Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Como descobrir verdadeiro dono de imóvel alugado?

O locador não precisa ser obrigatoriamente o proprietário na matricula, ele pode ser o inventariante, um dos herdeiros do imóvel que esta administrando os bens do falecido até abrir inventario, pode ser um posseiro já com direito de usucapião, o cônjuge do proprietário ou alguém autoriza por este e pode sim ser um falsário. Com o nome do locador e CPF constante no contrato solicite aos cartórios de imóveis uma certidão de propriedade imobiliária. Se nada constar solicite a ele comprovação de que pode ser o locador sob pena de passar a depositar em juízo os alugueis.

Porque averbar um imóvel?

Porque o contrato em algumas situações exige a averbação, como por exemplo, nos casos de clausula de vigência que obriga um futuro adquirente a respeitar o prazo de locação.

Taxa de incêndio quem paga inquilino ou proprietário?

Inquilino enquanto residir no imóvel e se constar em contrato a obrigação. esta no rol dos itens "taxas" da locação.

Posso alugar 2 salões comerciais com o mesmo ramo?

Não convém e inclusive é bom olhar o contrato porque os meus fazem a previsão de o mesmo proprietário não alugar os imóveis lindeiras para o mesmo ramo.

A garantia oferecida para o locador pode ser trocada?

De comum acordo entre as partes sim. Se for no andamento do contrato o inquilino arca com os custos do aditivo contratual.

Locação de quartos no meu apartamento é permitido por lei?

É locação residencial seguindo a mesma lei do inquilinato 8.245/91. o que muda é o termo inicial do contrato que em vez de ser o imóvel como um todo é somente o quarto e em clausula fazendo constar as regras das partes de uso comum, o que pode o que não pode de acordo com a lei. De cada 10 contratos de quarto que caem na minha mão 8 estão com varias clausulas ilegais. Cuidado inclusive porque você não pode despejar o inquilino a qualquer momento. já tive caso de uma locadora que não gostou da inquilina, pediu a devolução do quarto, ela não aceitou e teve que ficar com a mesma 30 meses no imóvel. Os proprietários tem que entender que só vão fazer o que bem entender com seu imóvel até o momento em que resolverem utiliza-lo para negócio. A partir de então o direito de propriedade fica limitado em respeito as regras e legislação dos contratos. Total atenção a um contrato bem feito, análise da ficha do pretendente completa e inclusive entrevista.

Como a construtora entrega o apartamento?

Exatamente como constar em contrato.

Para que serve o caução no aluguel de casas?

Garantia contratual fraca que se esvai muito tempo antes de se conseguir na justiça que o inquilino seja despejado por inadimplência.

Como declarar valor recebido de venda de imóvel?

Na ficha Bens e direitos para dar baixa do bem e depois em isentos e não tributados se for isento de imposto ou no caso de não haver isenção preenche a GCAP e transporta para a declaração.

Mito, chantagem, coerção?

O casal deve ir até a imobiliária e por escrito entregar ao gerente uma notificação em duas vias de que não prosseguiu com o Corretor por conta de não ter gostado do atendimento demorado e que optou por buscar outro Corretor. Quanto a ameaças comprovadas devem ser denunciadas no CRECI. Quanto a sua irmã vender com essa Corretora, se o Corretor provar e tem como, que atendeu o casal e não houver a notificação á imobiliária dos compradores, tua irmã vai pagar duas comissões. Isso já ocorreu com minha sobrinha ao vender o imóvel dela. A partir de então, sempre se pergunta se já visitaram o imóvel com outro Corretor. Eu acredito que vai dar problema.

Posso cortar água de casa que comprei e não me foi entregue?

Se você fizer isso vai pagar uma excelente indenização a quem esta na casa. comprou imóvel ocupado, devia ter utilizado os serviços de um profissional que iria verificar quem é o ocupante e te dar a segurança na aquisição. A Caixa se livrou do problema e você o assumiu. Procure imediatamente um advogado para judicialmente requerer a imissão da sua posse e retirar o ocupante. Se ele estiver processando a Caixa na justiça, vais ter problemas para retira-lo.

Vantagens de condomínios com várias torres

Depende da forma de gestão do condomínio. Atualmente se vê torres com administração independente, cada uma com um subsíndico e administração geral com um único sindico. Os custos costumam ser menores.

O que é o imposto itiv?

O mesmo que ITBI, imposto sobre transmissão de bens imóveis ou imposto de transmissão intervivos - ITBI.

Processo de despejo quanto tempo?

Com essa pandemia, lá se vão 12 meses. Melhor negociar a saída abrindo mão de algo que depois você possa recuperar com nova locação.

O que precisa para tirar a matrícula atualizada do imóvel?

Numero da matricula, nome do cartório

O locatário pode ser fiador dele mesmo?

Não, mas pode ser caucionista. Se o lcoatário tem um imóvel quitado ele pode dar este imóvel em caução averbando o contrato na matricula desse imóvel.

Qual a diferença entre sacada e varanda?

No meu tempo, a varanda era maior que a sacada, hoje em dia a sacada é aberta e a varanda em geral recebe uma mobília e até mesmo uma mini cozinha que chama de varanda gourmet

Como ter retorno do caução do aluguel?

A caução nem poderia ser pedida sem contrato escrito, mas mesmo na locação verbal tens direito a devolução uma vez que desocupe e quite todos os débitos. Espero que pelo menos tenha pego recibo.

Como averbar contrato de locação?

Uma via do contrato com firma reconhecida inclusive de duas testemunhas deve ser levada ao cartório de imóveis para que o mesmo providencie a anotação.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini