Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Corretor pode cobrar comissão do comprador?

Sim, pode cobrar de comprador e vendedor. Depende dos serviços prestados.

Contrato de aluguel juros e multa

Multa integral independente dos dias em atraso de 10% a 20% com o objetivo de em caso de ter que atrasar o pagamento de contas o locatário opte por escolher pagar em dia o que tiver multa maior. Os juros podem ser de 1% a 2% ao mês pagos pró-rata(por dia de atraso). A praxe no mercado para não haver contestação é de juros de 1% ao mês .

Como expulsar inquilino inadimplente?

Não tem como porque a forma legal de reaver o seu imóvel é com o despejo e não com expulsão. Se você não quer negociar a desocupação abrindo mão de algo para incentivar o devedor a te devolver o imóvel, será obrigado a aciona-lo judicialmente e esperar a solução que é demorada e tem custos nada baratos. Negocie, com o imóvel livre você pode alugar novamente e desta vez com uma garantia que te dê segurança de não perder renda até despeja-lo.

Matrícula de imóvel onde consultar?

No cartório de registro de imóveis da circunscrição do endereço.

Como alugar um apartamento?

Você é proprietário ou lcoatário?

Sou fiador de aluguel posso vender meu imóvel?

Sim, você é livre para vender seus bens. a fiança é pessoal, não são os imóveis que a garante. o que pode ocorrer é o locador pedir a substituição da fiança ao locatário por você não ter renda suficiente para garantir o contrato e ter se desfeito dos bens.

Como fazer calculo de reajuste de aluguel pelo IGPM?

Aplicando sobre o valor atual do aluguel o índice acumulado dos últimos 12 meses do contrato.

Como encontro corretor por nome e como saber de que estado é o creci?

solicite ao corretor que lhe apresente a carteira de identificação profissional. É obrigação nossa a perfeita identificação e já temos a carteira digital que enviamos via Watts para o cliente. O Corretor tem que estar cadastrado no estado em que atua e portanto se consulta no site do CRECI estadual. Eu posso atuar e mais de um estado e tenho que ter CRECI ativo em cada estado que atuo. Não posso atuar em outro estado tendo somente o CRECI do meu.

Inquilino pode retirar placa de vende?

Não, não pode. não atenda os interessados e não dê explicações.

Como mobiliar apartamento pequeno?

De preferencia todo ele com móvel planejado e equipamentos embutidos

O que é traslado de escritura?

O documento entregue a você exatamente igual ao arquivado no cartório e sim é um documento valido como original.

Construtora pode reter as chaves por atraso?

Sim a construtor pode não entregar as chaves se houver inadimplência do adquirente.

Preciso declarar imóvel no imposto de renda?

Sim, bens acima de 300 mil declaração obrigatória. Eu recomendo sempre declarar, é prova de posse e propriedade.

Comprar imóvel agora ou esperar?

Comprar a gora, tem imóveis usados com preço abaixo do mercado e novos com ótimos descontos. Seria ruim se tivesse que financiar porque não acredito que se consiga manter os juros baixos por muito tempo. De qualquer forma vale a pena uma analise do teu perfil com um Corretor para saber teu potencial de pagamento e risco.

Como cobrar juros de aluguel em atraso?

Pró-rata. A legislação tributária permite juros de 1% ao mês até 2% ao mês, informação que nem todos sabem. A praxe no mercado de alugueis é cobrar 1% ao mês pró-rata. Assim se o inquilino atrasa 5 dias você divide o valor do aluguel pelo numero de dias do mês e multiplica pelo numero de dias em atraso e terá os juros a ser pago.

Preciso falar com o síndico antes de comprar um apartamento?

Deve. sindico, zelador, portaria e se possivel vizinhos. conhecer onde você vai morar é fundamental.

Cancelo o contrato de locação ou alugo uma casa?

Não, você não paga multa a teu inquilino porque o artigo 4 da lei 8.245/91 não autoriza você a pedir o imóvel de volta durante o tempo do contrato. Você só conseguirá a saída do inquilino se este inquilino também quiser desocupar e com certeza para isso ele vai pedir indenização. esta semana tive uma situação em que o inquilino pediu 15 mil reais para desocupar antes do fim do contrato. A sorte é que ele estava inadimplente aí foi colocar em cobrança e protesto. Dependendo do tempo do teu contrato podes ter problemas para desocupar.

Quanto custa uma ordem de despejo?

As custas do despejo judicial é de 12 vezes o valor do aluguel mais todos os atos praticados por oficial de justiça, solicitação do juiz, além de honorários contratuais que não são incluídos no histórico da divida onde irá entrar os honorários de sucumbência. A ordem de despejo acompanha as custas de deslocamento do oficial de justiça, mas se precisar despejar a força pode custar caro. Não há um valor fixo, depende de ter que usar chaveiro, caminhão de mudança, aluguel de depósito etc. Negociar é sempre melhor mesmo que se tenha que perder um pouco.

Como declarar compra de apartamento no imposto de renda?

Na aba Bens e Direitos, em Rend. isentos e não tributados se uso FGTS, em pagamentos efetuados se pagou comissão imobiliária, em Dividas e ônus se comprou parcelado com construtora. Depende do tipo de aquisição.

Um contrato de aluguel pode ser quebrado?

Sim, pagando a multa pactuada.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini