedimento de venda do imóvel porém se não comprar outro e ficar sem bens em sua propriedade o locador poderá pedir ao lcoatário que indique outro fiador. Na prática ninguém fica controlando se o fiador vendeu ou não, eu controlo. Anualmente eu verifico via internet se o imóvel não foi vendido, incluo nos meus serviços essa busca no aniversário do contrato. Mesmo que a fiança seja pessoa física, o locador pode pedir a substituição porque os bens que garantem que o locador cumpra a fiança foram vendidos. Já tive uma situação em que o locador desconfiou da venda, e me contratou para averiguar. Eu busquei matricula, verifiquei que foi vendido, conversei com o fiador e ele comprovou que vendeu para adquirir outro imóvel. Mandou a matricula do novo e tudo se resolveu.

Meu marido pode fazer um financiamento imobiliário mesmo se eu já possuir um financiamento em meu nome?

Sim, mas você vai participar do financiamento por força do regime de bens do casal se for parcial ou comunhão total. Significa dizer que as rendas serão somadas e a parcela que pagas do teu financiamento entra nos critérios de analise. Lembrando que as parcelas do financiamento atual pagas durante o casamento, comunicam com o casal.

Como fazer documento de compra e venda de imóvel?

O oficial que é a Escritura Pública de compra e venda é feita em qualquer Tabelionato de Notas e depois levada a registro no cartório de registro de imóveis onde fica arquivada a matricula do imóvel.

Como comprar um imóvel que não tem escritura?

Senão não tem escritura, trata-se de posse que pode ou nãos e passível de legalização. Cuidado. Você fará um contrato de compra e venda e transferência do tempo de posse. Utilize um profissional para te orientar.

Como posso fazer para financiar um apartamento com restrição no CPF?

Deverá retirar sua restrição no CPF pois é obrigatório na aquisição e venda de imóveis. Se for dividas com a Receita Federal negocie o parcelamento que o CPF volta a ser regular.

Imobiliária pode cobrar multa por desistência do anúncio da locação?

Sim, se teus pais contrataram a exclusividade por 180 dias ao retirar da imobiliária deverão arcar com os custos dos anúncios. Teus pais deviam ter enviado a conhecida para locar através da imobiliária visto que a contrataram para buscar um locatário. Se eles não tem conhecimento da legislação do inquilinato podem ter problemas bem maiores. Amigos amigos negócios a parte.

Quanto pedir de desconto imóvel a vista?

Isso é negociação caso a caso dependendo do valor do imóvel. Os preços divulgados pelo mercado são os negociados para venda a vista. Um desconto irá ocorrer se o valor pedido estiver acima do preço praticado pelo mercado.

O que acontece com o fiador se o inquilino não pagar o aluguel?

O fiador responde pelas pendencias da locação e paga no lugar do inquilino sub-rogando-se no direito de cobrar os eu afiançado. Se não pagar pode ter o imóvel penhorado mesmo que seja o único porque na locação residencial ele não entra na lei da impenhorabilidade.

Contrato compra e venda imóvel reconhecimento de firma

Sim, sempre. Segurança jurídica de que as partes que assinam não apresentaram documentos falsos e inclusive para alguns atos o reconhecimento de firma pode ser obrigatório como na averbação da promessa de compra e venda.

Como saber se o IPTU é comercial ou residencial?

Verificando o cadastro do imóvel na prefeitura vai constar se é comercial, residencial ou misto e se for o caso pode solicitar a troca. É importante na hora de locar que o imóvel esteja na situação correta da locação e isso é responsabilidade do locador.

Posso comprar imóvel com divida ativa?

Tudo se resolve a nesse caso o corretor é em contrato particular acertar o que será feito. Primeiro de tudo saber o valor atualizado da divida, se o imóvel ainda não tem penhora na matricula e nem foi a leilão. Se está somente em cobrança se pode utilizar o valor da entrada para quitar a divida e seguir com o processo de venda. Ninguém paga algo antes de ter a posse do imóvel, então pagamento da divida na entrega das chaves entrando na posse do imóvel ou no ato da escritura que é mais garantido.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini