Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Fiador imóvel outro estado

Vale, mas não recomendo se não tiver uma boa estrutura jurídica. Até para notificar leva o dobro do prazo.

Posso devolver imóvel financiado?

Não, você não comprou o imóvel do banco, você comprou de um terceiro e junto ao banco pegou um empréstimo dando este imóvel como garantia. Não segue as mesmas regras do imóvel na planta.

Pode o locador reaver o imóvel antes do término do contrato?

Não, salvo comum acordo onde também seja do interesse do inquilino desocupar, mas em geral ele pede indenização.

Vendi meu imóvel quanto tempo tenho para desocupar?

O prazo combinado no contrato ou então a desocupação deve ocorrer na quitação do preço.

Contrato de aluguel precisa ter testemunha?

Não é obrigatório, mas recomendo que sempre tenha as testemunhas. Reconhecimento de firma não precisa.

Posso quebrar o contrato de aluguel?

Se for locador não, se for locatário sim, é só desocupar e pagar a multa.

O que fazer quando o inquilino atrasa o aluguel?

Cobrar amigavelmente ou por cartório de protesto.

Depósito caução é o mesmo que depósito antecipado de aluguel?

Não, caução é garantia contratual de 1 a no máximo 3 alugueis que no fim do contrato deve ser devolvido a você corrigida pela poupança. Depósito antecipado do aluguel não existe na locação residencial, somente na locação por temporada. qualquer pagamento só deve ser feito no ato da entrega das chaves. Na temporada se cobra 50% porque na desistência fica como multa.

Posso usar o IPCA para reajuste de aluguel?

Sim, se houver previsão em contrato pode. Eu já utilizo em alguns contratos este índice mesmo que o IGPM seja a preferencia do locador.

Quanto tempo ação de despejo?

Nossa! de 6 meses a 12 meses ou mais

Contrato de locação comercial pode ser verbal?

Não, para alvará da prefeitura é preciso endereço de localização no contrato social.

Qual o valor da multa de aluguel atrasado?

A que for determinada em contrato em geral 10%, mas o permitido é até 20%. Se não houver previsão no contrato não pode ser cobrada.

Locador pode transferir titularidade de contas?

Não. o locatário é quem deve transferir titularidade das contas do imóvel locado. o locador pode multar o inquilino que descumprir a cláusula de transferência em X dias.

Documentos para locação de imóvel

Comprovante de renda mensal, comprovante atual de endereço ,CPF, contrato de locação atual, últimos 6 boletos do aluguel pago, últimos 6 extratos mensais das contas bancárias, fatura atual quitada do cartão de crédito, ficha de cadastro preenchida e autorização para pesquisa do CPF assinada.

Fiador precisa reconhecer firma?

Sim, indispensável que o fiador e o cônjuge assinem reconhecendo firma por autenticidade se for contrato físico.

Posso tirar um inquilino que não paga aluguel?

Sim, a inadimplência permite o despejo por falta de pagamento. Você tem que notifica-lo extrajudicialmente e na forma d alei para que quite os alugueis atrasados em x dias uteis ou desocupe voluntariamente o imóvel em um prazo máximo de 10 dias. Não havendo resposta a divida pode ser protestada e o despejo judicial solicitado.

Quem paga IPTU inquilino ou proprietário?

Ambos, o inquilino se constar em contrato e o proprietário se esquecer de fazer constar.

Imóvel de doação também paga ITBI?

Sim, paga impostos e taxas como outro qualquer.

Caução de aluguel incide ir?

Não e o locador não pode descontar nenhuma taxa ou imposto do inquilino além de ser obrigado a devolver o mesmo com a correção da poupança mesmo que não tenha depositado nesta. Caução é garantia contratual. Há imobiliárias que aplicam o valor e depois querem descontar imposto e taxas o que é ilegal e aproveito para lembrar que se aplicar os rendimentos da aplicação pertencem ao inquilino. É difícil conseguir provar, mas não impossivel. Declare em Bens e direitos código 99.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini