Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Primeiro aluguel é integral pra imobiliária?
O valor da intermediação é integral, sem qualquer desconto. Pacote fechado se faz em locação por temporada. Na locação residencial é prejudica ao locador e este é um dos motivos. O locador esta fazendo uma manobra no contrato embutindo no valor do aluguel as taxas. O que ocorre é que os honorários da imobiliária incidem sobre o aluguel e portanto não há como separar as taxas. Da mesma forma se o condomínio subir no meio do contrato você não poderá repassar para o valor do aluguel porque o locatário não é responsável por pagar condomínio. O ônus será assumido pelo locador que perderá renda.
Condomínio pode expulsar inquilino?
Não, condomínio não tem este direito. Condomínio pode acionar locador e a justiça e a sentença determinar a saída do imóvel.
Pode se fazer contrato de aluguel de 6 meses?
Sim, qualquer prazo. o que vai modificar são as consequências deste prazo como por exemplo, o inquilino terá direito a renovação automática ao fim do prazo podendo seguir a locação por até 5 anos sem que possas retomar o imóvel por denuncia vazia.
Posso fazer a locação de quartos do meu apartamento?
Sim, você pode fazer a locação de quartos dentro do que determina a lei 8.245/91. Cuidado. o imóvel é seu e faz dele o que bem entender porém uma vez disponibilizado para locação você estará fazendo um negócio e teu direito de propriedade fica limitado aos temos da lei do inquilinato. Quanto a dividir os quartos é preciso saber se podes fazer alterações.
Locatário pode ser fiador ao mesmo tempo?
Não, lcoatário pode ser caucionista ao mesmo tempo. Se ele tem um imóvel pode dar este imóvel em caução registrada na matricula. Fiador de si mesmo não tem como.
Quem deve pagar o seguro fiança?
Quem contrata ou seja, o locatário.
Faleceu o inquilino, como fica o contrato de aluguel?
Segue com o cônjuge automaticamente ou com quem resida no imóvel com o locatário. Se o inquilino residia sozinho os herdeiros devem desocupar o imóvel.
Como amortizar credito imobiliário com FGTS?
Sempre amortizando o saldo devedor que irá reduzir todos os valores do contrato. Solicite ao seu banco a utilização do fundo para amortizar o saldo devedor dos eu financiamento e se puder fazer isso sempre, é uma ótima opção. O saldo devedor atualizado forma a parcela do mês seguinte a pagar, se você diminui o saldo.....
Qual o prazo mínimo de locação comercial?
Aquele que as partes acordarem, dependendo da locação 05 anos.
Proprietário com protesto pode vender imóvel?
Se for financiado não. Se for a vista recomenda-se exigir que o sinal seja utilizado para levantar o protesto.
Matricula atualizada de imóvel tem validade?
Sim, 30 dias.
Quais juros posso cobrar por atraso de aluguel?
1% ao mês é a praxe e pode chegar até o dobro do juro legal, mas não recomendo correr risco de ter que discutir a questão. cobre multa integral de 105 e juros de 1% ao mês.
Condomínio aumentou no meio do contrato de locação?
O valor é passado para o locatário, somente o aluguel é reajustado a cada 12 meses, as taxas são de livre repasse por visam custear as despesas de condomínio que se aumentam necessita que aumente a receita. Só não poderá se repassado ao lcoatário arcando o locador com o ônus se for pacote fechado. Nesse caso o locador ficará com o prejuizo por ter feito pacote fechado em locação residencial quando se utiliza apenas na locação por temporada.
Quando pagar a comissão do corretor de imóveis?
Quando da assinatura do contrato na compra e venda.
Valor cobrado para fazer contrato de locação
Depende de contrato de locação e das clausulas de acordo. Cada profissional tem seu preço de acordo com o tempo de serviço prestado e conhecimento. Minha hora técnica tem um valor determinado e a ela eu acrescento o trabalho prestado, os documentos que acompanham o contrato como termo de vistoria, recibo de chaves, recibo do primeiro aluguel pró-rata se for o caso e assessoria técnica em relação a legislação entre outros. Também interfere o fato de ser ou não residencial e mobiliado ou não. o máximo que irá lhe custar é o valor do primeiro aluguel se incluído a vistoria inicial isto é, se o profissional for fazer a vistoria. Portanto vais partir de 30% do aluguel para mais. Esse valores variam logicamente
Pode alugar apartamento financiado?
Se não for minha casa minha vida sim.
Como fazer proposta para compra de apartamento?
Um documento simples onde você informa o interesse no imóvel, o valor que deseja pagar a forma de pagamento, se aceita ou não contra proposta e principalmente prazo de validade da proposta para que o proprietário não fique eternamente pensando. Também faça constar que o aceite inicia as tratativas podendo qualquer das partes desistir sem ônus até assinar o contrato particular.
Quanto custa para reconhecer contrato de aluguel?
Depende, não são valores altos se você já tem firma aberta. Depende da tabela de emolumentos de cada estado. como tem que reconhecer todas as vias do contrato e vistoria em torno de 50 reais.
Qual o prazo mínimo para contrato de aluguel comercial?
Não existe, é livre acordo mínimo e máximo apenas atentando que prazo acima de 10 anos é preciso que o cônjuge do locador assine o contrato. Na locação não residencial( a nomenclatura comercial não existe mais na lei) existe o direito a renovatória isto é, onde você tiver um comercio haverá direito de renovação dos contratos com prazo de 5 anos ou menos mas que somados atinjam 5 anos.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini