Maria Ângela Camini

Maria Ângela Camini

8.031 Respostas

Agradecimentos: 460.725 pessoas curtiram suas respostas

Melhores respostas: 1283 (16%)

Participante desde: 09/2019

Site: www.saberimobiliario.com.br

SOBRE O RESPONDEDOR:

Maria Ângela Camini é Corretora de Imóveis está entre os TOP 10 corretores(as) sendo uma das maiores autoridades do portal com amplo conhecimento em diversas áreas como: Locação. Negociação. Imóveis. Jurídico Imobiliário. Documentação, entre outras. Possuindo um total de 4 artigos publicados e mais 7.996 respostas em nosso fórum. Está no mercado imobiliário desde 2005 atuando principalmente nos bairros Zona Leste e Centro,

Posso Trocar de corretor

O estranho na sua explicação é não terem te pedido sinal porque sempre é exigido sinal no negócio, mas enfim, se você não gostou do atendimento do Corretor tem o direito de trocar de profissional inclusive fazendo uma queixa formal, escrita de que trocou de profissional porque não foi bem atendida e o motivo, até porque se o sinal não constava na proposta de compra e venda não podia ser cobrado depois. Reforço que não conheço construtora que não cobre sinal/entrada no negocio. Eu acredito que a Corretora atual não te pediu o sinal porque foi impedida pela empresa porque se continuou com a mesma construtora a Corretora que assumiu iria te pedir a entrada. Faltou dialogo e informação por parte dos Corretores até porque se seu CPF estava no cadastro da construtora sob trabalho de um Corretor o outro não podia ter pego.

Fiador com imóvel em outra cidade

Sim, mas fica a critério do locador aceitar, eu não aceito pelo trabalho de penhorar e levar a leilão em caso de inadimplência, mas hoje esta bem mais fácil.

Prazo para deixar o imóvel após a venda

Se é alugado, somente quem comprou pode te notificar para desocupar e o prazo é de 90 dias. Muitos pensam que é 30 dias o que não é verdade, são 90 dias contados da notificação de despejo e pagas o aluguel a titulo de indenização pelo uso. Lei 8.245/91 artigo 8

Declaração de quitação de débito

Provavelmente o que a imobiliária vai te dar não é uma declaração e sim uma Minuta de escritura publica de compra e venda e quitação para que o Cartório possa fazer a escritura definitiva com base nesse modelo que você solicitou para posteriormente levar a escritura pública a registro. Nesse caso eles cobram a minuta e to achando até barato. Por que você tem que pedir este documento? Porque 16 anos se passaram e você pode inclusive ter perdido o imóvel ou outra situação qualquer que o cartório não tem como saber e por isso esta te pedindo a atualização da documentação. Se tem garantia contratual esta tem que ter a documentação de quitação que em geral é gratuita mas nos casos de loteamento possui regras diferenciadas. ainda bem que é somente isso, pois sem escriturar todos estes anos se o loteador fosse desonesto podia ter vendido o lote para outro. Leve teu contrato ao Procon, tem casos que a cobrança é ilegal.

Verificar se é o dono?

Solicite a quem esta locando a copia da matricula imobiliária do imóvel onde deverá constar o nome dele como proprietário, comprovante de endereço e copia do RG/CPF

Como calcular a multa rescisória de aluguel?

Depende, se for 3 alugueis, multiplique o aluguel atual por 3,divida pelo prazo em meses do contrato e multiplique pelo numero de meses que falta para o contrato acabar e terá o valor da multa.

Como calcular reajuste de aluguel pelo IGPM?

Utilize o site do "calculo exato.com"

Para fazer seguro fiança precisa ter nome limpo?

Com certeza, é um dos cadastros mais rigorosos para aprovação e se no passado ficou devendo para banco e financeiras e não pagou, esqueça.

Posso pedir aluguel adiantado?

Se o contrato não tiver garantia o pagamento pode ser até p 6º dia útil do mês vincendo.

Como faço para quitar meu financiamento na caixa?

No boleto mensal vem o valor do saldo devedor para quitação na mesma data do boleto. Podes ir direto ao banco no setor habitação e solicitar o valor do saldo e o boleto para quitar direto no caixa.

Contrato de compra e venda de imóvel pode ser anulado?

Anulado somente se ele não cumprir os requisitos legais como por exemplo um contrato assinado por menor de idade onde o mesmo não tem valor e no caso nem precisa ser anulado pois já é nulo na sua essência. se tem algo errado se questiona na justiça pedindo a anulação. Pode ser rescindido por uma das partes se a outra não cumpriu o combinado.

Eu preciso acompanhar o corretor quando for mostrar meu imóvel?

Não, em geral o proprietário atrapalha. O corretor é o profissional qualificado para mostrar o imóvel, a ida do proprietário junto em geral constrange o cliente que muitas vezes evita de dizer o que pensa. Já tive caso em que uma critica quase causou uma briga no imóvel. Imagine você dizendo que o imóvel é feio e o mesmo foi construído pelo avô do proprietário que fica indignado e esta armada a confusão.

Quanto posso cobrar de multa por atraso de aluguel?

10% é a praxe no mercado e pode chegar até 20%. A multa não tem caráter de enriquecer o locador, mas sim de evitar que o locatário atrase o pagamento.

Check list apartamento novo?

Tudo, pente fino, até parafuso.

Aquisicao de imovel ate dia 19 de dezembro

Com certeza não, mas com certeza uns dias a mais ou a menos conversados com o locador não farão diferença.

Imóvel gravado com usufruto pode ser vendido?

Sim desde que o usufrutuário concorde com a venda e assina a consolidação.

Como registrar um contrato de compra e venda?

Somente se for promessa de compra e venda ou contrato baixo de 30 salários mínimos você poderá registrar no cartório de imóveis.

Prazo para aviso de renovação de contrato de locação?

Não precisa, no silencio das partes a locação se renova automaticamente.

Compensa vender imóvel e aplicar o dinheiro

Não, tijolo e cimento são mais garantidos.

Envie uma mensagem para Maria Ângela Camini

1192 maria-angela-camini