Maria Ângela Camini
8.031 Respostas
Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas
Melhores respostas: 1283 (16%)
Participante desde: 09/2019
Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,
Quantos dias um inquilino pode atrasar o aluguel?
Quantos dias ele quiser porque a multa é devida e os juros também desde o primeiro dia após o vencimento. Não existe carência salvo se em contrato o locador de livre vontade instituiu. O despejo pode ocorrer desde o primeiro dia de atraso.
Idoso pode vender imóvel para neto?
Sim, mas é preciso que todos os filhos assinem concordando.
Como alugar imóvel com segurança?
Contratando um profissional qualificado pois de nada adianta você alugar seu imóvel sem conhecer legislação, prática, usos e costumes e jurisprudência e isso não se aprende em poucos dias. Só a analise da ficha do pretendente a locação é um exame de DNA.
Quais são as taxas a pagar na compra de um imóvel?
ITBI municipal, escritura pública, registro da escritura e certidões
Pode comprar apartamento com nome sujo?
Se for a vista, basta análise do motivo do abalo de crédito e sem problemas.
Quanto custa uma avaliação imobiliária?
Oficial, com documento formal, 1% em media.
Posso protestar contrato de locação?
Sim, é titulo de crédito extrajudicial, mas recomendo que utilize serviço de profissional. Um erro e você terá que indenizar o lcoatário. Pintura do imóvel por exemplo, não é protestado.
Condomínios com qual idade são ruins para investir?
Muito relativo. Meu condomínio foi construído por militares em 1970. Se houver um terremoto na cidade, pode vir pra cá porque esse não cai. Sempre esta sendo reformado e modernizado. É um excelente investimento para locações residenciais.
Posso transferir terreno com IPTU atrasado?
Sim, mas é bom saber que a divida acompanha a transferência e quem consta como novo proprietário será o responsável pela divida. Como o imposto é próprio da coisa isto é, o imóvel, seus encargos se transferem junto com a propriedade.
Quem paga as certidões na compra e venda de imóveis?
Cada um paga as suas e se houver Corretor de Imóveis vai depender do que foi contratado. no meu caso esta incluso no meu preço as certidões de quem me contrata para venda e eu providencio todas as pagas e gratuitas. As do comprador só providencio se for contratada para esse fim.
O que fazer quando a imobiliária não repassa o valor do aluguel?
Acionar o juizado especial e rescindir o contrato por justa causa. Receber e não repassar ao locador é apropriação indébita. A imobiliária não está obrigada a repassar o aluguel que não recebeu do inquilino em atraso, salvo se contratou com o locador o aluguel garantido.
Para financiar imóvel precisa ser casado?
Não, mas se for casado ou vive em união estável é obrigatório que o cônjuge participe do contrato mesmo que não tenha renda.
O que ver na vistoria do apartamento novo?
Tudo, pente fino no imóvel com a maior calma do mundo. Se quiserem te apressar não aceite. Inicie testando toda a hidráulica do imóvel, abra torneiras para verificar escoamento da água. É comum resto de cimento ficar nos ralos e caixas de saída de água. Deixe correr a água e observe, depois feche as torneiras e até o fim na vistoria não deverá ter nenhuma pingando ou vazando água dos encanamentos externos. Verifique cerâmica e piso se não há quebras, rachaduras, peças soltas ou ocas bem como estufadas. Esquadrias abra e feche varias vezes bem como janelas para saber se não trancam, estão empenadas ou com trincos e fechaduras que não funcionam, o mesmo nas portas. Faça constar por escrito no ato, tudo que não estiver de acordo ou funcionando perfeitamente. Dutos de espera para ar, aquecedor de passagem e cabeamento de tv, internet costumam ficar cheios de resto de concreto, mas só na instalação se consegue visualizar o problema.
Corretagem imobiliária quem paga?
Quem contratou.
Vender imóvel com hipoteca
Tem como vender dependendo da análise do tipo de hipoteca. Em geral a hipoteca pode ser quitada ou o imóvel transferindo com a hipoteca acompanhando a transferência ou seja ela não se extingue. O Tabelionato faz constar na escritura que existe hipoteca que acompanha a transferência. No caso de alienação fiduciária os contratos proíbem a transferência.
Em que momento eu devo pagar a comissão do corretor?
Na assinatura do contrato, portanto o sinal deve ser suficiente para quitar a comissão. O Corretor é livre para escolher a forma de pagamento
Posso quebrar um contrato de aluguel?
Se for locatário sim, pagando a multa pactuada, se for locador somente por infração do locatário ou comum acordo.
Como fazer escritura de imóvel sem contrato?
Não, se não tens procuração publica terá que localiza-lo, mas recomendo primeiro tirar a matricula atualizada para saber se ele é realmente o dono na matricula porque se for imóvel de posse somente por usucapião irá conseguir a propriedade.
Posso comprar imóvel com cheques administrativos com nomes diferentes?
Sim, se forem dois proprietários ou mais emite-se quantos cheques forem necessário. Há casos em que o vendedor solicita que seja feito o pagamento em cheque direto ao Corretor de Imóveis, imobiliária e em geral se faz transferência eletrônica em vez de emitir vários cheques administrativos
Para que serve os 3 meses de aluguel adiantado?
Na verdade não são 03 meses de aluguel adiantado e sim 03 alugueis pagos na entrega das chaves que servirão como garantia do contrato. Chama-se caução em dinheiro. No final do contrato se não houver débitos em aberto o locador deve devolver o valor a você. A legislação determina que o locador deposite em conta poupança, mas na prática a maioria ou coloca na própria conta corrente ou utiliza o valor. No final do contrato terá que devolver com a correção da poupança mesmo que não tenha depositado. o locador não pode obrigar o inquilino a utilizar o valor nos últimos 3 meses de locação sob o argumento de que gastou o dinheiro.
Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini